Você já parou para analisar todas as atividades que faz diariamente e as habilidades que utiliza para isso? A verdade é que para desempenhar qualquer papel precisamos desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico. A diversificação de habilidades torna o profissional mais completo e capaz de disputar cargos mais elevados.
Com um mercado de trabalho mais dinâmico, aumentar o leque de competências também aumenta as oportunidades de trabalho e, mesmo dentro da organização, possibilita o avanço internamente e a conquista de novos cargos.
O que é diversificação de habilidades?
Para entender como desenvolvê-las, é necessário primeiro compreender o que são essas competências diversas. Quando se fala em habilidades, também conhecidas como “skills”, em geral elas são divididas em duas categorias: hard e soft.
As hard skills estão relacionadas à capacitação técnica do profissional. Ou seja, dentro de sua área de conhecimento, unindo o que aprendeu com os estudos e sua experiência profissional, ele acumula conhecimentos específicos relacionados à profissão.
E, por mais qualificado que seja, as hard skills também podem ser acumuladas, visto que nenhuma área permanece a mesma. Portanto, além do conhecimento técnico, esse profissional precisa, por exemplo, ter iniciativa e curiosidade para buscar atualizações dentro de seu mercado e iniciativa para adquirir novos aprendizados.
Além disso, no seu dia a dia, precisa ser capaz de manter uma boa convivência com os colegas, e pode ter que fazer apresentações e falar em público, ou até delegar tarefas. Todas essas habilidades, comunicação, criatividade, iniciativa, são consideradas soft skills.
O que significa que, mesmo não estando diretamente ligadas com o campo de atuação, são características necessárias para se adaptar e se destacar no ambiente corporativo.
Há ainda uma nova tendência que tem chamado a atenção de gestores e recrutadores, que são as power skills. Traduzidas livremente para o português como “habilidades poderosas”, elas são macro, e reúnem capacidades técnicas e comportamentais.
Por exemplo, uma power skill muito requisitada é a capacidade de solucionar problemas. Ela irá reunir conhecimento técnico, que permitirá ao profissional utilizar sua vasta área de conhecimento para propor soluções, e comportamental, pois necessita de alguém com bom controle emocional, agilidade na execução e raciocínio lógico.
Contratação baseada em habilidades
Todas essas características são avaliadas na hora do recrutamento e muitas empresas têm apostado na contratação baseada em habilidades. Isso significa que, na hora de avaliar o currículo dos candidatos, e depois durante o processo seletivo, são suas habilidades que estarão em destaque, não suas credenciais.
Ou seja, um profissional pode ter trabalhado em uma grande multinacional ou uma pequena empresa, o que é relevante para o recrutador é o papel que a pessoa desempenhou e as skills que desenvolveu.
Esse processo oferece diversas vantagens para as organizações como bom fit cultura, engajamento e redução de turnover. Já para os profissionais em busca de recolocação, coloca seu trabalho em primeiro lugar e dá a chance de se destacar a partir de suas competências.
A importância de diversificar as habilidades
Como vimos, quanto maior o leque de hard e soft skills, gerando inclusive importante power skills, mais possibilidades no âmbito profissional surgiram. Confira a importância de trabalhar e desenvolver essas habilidades:
Crescimento profissional
Como vimos, aprimorar as habilidades permite que o profissional se destaque no mercado de trabalho. Poder listar uma série de competências no currículo (e, claro, demonstrar real aptidão para elas na entrevista) o colocará à frente no processo seletivo.
Ou mesmo quando não há intenção de procurar uma nova vaga, mas sim crescer internamente, também é uma forma de mostrar para os gestores que está motivado e em busca de novos conhecimentos.
Profissionais que buscam especialização, por exemplo, indicam para seus gestores que estão interessados em se aprofundar em determinado tema, especialmente se houver uma área de interesse para qual deseja ir dentro da organização.
E com a pós-graduação com desconto oferecida por nossas instituições, não há mais desculpas para finalmente começar o curso que possibilitará alcançar novos patamares profissionais.
Expandir os horizontes
Você já pensou nas possibilidades que pode ter na carreira, ou quais caminhos seguir? Algumas pessoas não fazem um plano de carreira e acabam se deixando levar. Outras até fazem, mas percebem no meio do caminho que não era necessariamente o que queriam. O ponto é que durante o período que passamos trabalhando, que é longo e representa a maior parte de nossas vidas, podemos encontrar em uma habilidade um novo propósito.
Ao desenvolver novas competências, as pessoas expandem seu conhecimento e podem, no percurso, descobrir uma outra área de interesse, ou ainda criar novos objetivos na carreira.
Digamos que um profissional que precisa fazer apresentações constantes em seu trabalho comece a desenvolver essa habilidade. Ele pode, então, se tornar um speaker da empresa e atuar como palestrante de determinados temas, ou até como porta-voz da organização.
Portanto, diversificar as habilidades permite expandir os horizontes e ampliar a visão do que pode fazer na carreira e quais os caminhos a seguir.
Empreendedorismo
Assim como expande os horizontes e permite encontrar novas capacitações dentro de sua área de atuação, a aquisição de habilidades diversas também é um pré-requisito para ser um empreendedor de sucesso.
Esse profissional tem uma rotina de trabalho dinâmica e precisa desenvolver conhecimentos variados, incluindo informações aprofundadas do mercado onde atuam, de seu produto e serviço, as ofertas de seus concorrentes e tendências.
Mas, para administrar sua empresa, precisa conhecer sobre finanças, se atentar à documentações e outras questões burocráticas, desenvolver estratégias de vendas e marketing, entre outras coisas.
Sendo assim, para assumir um caminho próprio, também é necessário se atentar e buscar a diversificação de habilidades.