Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual seu objetivo profissional: melhor resposta para entrevista

Durante entrevistas de emprego, é comum que os recrutadores façam todos os tipos de perguntas relevantes para o processo seletivo, incluindo “qual seu objetivo profissional?”.

Afinal, é a função deles aprenderem um pouco mais sobre as habilidades, competências, experiências prévias e planos profissionais dos futuros colaboradores.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entretanto, tal pergunta tende a gerar um pouco de ansiedade nos candidatos, já que muitos não passam pelo devido preparo prévio necessário.

Por isso, é fundamental ter uma resposta sucinta e honesta preparada, explicando os objetivos a médio e longo prazo e como eles se alinham com a função em questão.

Hoje, iremos discutir a melhor maneira de responder à pergunta “qual seu objetivo profissional?”, além de explorar a importância de ter metas a médio e longo prazo.

Confira!

Por que os entrevistadores fazem essa pergunta?

Antes de aprendermos quais as melhores maneiras de responder qual seu objetivo profissional durante uma entrevista, é importante compreender a razão dos recrutadores levantarem essa dúvida.

Afinal, os entrevistadores realizam essa pergunta por uma variedade de motivos.

A principal razão é para determinar se os planos de desenvolvimento profissional futuros do candidato estão alinhados com o que a função e a empresa podem oferecer.

Outro motivo é para entender se o profissional pretende permanecer na empresa a longo prazo, especialmente se o cargo exigir algum tipo de treinamento extensivo.

Além disso, os entrevistadores podem querer ver o quanto o candidato sabe sobre o setor ou sobre a organização para a qual está se candidatando.

Ou seja, a resposta para essa pergunta deve demonstrar uma ampla quantidade de pesquisa e dedicação por parte do profissional.

Por que objetivos profissionais são importantes?

Agora que entendemos a razão dos recrutadores perguntarem “qual seu objetivo profissional?” durante as entrevistas, está na hora de compreendermos a importância de ativamente possuir metas profissionais.

Afinal, inúmeras pessoas passam uma parte significativa de suas vidas no trabalho, e os objetivos de carreira acabam motivando seu crescimento, aprendizagem e progressão.

Entretanto, é natural que o profissional sinta-se desmotivado em sua jornada profissional, especialmente se não tiver metas ou objetivos para mantê-lo ocupado.

Por isso, saber exatamente quais são seus planos de carreira o ajudará a manter o foco e, ao mesmo tempo, a aproximar-se de onde deseja estar em sua vida profissional.

Como responder “qual seu objetivo profissional?”

Apesar de ser interessante já ter uma resposta preparada para a pergunta “qual seu objetivo profissional?”, dependendo do cargo para o qual o profissional esteja se candidatando, será necessário alterar e modificar partes dela.

Por isso, a fim de chegar em uma reflexão relevante e impactante para os recrutadores, é uma boa ideia seguir os passos que separamos abaixo!

Confira.

1 – Identifique suas metas profissionais

O primeiro passo ao formular uma boa resposta para a pergunta “qual seu objetivo profissional?” é identificar as metas profissionais.

Caso o candidato ainda não tenha objetivos profissionais em mente, é importante reservar um tempo para avaliar o que realmente deseja alcançar em sua carreira.

Uma maneira de identificar essas metas é através de algumas perguntas simples, como:

  • No que você é bom?
  • O que você mais gosta no seu trabalho atual?
  • Quais habilidades você precisa melhorar?
  • Qual cargo você gostaria de ter no futuro?
  • Existem projetos que parecem atraentes para você?
  • Quais oportunidades podem estar disponíveis para você nos próximos anos?
  • Qual nível profissional você pretende alcançar?
  • Tem vontade de se tornar um especialista em sua área?

2 – Pesquise sobre a empresa

Outro passo importante na hora de formular uma resposta à pergunta “qual seu objetivo profissional?” é entender exatamente como a empresa funciona, quais seus valores, missão e visão profissionais.

Ou seja, antes de elaborar uma resposta, é essencial que o candidato identifique maneiras pelas quais a empresa pode ajudá-lo a atingir seus objetivos.

O site da empresa é fundamental para aprender mais sobre sua filosofia, além de conhecer mais sobre a história da companhia e sua cultura organizacional.

3 – Prepare uma resposta relevante e focada do desenvolvimento profissional

É normal que os objetivos de carreira de um profissional sejam apenas parte de seus propósitos pessoais gerais.

Ao responder “qual seu objetivo profissional?”, é recomendado se concentrar apenas nas metas relacionadas à carreira, a menos que o restante dos objetivos pessoais tornem o candidato mais forte para o cargo.

4 – Responda de maneira ampla, porém concisa

É fácil se empolgar explicando os detalhes de planos futuros, entretanto, é fundamental que o profissional tente manter sua resposta concisa.

Delinear muitos detalhes sobre seus objetivos pode acabar limitando suas opções, fazendo-o parecer menos versátil do que outros candidatos.

O truque é manter uma resposta breve, mas fornecer um resumo completo dos objetivos profissionais relevantes!

Agora que você já sabe como responder à pergunta “qual seu objetivo profissional?”, que tal se preparar ainda mais para os processos seletivos através de uma especialização?

Aqui na Anhanguera você tem uma variedade de cursos superiores para escolher, além de ter a possibilidade de finalizar uma pós-graduação em 6 meses e ainda de maneira EAD!

Não perca tempo e invista hoje em seu futuro!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades