Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Dificuldade em dizer não: como vencer esse obstáculo no campo profissional?

Aceitar tudo que seus colegas e superiores te pedem no ambiente de trabalho pode ser ótimo para criar um bom clima com o time, mas a dificuldade em dizer não pode ser muito prejudicial para a sua saúde mental e atrapalhar até mesmo a sua carreira. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Muitas vezes, alguns profissionais se sobrecarregam ao aceitar tudo que é pedido, acumulando tarefas além das que ele já tem mesmo sem nenhuma alteração no prazo e nas entregas. 

Além de não conseguir entregar seus resultados com a qualidade esperada, se sobrecarregar de responsabilidades, essa atitude ainda pode afetar sua saúde mental, causando irritabilidade, desânimo, burnout e crises de ansiedade.

Como superar a dificuldade em dizer não?

1 – Entenda quais são suas responsabilidades

O primeiro passo é ter bem claro na sua mente quais são suas responsabilidades, o tempo que você tem disponível e qual a sua capacidade de adequar sua rotina para encaixar uma nova tarefa quando for solicitado. 

Isso é fundamental para que você não se perca e acabe acumulando mais atividades do que você é capaz de executar. Saber o que você pode ou não fazer é o ponto inicial para saber quando negar ou aceitar um pedido de ajuda ou nova atividade.

2 – Saiba recusar

A segunda dica é saber como recusar. Quando você dá uma negativa com gentileza, explicando educadamente que não conseguirá ajudar naquele momento, a outra pessoa tende a ser mais receptiva. Com isso, você consegue enxergar que rejeitar algumas propostas não necessariamente faz com que as pessoas te rejeitem ou pensem mal de você.

Dessa forma, a dificuldade em falar ”não” vai enfraquecendo aos poucos, conforme você vai entendendo que é normal no ambiente de trabalho negar acumular novas atividades que surgem de forma inesperada, assim como não ser uma pessoa extremamente solícita não te torna um colaborador ruim.

3 – Proponha um meio-termo

Você também pode propor um meio termo quando não conseguir atender a novas demandas. Quando não puder realizar uma tarefa por inteiro, proponha ajudar o colega fazendo um trabalho em grupo, com ambos executando a atividade de forma que ela não fique pesada ou extensa para ninguém. 

Ou então se disponibilize para tirar dúvidas de como ela será executada, continuando a focar nas suas pautas costumeiras mas prestando auxílio com orientações. 

Saiba reconhecer quando pode ajudar sem se prejudicar e quando um “não” é o mais indicado para você e sua equipe. 

4 – Não tenha medo de dizer não 

Quando receber um pedido, não tenha medo de conversar com o solicitado e explicar que, naquele momento, você acredita que não tem como contribuir, seja por não ter tempo hábil ou conhecimento o suficiente para exercer aquela tarefa. 

Alguns profissionais também acreditam que passarão uma má impressão para colegas de trabalho se recusarem o repasse de alguma tarefa ou um pedido de favor. É um direito seu saber como está sua disponibilidade e se negar a acumular mais uma função se isso for atrapalhar o seu cronograma. 

5 – Negocie prazos

Um profissional sobrecarregado não consegue focar com a atenção necessária nas suas funções, entregando resultados inferiores aos que ele deveria executar. Portanto, quando você diz “não” e preza pela sua saúde mental, quem ganha é você e a equipe, que terá um integrante responsável, ciente da sua capacidade de entrega e não colocando o medo da rejeição acima do seu limite.

Com isso, quando receber uma demanda, converse e veja se é possível negociar prazos. Em muitos casos, você não conseguirá atender o pedido naquele exato momento, mas, se tiver mais tempo para realizar a atividade, poderá organizar as demandas e encaixar aquela tarefa na sua lista, com mais calma para produzi-la. 

Os perigos de se sobrecarregar

A dificuldade em falar não causa um desgaste natural de quem está sempre sobrecarregado de responsabilidades, o que ocasiona alguns problemas pessoais e também profissionais.

Dentre os principais efeitos adversos de estar sobrecarregado está o Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, que é um distúrbio emocional causado pelo extremo desgaste físico e mental do acúmulo do trabalho e que tem como sintomas extrema irritabilidade, insônia, exaustão, sensação contínua de desânimo, crises de pânico e ansiedade.

Esses sintomas psicológicos passam interferir na sua vida pessoal, minando sua vontade de aproveitar seus momentos de lazer, desgastando seu relacionamento com amigos e familiares, além de causar problemas sérios de saúde que podem ocasionar em doenças mais graves se os sintomas não forem tratados com urgência.

O seu desempenho no trabalho também vai cair, pois você não terá condições físicas e mentais de continuar trabalhando. Desta forma, o projeto é afetado, sua equipe fica desfalcada e você, principalmente, é quem mais sai no prejuízo, com o trabalho prejudicado e uma saúde psicológica fragilizada. 

Agora que você já sabe os problemas causados pela dificuldade em dizer não e como superar esse obstáculo, saiba como cuidar da saúde mental e tenha uma relação saudável com a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades