Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

qual a diferença entre empreendedor e empresário

Você sabe qual a diferença entre empreendedor e empresário? Embora essas palavras sejam comumente associadas, elas não significam a mesma coisa e, no mercado de trabalho, representam dois tipos de profissionais diferentes. 

Ambos têm características em comum, como visão de negócio e liderança, mas o conceito por trás de cada uma representa um posicionamento distinto no mundo corporativo. É possível que um profissional seja as duas coisas, mas em geral cada um tem uma posição diferente dentro da empresa, além de uma forma distinta de atuar. 

O que significa ser um empresário?

No mundo dos negócios, é comum se referir a um profissional em cargo de liderança como empresário e, de fato, é isso o que representa, um cargo. Geralmente refere-se a uma posição elevada na hierarquia da empresa, envolvendo gerenciamento de uma ou mais áreas. 

Assim, na estrutura organizacional, esse profissional conta com alto poder de decisão em relação aos negócios e questões financeiras e estratégicas. O empresário ainda tem uma abordagem “mão na massa”, ou seja, está presente no dia a dia da organização e, mesmo que não acompanhe de perto todas as etapas, têm uma noção profunda do funcionamento da empresa. 

Esse costuma ser um cargo que, além de conhecimento técnico, exige vasta habilidade comportamental. Por isso, uma característica comum a pessoas que ocupam essa posição é uma faixa etária mais avançada, já que adquirir o conhecimento necessário é preciso ter anos de atuação. 

Há ainda empresários que são fundadores de suas organizações e, por isso, têm conhecimento aprofundado sobre a empresa, sua história, os concorrentes e o mercado. Apesar de possuir uma visão experiente do mercado, esse profissional tem certas limitações também. 

Em geral, ele não tem uma característica que assume riscos, e prefere manter rotinas e processos sem grandes mudanças. Também pode ser, em alguns casos, mais centralizador, tendo dificuldades em delegar tarefas ou confiar em outros gerentes para tomar decisões em suas áreas. 

O que significa ser um empreendedor?

Ao contrário do empresário, o empreendedor tem a atitude arriscada como uma das principais características. Empreender significa encontrar oportunidades em determinado mercado para criar algo diferente e novo. 

Portanto, não se trata apenas de um cargo, mas de um comportamento. Embora seja associado a criação de uma empresa, o empreendedor pode atuar como colaborador de uma organização, aplicando essas qualidades em seu trabalho

Ainda assim, é mais comum que esse perfil de atuação seja aplicado no desenvolvimento de algo novo, criando uma empresa, produto ou serviço que possa justamente oferecer uma solução para o mercado. 

A inovação é o principal combustível desse profissional, que utiliza da criatividade para traçar seu caminho profissional. 

Ele precisa contar com habilidades comportamentais, como boa capacidade de comunicação, resiliência e inteligência emocional, mas também precisa adquirir uma série de habilidades técnicas. 

Quem está começando um negócio ou desenvolvendo uma solução inovadora deve estudar a fundo o mercado onde deseja atuar, ter conhecimento sobre outros aspectos da empresa como o setor administrativo e financeiro, e seguir se desenvolvendo para lidar com os imprevistos de um empreendimento.

Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

Embora, como vimos, algumas características se cruzem, a principal diferença entre ambos é que um está relacionado a um cargo, enquanto o outro se trata de um comportamento profissional. 

Com isso, o empreendedor tende a ter uma visão de futuro e um olhar mais apurado para tendências, buscando o novo e disposto a mudar de direção ou apostar no que acredita. Ainda assim, ambas posições têm características em comum. Confira:

Capacidade de liderança

Esses profissionais gerenciam equipes, mesmo que sejam os líderes de cada setor da empresa. Por isso, desenvolver habilidades de liderança como uma comunicação aberta, cultura de feedback e delegação de tarefas é importante e necessário nos dois casos. 

Planejamento estratégico

Mesmo que, na prática, esse planejamento seja diferente com base nas características mais conservadoras ou liberais de cada um, ambos precisam ter capacidade para desenvolver estratégias com base nos objetivos da empresa. 

Solução de problemas

No caminho para o sucesso empresarial, problemas e imprevistos acontecem a todo momento. Como líderes e tomadores de decisão, esses profissionais precisam estar preparados para enfrentar essas questões e buscar soluções rapidamente. 

Entendimento do mercado

Por conta de sua posição na empresa, são responsáveis por determinar os caminhos a serem tomados por múltiplas áreas. Isso significa que eles precisam ter um conhecimento aprofundado do mercado em que atuam, e dos segmentos da empresa. 

Mesmo um empresário que não tenha noções aprofundadas de marketing, por exemplo, precisa conhecer o que os concorrentes fazem, quais ações realizadas pela empresa têm resultados relevantes e o que está sendo feito para promover a marca e seus serviços. 

Busca por conhecimento

Por conta da característica abrangente de suas atuações, esses profissionais devem estar sempre em busca de novos conhecimentos. Além de acompanhar notícias, palestras e inovações do setor, buscar especialização como a pós Anhanguera, que permite que eles se aprofundem em temas relevantes para sua atuação.

Para entender qual a diferença entre empreendedor e empresário e saber em qual perfil se encaixa, o profissional precisa se perguntar onde deseja chegar na carreira e quais suas principais características, que apontam para um perfil mais tradicional, ou para uma personalidade mais inovadora.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades