Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como colocar no LinkedIn que estou em busca de recolocação?

em busca de recolocação

Se você está em busca de recolocação, é importante que as pessoas certas saibam que você está disponível. Por isso, o LinkedIn é a ferramenta ideal para mostrar o seu perfil para recrutadores e outros contatos que possam te ajudar a conseguir um novo emprego.

No entanto, sabemos que existem milhões de pessoas procurando novas oportunidades todos os dias e que a competitividade no mercado de trabalho está alta. Diante disso, é fundamental que você saiba como usar o LinkedIn da maneira correta para se destacar.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Neste artigo, você saberá como comunicar no LinkedIn que está disponível para novas oportunidades de trabalho e aumentar as suas chances de participar de um processo seletivo. Saiba mais a seguir.

Por que você deve usar o LinkedIn em busca de recolocação?

Você já deve saber que o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, certo?

Segundo dados divulgados pela própria plataforma, são mais de 774 milhões de usuários em mais de 200 países no mundo todo. Apenas no Brasil existem mais de 34 milhões de pessoas utilizando a rede para se conectar profissionalmente.

Além disso, mais de 1,6 milhões de recrutadores utilizam o site ativamente para encontrar talentos.

Isso significa que, se você é um profissional na procura por um emprego ou que se preocupa com a sua carreira, esse é o lugar certo para você encontrar as melhores oportunidades e ampliar o seu networking..

Mas antes de você divulgar a sua busca por recolocação, é importante ter certeza de que o seu perfil está completo e otimizado para que os recrutadores encontrem informações relevantes.

Para maximizar o potencial do seu perfil do LinkedIn, faça o seguinte:

  • Mantenha o seu perfil sempre atualizado;
  • Destaque as suas principais habilidades e seus objetivos de carreira;
  • Destaque a sua experiência mais recente.

O importante é saber “se vender” através do seu perfil do LinkedIn para conquistar os recrutadores quando eles visitarem a sua página.

Como colocar no LinkedIn que você está em busca de recolocação

Agora que você já sabe da importância que essa rede tem, vamos entender como colocar que você está em busca de emprego.

Use a função Open to Work

No ano de 2020, o LinkedIn lançou uma função chamada Open to Work, que em português significa “disponível para trabalho”. Ela tornou possível aos profissionais divulgarem na plataforma que estão disponíveis para o trabalho.

Essa função te dá duas opções: notificar apenas os recrutadores que trabalham em empresas que pagam pela plataforma LinkedIn Recruiters ou notificar toda a sua rede de contatos que você está disponível.

Explicamos melhor a seguir como essas duas opções funcionam.

Apenas Recrutadores: essa função notifica apenas as pessoas que usam a função LinkedIn Recruiter. 

Todos os usuários do LinkedIn: essa opção deixa que todos saibam que você busca um emprego. Também acrescenta um selo na sua foto de perfil com a hashtag #OpenToWork

Como colocar a função #OpentToWork no seu perfil usando um desktop: 

  1. Clique na sua foto de perfil e em seguida escolha a opção “Ver Perfil”;
  2. Clique na opção “Tenho interesse em” que fica no topo da sua página de perfil;
  3. Selecione a opção “Encontrar um novo emprego”;
  4. Preencha todas as opções de preferências de vagas solicitadas;
  5. Em seguida, selecione se você quer que todos os usuários do LinkedIn ou apenas recrutadores vejam que você está buscando emprego.
  6. Clique em “Adicionar ao Perfil”.

Você também pode aprender a utilizar a função em Android ou iOS indo até a página de ajuda do LinkedIn.

Ao fazer isso, você receberá notificações de empregos que se encaixam melhor com o seu perfil e que são compatíveis com os seus critérios. Além disso, você estará entre os primeiros a serem avisados quando uma oportunidade de emprego surgir.

E as vantagens são outras: segundo um levantamento do LinkedIn, quem usa o selo #OpenToWork na sua foto de perfil tem 40% mais chances de receber um InMail de um recrutador.

Faça um post anunciando que está procurando emprego

Embora a opção #OpenToWork seja a mais simples e tenha maior alcance para que você diga que está em busca de recolocação, existe uma outra forma que pode ajudar a divulgar a sua disponibilidade.

Para isso, você precisa criar um post notificando a sua rede sobre a sua procura. Essa publicação aparecerá no feed dos seus contatos, mas também tem chance de aparecer para as conexões deles, principalmente se eles reagirem, comentarem ou compartilharem.

Veja o que você pode colocar incluir nessa postagem para que ela tenha sucesso:

– Explique o motivo pelo qual você está em busca de recolocação, mas faça isso se for um motivo relevante, como uma mudança de localidade, transição de carreira ou volta ao trabalho depois de um afastamento. Se você foi demitido, não tem necessidade de colocar essa informação.

– Fale qual é o novo cargo em que você tem interesse e explique o motivo.

– Aproveite o espaço para mencionar suas habilidades e competências e utilize palavras-chave que são relevantes para a sua área. Caso esteja fazendo uma transição de carreira ou mudando de indústria, não se esqueça de destacar as habilidades transferíveis que você possui e que são relevantes para o novo emprego que você está buscando.

Para que a publicação tenha mais engajamento e alcance, não se esqueça de interagir com os comentários e compartilhamentos das pessoas. Também procure incluir hashtags relacionadas ao conteúdo da postagem.

Viu só como é fácil mostrar para os recrutadores e para a sua rede de contatos do LinkedIn que você está em busca de recolocação? Siga as dicas que te demos neste artigo e veja como você receberá mais contatos e aumentará as chances de encontrar um emprego.

E se você chegou até aqui é porque se preocupa com a sua carreira, certo? Então, que tal fazer uma especialização EAD e conquistar seu certificado em 6 ou 10 meses? Faça a sua inscrição e garanta o seu sucesso profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades