Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como se preparar para uma dinâmica de grupo?

pessoas reunidas em um ambiente para simular dinâmica de grupo

Ficar nervoso e travar totalmente durante um exercício de dinâmica de grupo está entre um dos maiores pesadelos de quem está se candidatando a uma vaga de trabalho. Isso porque o profissional precisa ter agilidade de pensamento, boa comunicação em público e ainda demonstrar suas qualidades de relacionamento interpessoal – tudo isso de uma vez – e ainda concorrer com outras pessoas pelo mesmo cargo. 

Mas há maneiras de transformar esse momento em algo menos estressante e existem técnicas que ajudam a passar por esse processo. Quer se preparar melhor para uma dinâmica em grupo? Acompanhe cinco dicas!

Dicas para se destacar na dinâmica de grupo

1 – Seja ativo

Umas das primeiras dicas dadas por experts no tema é a de que o profissional precisa se movimentar nestes momentos, sem ficar isolado em um canto ou desconectado da dinâmica e das outras pessoas. Mesmo que você não tenha entendido muito bem o que fazer ou seja uma pessoa mais tímida, é importante concentrar-se em se fazer notar no meio dos outros competidores – cada um à sua maneira, claro. 

2 – Estude a empresa

Saber mais sobre o local onde você pretende trabalhar te dá uma vantagem diante dos demais profissionais. É uma das ações mais simples para se destacar nas dinâmicas de grupo e muita gente ignora este passo. Descubra os pontos fortes da empresa, como ela se posiciona no mercado e, se possível, colha informações com quem trabalha por lá. Essa é uma forma de estar mais bem preparado também para a dinâmica.

3 – Não crie um personagem

Em outras palavras: seja você mesmo! Pode ser que seu maior potencial não esteja em ser um líder, por exemplo, mas seu talento para organização e calma sob situações de pressão é o que atrai os recrutadores naquele momento. Da mesma forma, se tem facilidade em interagir, tome cuidado para não “passar por cima” dos outros candidatos achando que isso pode torná-lo mais visto pelo time de avaliadores. 

Leia também: Quais são as habilidades mais procuradas pelas empresas?

Em uma dinâmica de grupo, a empresa deseja, muitas vezes, saber como aquele profissional agiria com outras áreas, por exemplo, ou diante de dificuldades e diferenças. Aja de forma natural, sem exagerar. 

4 – Prepare-se no dia anterior

Vá dormir cedo se o compromisso for pela manhã (seja ele online ou não), pesquise o endereço do local para chegar um pouco antes do horário, use uma roupa confortável e adequada ao ambiente e leve o que poderá ser útil (um portfólio, caneta e celular com bateria). 

Faça uma refeição leve e foque neste processo. Chegar atrasado ou se sentir vestido de forma inadequada, por exemplo, pode dispersar sua atenção para acontecimentos fora da dinâmica de grupo quando ela estiver acontecendo. Comprometa-se com a vaga que você está almejando. 

5 – Avalie você também o processo de seleção

Para completar, o profissional mais antenado com o funcionamento de uma dinâmica de grupo também consegue “fisgar” o que a empresa busca de acordo com os exercícios, tarefas e discursos que são ministrados nesses momentos. Portanto, mais uma vez é necessário manter concentração total no processo e esquecer as notificações do celular ou as questões externas durante esse período. Desta forma, você poderá notar se a empresa busca alguém mais organizado, um líder, alguém hipercomunicativo ou supertécnico. 

Gostou das dicas? É importante lembrar também que a dinâmica de grupo reflete um momento da empresa – e pode ser que, por mais que o profissional tenha se saído bem nas atividades gerais, ele não seja escolhido por estar fora do que o empregador busca naquele período. Não desista e parta para a próxima, porque este também é um exercício de resiliência. 

Agora, confira informações sobre cursos de pós-graduação EAD que podem alavancar sua carreira. Com a Pós Unopar, você dá um salto rumo a realização dos seus objetivos profissionais.

 

Conheça nossas faculdades