Tem dificuldade para tomar decisões? Saiba o que fazer

mulher pensativa com dificuldade para tomar decisões

O nosso dia é feito de decisões: a hora de acordar, qual roupa vestir, qual prato escolher para o café da manhã e muitas outras. Isso sem falar das grandes decisões da vida, responsáveis por definir para onde vamos e quem somos. E não são poucas as vezes em que encontramos dificuldade para tomar decisões.

Com tantas escolhas que precisamos fazer, sejam grandes ou pequenas, chegamos em um momento que o único sentimento é a incapacidade de decidir algo — principalmente quando pensamos em decisões difíceis. Apesar dessa dificuldade ser tão comum, não é normal e nem deve ser tratada como algo natural. Precisamos insistir na mudança. O primeiro passo é entender o que acontece conosco para tornar tão complicado esse processo. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por que é tão difícil tomar decisões?

Segundo a neurociência, os mecanismos do cérebro não sabem priorizar. Dessa forma, as pequenas decisões, como qual roupa vestir e o que comer, vão gastando toda a nossa energia. Na hora das grandes decisões, estamos cansados e estressados. Por conta do esgotamento, as escolhas parecem mais difíceis de serem tomadas no mesmo nível que parece ser impossível acertar. 

Outra explicação é que, quando somos pequenos, na maioria das vezes, não temos permissão para tomar as nossas próprias decisões. As crianças que têm essa liberdade, geralmente, são mais decididas e seguras de si. Mas nem tudo diz respeito à infância. As decisões mal sucedidas que tomamos no decorrer da vida nos tornam pessoas frustradas.

A dificuldade para tomar decisões pode te atrapalhar profissionalmente

Pensa só: se você tem dificuldade para tomar decisões assertivas no trabalho, por exemplo, isso pode te fazer parecer uma pessoa sem poder de escolha. Pode representar, também, que você não se preocupa com o ambiente e nem com o que vai acontecer. 

Tomar decisões demonstra que você tem autonomia e sabe o que quer. Além das possibilidades dos chefes te atribuírem novas responsabilidades. Listamos alguns fatores que podem justificar essa dificuldade:

  • Medo e insegurança 

O medo de errar e fracassar é uma das maiores travas para quem precisa tomar uma decisão. Vivemos procurando aprovação e a possibilidade de receber críticas é assustador para algumas pessoas. Por conta disso, procuramos alguém para perguntar a opinião e dividir a responsabilidade. O problema é que, às vezes, não temos esse tempo e quando demoramos atrasamos todo o processo. Isso ocorre principalmente no trabalho. 

  • Ter muitas opções 

O terror das pessoas indecisas é o excesso de opções. Escolher algo já é difícil, mas escolher quando se tem muitas possibilidades é ainda pior.  Começamos a pensar em cada uma e avaliar cada alternativa. Isso faz com que o processo seja lento e demanda um prazo muito maior. A melhor coisa a se fazer é reduzir o número de opções imediatamente. 

  •  Esquecimento 

Sim, parece absurdo alguém esquecer de tomar uma decisão, mas acontece. Muito mais do que imaginamos, inclusive. As pessoas esquecem o que foi pedido e, diante da sensação de falta de urgência, as decisões são colocadas em stand-by. O ideal é que, se esse for o seu caso, você anote e trate como obrigação e emergência, assim vai dar mais atenção e provavelmente não vai esquecer. 

  • Preguiça 

Também é muito comum não decidir algo por preguiça. Afinal de contas, decisões demandam tempo, energia e, muitas vezes, pesquisas e dedicação. Vamos deixando para depois até que o amanhã chega. A dica é: faça imediatamente e priorize a decisão. Quanto antes você escolher, antes você estará livre para suas outras obrigações. 

Como melhorar isso e tomar decisões assertivas?

Agora que já falamos sobre alguns dos fatores que podem causar a dificuldade em tomar decisões, vamos te ajudar, com dicas práticas e simples, a trabalhar isso e melhorar. Se você se identificou com um ou mais pontos citados continue lendo para que a sua carreira profissional e nem os outros pontos da sua vida sejam prejudicados. 

1 – Desenvolva o poder da decisão com prudência 

Falamos que a demora para tomar decisões pode atrapalhar, mas decidir com pressa e sem ponderar as opções também é prejudicial. Tomar decisões assertivas requer prudência, autoconhecimento e segurança. 

2 – Conheça as variáveis

Conhecer profundamente todos os fatores que envolvem uma decisão faz com que as chances de acertar aumentem muito. Busque os fatores de risco que podem impactar na decisão e também, se precisar, peça ajuda. Ter outros pontos de vista pode te ajudar a analisar questões que não foram percebidas antes.

3  – Aproveite o seu passado 

Acertos e, principalmente, os erros servem como experiência e aprendizado. Nesse momento, relembre suas experiências anteriores e as use para guiar as novas decisões. Confie em você mesmo e na sua intuição! 

A dificuldade para tomar decisões não é algo que vai desaparecer da sua rotina de repente, então aproveite todas as dicas e comece a colocá-las em prática. Em seguida, saiba como manter a motivação no trabalho diante dos desafios que surgem no dia a dia. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!