Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que vale a pena comprar na Black Friday? Confira as dicas!

Já é hora de se preparar para a Black Friday! Este ano, a data oficial será em 25 de novembro, mas como muitos sites oferecem descontos durante todo o mês, já é hora de começar a pensar sobre o que vale a pena comprar na Black Friday em 2022.

A Black Friday é conhecida por seus descontos expressivos e muitas pessoas se preparam para fazer as compras nesse período. É o que mostra os dados da pesquisa “Black Friday 2022: Tendências de Consumo”, feita pela Inteligência de Mercado da Globo: 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto este ano, versus 47% em 2021. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

As oportunidades são tão atrativas, que, em 2021, as vendas do e-commerce na Black Friday aumentaram 5% em relação ao ano anterior. No total, foram movimentados R$ 4,2 bilhões no e-commerce, sendo o canal que o consumidor mais comprou. 

Além disso, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday em 2021. Para fazer parte dessa estatística em 2022, é importante pesquisar e se preparar para encontrar as melhores ofertas.

Quando surgiu a Black Friday no Brasil?

A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2020, após cerca de 50 lojas do varejo nacional implementarem a campanha  no país. A inspiração veio dos Estados Unidos, onde a Black Friday começou, ligada às comemorações do Dia de Ação De Graças. 

Por aqui, a Black Friday cresce a cada ano e já se consolidou como uma data importante no calendário comercial. Geralmente, a data oficial da campanha é na última sexta-feira do mês de novembro, porém, vários sites oferecem descontos significativos durante todo o mês.

Como encontrar as melhores ofertas na Black Friday?

Quanto antes você começar a se preparar para a Black Friday em 2022, maiores são as chances de encontrar descontos expressivos e economizar. Como muitos produtos e serviços ficam com desconto nesse período, é preciso estar esperto para encontrar ofertas realmente vantajosas e evitar golpes. 

Se você está se perguntando como encontrar as melhores ofertas na Black Friday, nós preparamos algumas dicas para te ajudar! De modo geral, é fundamental comparar os preços e se certificar que a loja ou empresa é confiável. 

Confira abaixo quatro dicas essenciais para encontrar as melhores ofertas na Black Friday em 2022!

1 – Faça uma lista do que deseja comprar

Uma característica da Black Friday é o fato de serem muitas ofertas em diferentes segmentos. Você consegue comprar passagens aéreas, eletrônicos, produtos de beleza, livros, cursos, roupas, produtos para os pets e tantas outras possibilidades. 

Diante dessa variedade tão grande, é comum se perder e acabar comprando o que não precisa ou deixar passar uma oportunidade bacana em algo que você deseja há tempos. Por isso, é interessante fazer uma lista com o que você deseja comprar. A dica é incluir suas necessidades, desejos e prioridades. 

Quando você fizer essa lista, vale anotar a marca, o modelo, a cor e qualquer outra característica relevante dos produtos que deseja. Isso vai te ajudar a economizar tempo e encontrar com mais facilidade o que precisa comprar.

Além disso, fica mais fácil encontrar as ofertas mais interessantes para você. E, mais importante ainda: independente dos anúncios, newsletters e outros conteúdos patrocinados que receber nesse período, você só vai comprar o que realmente quer e precisa. Dessa forma, não compromete o seu orçamento com compras desnecessárias. 

2 – Monitore e compare os preços 

Existem ótimas ofertas na Black Friday, porém, não foram raros casos de produtos que ficaram mais caros algumas semanas antes e, na data oficial, tiveram um pequeno desconto. Além de confundir os consumidores, isso faz com que muita gente caia em ciladas e compre algo que não está com um desconto real. 

Por isso é tão importante monitorar os preços do que você pretende comprar com certa antecedência. A partir da sua lista de desejos, comece a fazer uma pesquisa em diferentes marcas e sites. Existem sites que ajudam nesse processo, além de extensões que você pode instalar no seu navegador para monitorar os preços.

Esses comparadores trazem um histórico de preços nos últimos meses. Assim, você consegue identificar se realmente há uma promoção. Outro ponto importante é utilizar esses dados para comparar preços entre diferentes marcas e lojas. 

3 – Compre apenas em sites confiáveis

Em períodos de grandes promoções como a Black Friday, podem surgir alguns sites de “fachada” que apenas enganam os consumidores. Para evitar cair em golpes, tenha cuidado com descontos muito atraentes em sites desconhecidos. A dica é sempre fazer uma busca no Google e em sites confiáveis, como o Reclame Aqui e o Procon. 

É muito importante checar as avaliações e a reputação da loja. Esses são indicativos essenciais sobre as ofertas na Black Friday. Além disso, todos os anos o Reclame Aqui faz um balanço das reclamações nesse período. É possível saber quais lojas receberam mais reclamações em relação à Black Friday e o motivo de cada uma. 

4 – Atente-se aos custos envolvidos na compra

Antes de finalizar a compra de um produto, lembre-se de checar qual o valor do frete. Em alguns casos, apesar do desconto atraente, esse custo pela entrega pode ser alto e, no fim, a economia nem é tanta. Você pode buscar sites que oferecem frete grátis ou fazer a compra com algum amigo ou familiar, assim, podem dividir os custos do frete. 

Outro ponto de atenção é em relação a produtos que exigem gastos extras além da compra – por exemplo, a instalação de determinado produto ou gastos para manter o seu uso. Lembre-se disso antes de fazer uma compra, principalmente se o seu orçamento é mais apertado. Apesar de um bom desconto, esses custos extras podem ser uma “furada”.

O que vale a pena comprar na Black Friday?

Diante de tantas ofertas, produtos e serviços disponíveis, é comum ficar em dúvida sobre o que vale a pena comprar na Black Friday. Além de seguir as dicas acima, é importante entender as suas necessidades e oportunidades do período. 

A Black Friday é um ótimo momento para investir em educação, sabia? Pois é! Se você deseja aprimorar conhecimentos, se especializar em um assunto ou ficar por dentro das tendências da área em que atua, novembro é o período certo para dar o primeiro passo. 

Livros, cursos livres e especializações ficam com preços mais atrativos na Black Friday e são ótimas formas de investir na sua educação. Saiba mais sobre: 

1 – Livros

Independente do gênero literário, investir em livros é sempre uma boa opção. A compra é ainda mais certeira na Black Friday, quando a maioria dos títulos têm descontos expressivos. 

Segundo uma pesquisa da plataforma Promobit, livros e e-books foram os produtos que mais valeram a pena comprar na Black Friday de 2019. Em média, os descontos chegaram a 77%. 

As ofertas devem seguir esse mesmo padrão este ano. Então, se você pretende comprar livros, seja para uma leitura por hobby, seja para estudar algum tema específico, é hora de fazer uma lista com os títulos desejados! 

Outra dica é investir em leitores eletrônicos, como o Kindle, vendido pela Amazon, que também tem descontos significativos na Black Friday. O acessório permite fazer a leitura de e-books e PDFS – ideal para te acompanhar nos estudos, já que facilita leituras técnicas e acadêmicas.

2 – Cursos livres

Se você está buscando atualização profissional em curto prazo, uma boa opção é aproveitar a Black Friday para adquirir cursos livres. Embora seja mais rápido, esse modelo de curso oferece uma série de vantagens aos estudantes. Eles são uma excelente forma de desenvolver novas competências, aprimorar habilidades e se tornar um profissional mais preparado para o mercado. 

Os cursos livres costumam estar alinhados com as principais tendências do mercado e te permitem transitar por vários temas e áreas. É possível adquirir conhecimento em temas pontuais que agregam muito no seu dia a dia, além de deixar o seu currículo mais atrativo. 

Além de serem uma ferramenta de atualização profissional, cursos livres são ótimas formas de conhecer uma nova área do mercado. Quem sabe em um curso livre você se identifica com um tema para aprofundar na pós-graduação? 

3 – Pós-graduação

Você sabia que cursos de pós-graduação também entram em desconto e ficam com preços mais atrativos no período da Black Friday? Essa é uma ótima oportunidade para tirar do papel os planos de fazer uma especialização e alavancar a sua carreira profissional. Afinal, quem tem uma pós no currículo se destaca no mercado de trabalho.

Com profissionais cada vez mais capacitados, é imprescindível buscar formas de aprimorar habilidades e adquirir novas competências. Como o curso oferece conhecimento aprofundado em um determinado assunto, você carregará o título de especialista após concluir a pós – o que é um grande diferencial no mercado.

Pessoas com uma pós-graduação no currículo conseguem se destacar em processos seletivos e conquistar cargos mais altos nas empresas. Aliás, profissionais pós-graduados recebem salários mais altos que a média e ainda têm a possibilidade de conseguir uma promoção.

Um levantamento feito pela Catho Educação aponta que executivos com uma especialização chegam a ganhar 47,2% mais do que profissionais que não têm essa formação. Já deu para notar como vale a pena investir em uma pós-graduação na Black Friday, né?

Outro ponto interessante é que existem inúmeras possibilidades quando falamos sobre pós-graduação. Você pode se especializar em uma área que já atua e adquirir ainda mais conhecimento para se consolidar no mercado, ou pode escolher uma nova área para fazer uma transição de carreira, por exemplo. Conte com a pós Unopar.

Agora que você já sabe o que vale comprar na Black Friday em 2022, é hora de se preparar para aproveitar as oportunidades! Liste produtos, serviços e cursos que deseja investir e comece a pesquisar as melhores ofertas o quanto antes. Assim, você evita golpes e aproveita as promoções sem preocupações.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades