Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como se tornar um especialista em DevOps: saiba tudo aqui

especialista em DevOps

Você tem interesse em trabalhar em uma área da tecnologia com alta demanda profissional? Então, tornar-se um especialista em DevOps pode ser uma excelente escolha.

Para ter uma ideia, de acordo com uma compilação de dados feita pela plataforma de empregos Indeed, entre janeiro e março de 2022, o cargo mais difícil de ser preenchido é o de DevOps Engineer. Segundo os resultados, 59% das vagas para essa posição ficam abertas por mais de 60 dias no site.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Um levantamento exclusivo feito pela EXAME em parceria com a Michael Page, Page Personnel e Stato, em 2020, também mostrou que o especialista DevOps é um dos 15 cargos da tecnologia que estão em alta.

Todas essas informações demonstram que, para conseguir uma oportunidade nesta área, é fundamental se especializar. Ao se capacitar, você garantirá a sua empregabilidade e a estabilidade da sua carreira durante anos.

Quer saber mais sobre essa profissão e o que fazer para ser um especialista em DevOps? Confira a seguir.

O que faz um especialista em DevOps ?

O papel do engenheiro DevOps é participar das atividades de desenvolvimento nos times de estrutura e de projetos.

Suas responsabilidades principais envolvem a integração de processos DevOps, ferramentas e metodologias ao longo do ciclo de vida do projeto ou do desenvolvimento de produtos.

Esses profissionais também são responsáveis por escrever e editar códigos, administrar servidores, garantir a segurança dos dados da empresa e testar o desempenho de sistemas.

Para realizar todas essas atividades no dia a dia, é preciso que o profissional DevOps tenha conhecimento em metodologias de desenvolvimento e conhecimento em arquitetura de soluções e de sistemas.

Além de todo o conhecimento técnico, ter proatividade também é fundamental para automatizar processos e tarefas.

Por que a profissão de engenheiro DevOps está em alta?

As transformações digitais e as metodologias ágeis têm causado um impacto muito grande na forma das empresas trabalharem, o que aumentou bastante a demanda por profissionais da tecnologia.

Hoje, existe uma grande necessidade de otimizar processos para garantir melhores resultados. Companhias de todos os portes precisam estar atentas a inovações que assegurem eficiência operacional, qualidade do produto/serviço e aumente a satisfação dos clientes e stakeholders.

Com isso, os profissionais DevOps com habilidades técnicas e que saibam trabalhar em cooperação com os demais e que sejam organizados estão sendo muito procurados por empresas de diversas indústrias.

Para ter uma ideia, a estimativa é que até 2024 haverá mais vagas disponíveis no mercado de tecnologia do que profissionais capacitados para as ocupar.

Outro sinal da valorização desse profissional é a remuneração. Hoje, um salário de DevOps varia entre R$3 mil e R$ 13 mil, dependendo do nível de experiência e do porte da empresa. 

Como se tornar um especialista DevOps?

Se você está interessado em seguir uma carreira como engenheiro DevOps, quer saber como ganhar o conhecimento necessário para tornar-se um, certo?

Bem, o cargo de especialista ou de engenheiro DevOps é um cargo sênior, o que significa que é preciso ter experiência anterior com o desenvolvimento de software.

No entanto, se você já trabalha na área de tecnologia e quer se qualificar para atuar como um DevOps, o melhor caminho é cursar a pós-graduação em DevOps.

Essa especialização é voltada para profissionais que atuam com desenvolvimento de sistemas e tecnologias e para quem deseja atualizar os conhecimentos em gerenciamento de TI.

Nessa pós, você aprofundará seus conhecimentos em integração de sistemas computacionais, desenvolvimento e otimização da entrega de softwares de maneira cooperada, práticas da cultura DevOps, Cloud Computing entre outros.

Ao final do curso, você terá desenvolvido habilidades e competências como estas:

Conhecer as novas tendências e melhorias nos processos da Engenharia de Software;

Aplicar a Engenharia de Software no desenvolvimento de aplicações WEB, aplicativos móveis e games;

Conhecer e selecionar ferramentas específicas para etapas diferentes do processo de desenvolvimento de software;

Compreender e Adotar a Cultura DevOps para departamentos de Tecnologia da Informação e Equipes de Desenvolvimento;

Utilizar uma ou mais técnicas de teste e de inspeção de software e os relatórios de registros de testes;

Tomar decisões de projeto e aquisição de serviços em nuvem;

Identificar e selecionar técnicas de usabilidade e baseadas em experiência de usuário (UX) para alcançar melhor qualidade nos produtos de software;

Executar de forma prática a entrega e implementação contínua em DevOps.

Resumindo, essa pós-graduação te proporcionará todo o conhecimento para ser o DevOps que as empresas estão buscando, capaz de entregar produtos e serviços confiáveis utilizando processos otimizados e inteligentes.

A pós-graduação em DevOps tem uma carga horária de 360 horas, e pode ser cursada a distância em apenas 6 meses ou 10 meses. As 9 disciplinas que fazem parte da grade curricular são ministradas por professores especialistas do mercado.

E então, gostou de conhecer mais sobre o que faz e como se tornar um especialista em DevOps? Agora que você já conhece o caminho, é só dar o próximo passo para a sua especialização.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades