Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que as pessoas valorizam no trabalho? Saiba as respostas!

o que as pessoas valorizam no trabalho

Até pouco tempo, um bom salário era tudo o que os trabalhadores buscavam em um emprego. Entretanto, com os desafios da modernidade, está mais difícil entender exatamente o que as pessoas valorizam no trabalho, hoje.

Com demandas cada vez mais puxadas, os profissionais buscam algo a mais em um emprego, além de uma boa remuneração e benefícios.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Afinal, as exigências estão cada vez maiores, assim como o tempo de experiência solicitado e a eventuais renúncias pessoais e familiares em prol da empresa.

Por conta disso, os candidatos dessa geração estão, também, cada vez mais exigentes quanto às suas escolhas profissionais, levando em consideração inúmeros aspectos laborais, pessoais e mentais na hora de dizer “sim” à tão esperada vaga.

Hoje, nós vamos tentar entender o que as pessoas valorizam no trabalho e quais fatores laborais se tornaram insustentáveis nos últimos anos.

Confira!

Quais gerações estão inseridas no mercado de trabalho hoje?

Ao considerarmos o que as pessoas valorizam no trabalho, é fundamental lembrar que as demandas e necessidades desses profissionais variam de acordo com a geração da qual fazem parte.

Atualmente, há cinco gerações diferentes convivendo nos ambientes de trabalho do mundo todo, criando uma divisão mais clara e óbvia em relação às exigências de cada um.

Elas são:

Tradicionalistas – nascidos entre 1927 a 1946, passaram por suas grandes guerras e tiveram consequências árduas durante suas vidas, como a fome e a crise econômica;

Baby Boomers – nascidos entre 1947 a 1964, são parte da geração pós-guerra, criada de maneira focada e obstinada, valorizando o trabalho e a família;

Geração X – nascidos entre 1965 a 1980, foram criados com a rigidez dos Baby Boomers, se tornando uma geração workaholic e consumista, marcada pela revolução tecnológica;

Millennials – nascidos entre 1981 a 2000, os Millennials cresceram com a democratização da tecnologia, com a mudança de valores ideológicos, principalmente no âmbito profissional e com a necessidade de um propósito a mais, quando o assunto é satisfação pessoal;

Geração Z – nascidos entre 2001 a 2020, fazem parte da geração da internet e das redes sociais, vivendo as dificuldades e adversidades de encontrar um bom emprego e, por conta disso, tentando mudar os rumos do mercado de trabalho através de carreiras inovadoras e autônomas.

O que as pessoas valorizam no trabalho?

Para compreendermos o que as pessoas valorizam no trabalho atualmente, é necessário entender que um bom salário e benefícios básicos já não satisfazem a maioria dos profissionais.

Afinal, após anos de estudos, repletos de especializações e pós-graduações, treinamentos, mentorias, cursos livres e investimento de tempo, dinheiro e esforço, os candidatos querem algo que vá além do banal.

Abaixo, separamos 4 das principais exigências da força laboral atual, criando um panorama mais claro sobre o que as pessoas valorizam no trabalho, hoje.

1 – Salários justos e senso de propósito

A principal resposta para a pergunta: “o que as pessoas valorizam no trabalho?” é, sem dúvidas, um bom salário e um senso de propósito na empresa.

Afinal, fazer o que gostamos e ganhar pelo o que fazemos é a base de toda a subsistência moderna.

Deste modo, quaisquer benefícios são irrelevantes caso a oferta de emprego tenha um salário baixo ou responsabilidades não condizentes com o propósito pessoal do colaborador.

2 – Valorização do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Outro fator fundamental sobre o que as pessoas valorizam no trabalho é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Diferentemente dos Baby Boomers e da Geração X, os Millennials e a Geração Z tendem a buscar uma vida mais balanceada, na qual podem aproveitar tanto seu tempo pessoal quanto seu progresso profissional.

Devido a essa valorização do equilíbrio nas diversas áreas da vida, pautas como trabalho remoto, expediente por projeto e diminuição da carga horária para apenas 4 dias úteis estão sendo cada vez mais discutidas.

3 – Adoção de modelos flexíveis de trabalho

Hoje, uma das principais ideias levantadas quando a questão é o que as pessoas valorizam no trabalho é a adoção de modelos mais flexíveis.

O mundo pós-pandemia deixou claro a possibilidade e os benefícios de investir na flexibilização laboral, com vantagens que vão desde a melhora na satisfação dos colaboradores até performances aprimoradas dentro da empresa.

4 – Reconhecimento da importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Um dos principais fatores que influenciam no bem-estar dos profissionais, a saúde psicológica tem ganhado cada vez mais espaço nas reivindicações dos colaboradores atuais.

De campanhas internas a licenças para a recuperação emocional de seus membros, as empresas estão investindo cada vez mais em iniciativas para o reconhecimento da saúde mental.

Entretanto, a depressão, o burnout e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ainda são condições comuns no ambiente de trabalho, deixando claro a necessidade de uma maior atenção à saúde emocional dos colaboradores.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades