É muito importante a gente entender melhor como funciona essa nova metodologia, no qual se fala muito e pouco se sabe, não é verdade?
Sabemos que a educação do ensino superior tem enfrentado diversas mudanças no contexto de hoje, quanto a metodologia de ensino utilizada com as ferramentas tecnológicas que, na maioria das vezes, não tem aceitação pelos usuários. As salas de aula estão cada vez mais vazias, e das vezes quando o aluno está presente, está distraído em outras frentes (redes sociais, WhatsApp), ao invés de acompanhar a aula, já que a fórmula de ensino que não chama a atenção do aluno.
Você pode perceber que alguns autores já estudam sobre esse tema, como relatam Tapscott e Williams (2010), que as instituições de ensino superior, estão perdendo o controle sobre a metodologia aplicada em sala de aula, já que a internet está se tornando o pilar para o conhecimento tanto para a aprendizagem individual, como para uma plataforma global para troca de conhecimento entre pessoas. Neste contexto, entre em ação o ensino híbrido, ou em inglês chamado de Blended Learning, que significa misturar a aprendizagem. Esse tipo de ensino tem como finalidade de entreter o aluno em sala de aula, com contato com o professor presencial, e o aluno sendo o protagonista do seu conhecimento, através de plataformas de educação à distância.
O ensino hibrido tem gerado dificuldades na aceitação, pois é uma inovação com a tecnologia, no qual não foi ensinado o uso do mesmo, para a geração anterior. E essa nova forma de ensinar e aprender pode ser considerada uma convergência do ensino virtual com o presencial e não uma oposição, em que a aprendizagem não está mais restrita às paredes de uma sala de aula (RAMOS; SOUSA; ALVES, 2014).
Leia também: As boas práticas do uso de plataformas virtuais de aprendizagem
Os autores Horn e Staker (2015) falam que o blended learning é formado do ensino presencial com o ensino virtual dentro e fora da escola, e já se consolidou como uma das tendências mais importantes da educação do século XXI. Não há mais como retornar para as antigas metodologias, podendo considerar blended learning uma ferramenta ideal para a construção da aprendizagem do aluno, tornado na maioria das vezes o professor presencial, um mediador do conhecimento.
O ensino híbrido precisa ser planejado pelo professor, conforme será ministrado em sala de aula, tornando uma combinação metodológica que facilitará a ação do professor com os alunos, possibilitando uma construção eficaz da aprendizagem.
Agora ficou fácil de entender como funciona essa nova abordagem nas escolas. Inclusive, atualmente já é possível encontrar diversos outdoors, principalmente de escolas particulares, que mencionam a metodologia híbrida. E sabe o que impulsionou essa mudança?
Com a pandemia, tivemos que nos adaptar à um novo cenário de ensino e aprendizagem. As escolas buscaram formas de ensinar de forma remota. Imagine o impacto dessa mudança para os profissionais da educação, habituados ao contexto presencial?
Os professores que não tinham tanto contato com as tecnologias foram os que mais sofreram, porém buscaram formas de aprender a usar as tecnologias educacionais.
Com o retorno gradual das aulas presenciais, muitos pais foram contra o retorno dos alunos para as escolas, devido ao risco infecção. Para não prejudicar os alunos, as escolas adotaram o sistema de rodízio. Dessa forma, enquanto metade dos alunos vão para a sala de aula, a outra metade assiste a aula online. Dessa forma, chegamos no entendimento do processo de ensino de aprendizagem por meio do Ensino Híbrido.