Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual a diferença entre hard skills e soft skills? Entenda neste artigo

imagem para ilustrar o texto de qual a diferença entre hard skills e soft skills

Talvez você já tenha ouvido falar sobre essas expressões em uma entrevista de emprego ou conversando com alguém sobre o assunto, mas você sabe, exatamente, qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Hard skills são as habilidades técnicas, ou seja, a competência de alguém em exercer a atividade dela e o conhecimento total que ela possui em relação à área que ela atua. Soft skills são os traços comportamentais, referentes à personalidade do profissional e a forma como ele lida com as situações no seu trabalho.

Hard skills: capacidade técnica

Quando falamos das capacidades técnicas de alguém, estamos comentando sobre as hard skills dessa pessoa, que variam dependendo da área profissional que ela atua.

Se for um profissional da área de programação, por exemplo, as principais hard skills serão as linguagens que ele conhece, o domínio sobre armazenamento e uso de dados, conhecimento avançado em software, entre outras habilidades diretamente ligadas com sua formação e capacidade de entregar resultados na função que ele ocupa.

As hard skills sempre precisam ser comprovadas para serem válidas para que o empregador tenha a certeza que ele realmente possui o conhecimento que ele alega ter e que está apto para a contratação.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se
Um engenheiro precisa comprovar sua formação para ser contratado, pois seria impossível ele assumir as responsabilidades da profissão sem o estudo necessário para supervisionar uma obra, por exemplo.

Leia também: Quais os conhecimentos que o MBA em Soft Skills traz aos estudantes?


Na prática, as hard skills serão novamente testadas, desta vez sob a perspectiva do conhecimento prático. Desta forma, o profissional precisa provar não só que sabe a teoria da sua função como também a execução, performando com excelência e entregando resultados satisfatórios. 

Hard skills devem ser constantemente aperfeiçoadas. Um bom profissional foca sempre em ser um profissional mais completo, logo ele procura cursos, como uma pós-graduação, que acrescentem ainda mais ao conhecimento que ele já possui, descobrindo outras habilidades e se capacitando tecnicamente para novas funções. 

Soft skills: comportamento e personalidade

As soft skills são os traços comportamentais do profissional, ou seja, as responsáveis pela forma que ele vai agir em relação aos desafios encontrados no desenvolvimento das suas funções, às cobranças e até mesmo como será construída a relação dele com os demais colaboradores e gestores.

Apesar de também requerir testes para serem comprovadas, as soft skills são testadas de forma diferente das hard skills. Enquanto a última requer certificados para serem confirmadas, o perfil do candidato à vaga será estudado através das dinâmicas do RH, sejam elas individuais ou em grupo.

Para verificar se um candidato tem o perfil de líder, por exemplo, o recrutador pode pedir para que ele desenvolva uma estratégia baseada em um problema hipotético que a empresa pode enfrentar. Mas será só após a contratação que as soft skills ficarão mais evidentes e poderão ser analisadas com mais clareza.

Ainda utilizando o exemplo anterior, o profissional contratado para a posição de liderança precisará mostrar capacidade de engajar o time, ter boa comunicação para conseguir entrar em consenso com a equipe, estabilidade emocional e resiliência para manter a calma em situações adversas, entre outras skills essenciais para um cargo cuja rotina é construída tendo como base o relacionamento interpessoal e a pressão por resultados. 

Banner do e-book 10 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho

As soft skills também podem ser aprimoradas, mas de forma diferente das hard skills. Através de treinamentos e palestras voltadas para o aperfeiçoamento pessoal, é possível desenvolver essas habilidades, mas requer do candidato muito mais foco e persistência.

O aprendizado deixa de ser a absorção de conhecimento e passa a ser a repetição de comportamentos e pensamentos, com o fim de adquirir novos hábitos e formas de agir. 

Mas qual a diferença entre hard skills e soft skills na prática?

Essa distinção é muito importante, principalmente para profissionais de RH, pois a principal diferença entre hard skills e soft skills na prática é o perfil do candidato que a vaga a ser preenchida exige.

Para uma vaga cujo objetivo é “pôr a mão na massa” não adianta contratar alguém com ótimas soft skills mas sem tantas hard skills de destaque, pois a empresa precisa de alguém tecnicamente bom para atender às demandas exigidas.

Já para uma vaga de gestão ou que seja necessário um profissional focado e dedicado às suas obrigações, primeiro deve-se analisar as soft skills do candidato e depois pesar se as hard skills dele são minimamente satisfatórias, pois é uma vaga que a personalidade conta muito mais do que a técnica.

Obviamente que a empresa tem a liberdade de decidir se os seus colaboradores devem ter como ponto alto as habilidades técnicas ou comportamentais, ou até mesmo ambas em igual nível de excelência, mas todo recrutador sabe identificar já no processo seletivo quais serão os critérios com mais peso na análise e qual o perfil mais recomendado para preencher cada vaga. 

Independente de qual a diferença entre hard skills e soft skills, você poderá aprimorar as duas na Pós EAD Unic, que tem um corpo docente qualificado e tutoria à disposição para te ajudar a crescer e se destacar no mercado de trabalho.

[Infográfico] 9 soft skills mais buscadas pelos profissionais no ambiente de trabalho

Para te ajudar, nós listamos 9 habilidades mais valorizadas atualmente em um profissional. Confira no infográfico a seguir:

Infográfico 4 - As 9 soft skills mais valorizadas hoje em um profissional

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades