Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Quer melhorar suas habilidades de comunicação? Veja o que fazer!

habilidades de comunicação

Ter boas habilidades de comunicação, principalmente no ambiente de trabalho, é uma das principais soft skills que os recrutadores buscam nos profissionais modernos.

Afinal, comunicar-se bem é essencial para nutrir um bom relacionamento com a equipe, construir uma cultura corporativa positiva, evitar confusões e realizar as tarefas diárias com precisão.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entretanto, apesar de uma competência interpessoal bastante valorizada pela maioria dos empregadores, não são todos os profissionais que possuem facilidade na hora de se comunicar.

Seja pela própria personalidade, seja por falta de conhecimentos técnicos, desenvolver habilidades de comunicação não é tão fácil quanto parece.

Por isso, hoje, vamos abordar o tema da comunicação empresarial, sua importância no mercado de trabalho atual e o que fazer para melhorar a sua!

Confira!

O que são habilidades de comunicação no trabalho?

As habilidades de comunicação no local de trabalho podem ser definidas como um processo de troca de informações entre pessoas dentro de uma empresa, tanto verbal quanto não verbalmente.

Isso inclui trocas de e-mails, chamadas por vídeo, mensagens de texto, notas, telefonemas, linguagem corporal e assim por diante.

Além de serem essenciais na hora de nutrir relacionamentos e aumentar a produtividade dos times, habilidades de comunicação eficazes são fundamentais para manter uma boa moral entre as equipes, gerando resultados positivos para a empresa.

Qual a importância das habilidades comunicativas no mercado de trabalho?

Um relacionamento bem-sucedido é construído com uma comunicação clara. E isso não seria diferente no mercado de trabalho!

As habilidades de comunicação são essenciais para a vida pessoal e profissional, com a maioria dos cargos exigindo uma comunicação assertiva e consistente como parte das responsabilidades diárias.

Afinal, é através da comunicação que um colaborador interage com outros colegas, supervisores e, até mesmo, clientes e consumidores.

Boas habilidades de comunicação são importantes no mercado de trabalho por:

  • Auxiliarem no desenvolvimento de relacionamentos positivos; 
  • Construírem uma boa rede de networking;
  • Gerarem mais vendas e mais receita para a empresa;
  • Manterem uma cultura organizacional positiva e agradável;
  • Reterem talentos, diminuindo o absenteísmo e as altas taxas de rotatividade nas equipes.

Como melhorar suas habilidades de comunicação em 5 passos!

Apesar de não ser uma competência que todos os profissionais dominam, é possível, sim, treinar e melhorar as habilidades de comunicação.

Seja para buscar melhores oportunidades de emprego, seja para aprimorar os relacionamentos em um cargo já existente, refinar as técnicas comunicativas é sempre uma boa ideia.

Confira abaixo essas 5 dicas que separamos para você!

1 – Escute ativamente

Um dos maiores segredos de dominar as habilidades de comunicação é saber que boa parte dela é a escuta ativa.

Ouvir é tão necessário, se não mais importante, do que falar. 

Algumas estratégias de escuta ativa incluem acenar com a cabeça em resposta, usar sons de reconhecimento e fazer um esforço conjunto para processar o que está ouvindo, em vez de pensar no que dirá em seguida.

2 – Use linguagem corporal

Outro fator importante na hora de melhorar as habilidades de comunicação é aprender a usar a linguagem corporal.

A linguagem corporal é uma ótima ferramenta para estabelecer o clima de uma apresentação ou conversa casual, por exemplo. 

Sorrir, fazer contato visual e manter as mãos visíveis e abertas enquanto fala demonstra aos colegas uma mente positiva, tornando-os mais receptivos a ouvir e aceitar a mensagem a ser transmitida.

3 – Entenda o contexto das conversas

Fundamental para todos que desejam melhorar suas habilidades de comunicação, conseguir entender o contexto das conversas é primordial!

Uma conversa privada com um colega requer um estilo de comunicação diferente de uma apresentação para toda a empresa, por exemplo.

É importante saber estruturar a linguagem, o nível de formalidade, qual volume utilizar e a proporção adequada entre falar e ouvir para cada situação.

4 – Permita a ocorrência de silêncios 

O silêncio em uma conversa pode ser positivo!

Permitir que ocorram silêncios naturais ao falar com um cliente ou colega garante que eles tenham tempo para responder às indagações iniciais e processar as novas informações recebidas.

Isso faz com que as respostas formuladas sejam mais claras e precisas.

5 – Estude técnicas narrativas

Utilizar técnicas narrativas para auxiliar na estruturação de uma apresentação descontraída ou conversa casual pode ser altamente eficaz e inteligente! 

Ao fazer isso, comece com um gancho para chamar a atenção do público, forneça o contexto para a história e, em seguida, insira a narrativa ou o tom. 

O uso de uma estrutura de storytelling pode ajudar a mensagem a atingir seu público de maneira mais eficiente e mais intensa!

Agora que você já sabe que é possível melhorar suas habilidades de comunicação, que tal utilizar os estudos para aperfeiçoar suas técnicas comunicativas?

Através da nossa pós-graduação em 6 meses, é possível se tornar um expert em alguma área de atuação e, ainda por cima, desenvolver diversas técnicas e habilidades interpessoais!

Não perca a chance de evoluir na carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades