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Tendências e Inovação

Quais os benefícios do ensino inovador para o aprendizado?

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Ao elaborar projetos de curso e novas disciplinas, os educadores precisam incorporar inovação e estratégia no processo. No ambiente da educação superior, segmento que ainda tem muito espaço para crescimento, o ensino inovador é um diferencial de instituições voltadas às demandas contemporâneas.

O aluno interessado em dar continuidade aos seus estudos, a partir de uma formação superior, prioriza locais em que encontra não apenas conteúdo de qualidade, mas também formas de aprender que beneficiem sua capacitação como um todo.

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Na prática, buscar essa atualização dos cursos e da IES faz com que a comunidade acadêmica se fortaleça e traga novos talentos.

Paralelamente, pode trazer benefícios também na relação com o mercado de trabalho. Se os alunos concluem seus estudos com destaque para a inovação, as empresas terão uma visão positiva da IES e buscarão estreitar as conexões para futuras contratações.

Quer saber mais sobre como fomentar o ensino inovador? Continue a leitura!

O que é ensino inovador?

O ensino inovador não está restrito apenas aos recursos utilizados em sala de aula. Apesar de interessante do ponto de vista pedagógico, a tecnologia na educação é apenas uma parte da busca por novos moldes de ensino.

Leia mais: Como incentivar a participação do aluno em sala de aula?

Na verdade, inovar no setor educacional requer refletir sobre o que, como e com que ferramentas o aluno pode aprender.

Diretrizes curriculares

Ao analisar o conteúdo, por exemplo, os educadores devem estar atentos tanto às demandas contemporâneas e legislação quanto à identidade do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

Ou seja, como diferenciar o ensino em sua IES? Que conteúdos complementares serão oferecidos? Por exemplo, caso os cursos de graduação ofertados sejam em STEM, como incorporar ideias de áreas correlatas e ampliar os horizontes educacionais?

Leia mais: O que faz um pedagogo? Entenda um pouco mais dessa carreira

A extensão curricular e a oferta de disciplinas eletivas faz com que a IES tenha uma oferta mais personalizada para cada aluno, otimizando tanto a área em foco quanto interesses pessoais específicos.

Metodologias ativas 

Além de entender o que deve fazer parte do curso, é preciso saber a hora de inovar na forma com que ele ocorre.

As salas de aula tradicionais, em moldes expositivos, podem não ser a melhor alternativa. Opções como aprendizagem baseada em projetos, que incentivam o protagonismo do aluno, auxiliam também a tornar a educação mais inovadora.

Saiba mais sobre metodologias ativas no ensino superior!

Caminhos de aprendizagem

Também vale lembrar que nem todos os alunos aprendem das mesmas formas. Isso é, além de textos densos e acadêmicos, vale incorporar ao currículo atividades práticas, debates, filmes, literatura, podcasts, jogos e outras referências que tornem as temáticas mais palpáveis para estudantes.

Nesse sentido, a prática é inovadora porque não se limita às tradições em sala de aula, priorizando atividades que possam despertar o interesse de alunos e gerar mais conhecimento.

Leia mais: Educação Continuada: o que é e como promover

Jogos digitais, aulas interativas remotas, aplicativos de prototipagem e outras ferramentas servem de apoio ao docente e contato do aluno com o conteúdo.

Além disso, a sua IES pode colocar em prática estratégias pedagógicas como a aprendizagem significativa!

Como incorporar metodologias inovadoras de ensino?

Para começar, é fundamental entender o que ainda falta ser feito para aplicar um ensino inovador na sua IES. Os gestores podem descobrir os principais pontos com diálogo entre docentes e alunos, realizando pesquisas ou analisando a avaliação diagnóstica de desempenho.

Com isso em mente, é hora de rever a forma como as atividades acadêmicas ocorrem. No caso das aulas, vale incorporar as metodologias ativas, ou seja, estratégias de ensino que centram o papel de aprendizado no aluno, tornando-o agente ativo do processo. 

Um exemplo frequente é a sala de aula invertida. Aqui, o cronograma coloca leituras e referências sobre os temas antes de eles serem abordados em sala de aula. Assim, o aluno chega com uma bagagem de conhecimento para as aulas e pode aproveitar a oportunidade para dialogar sobre os assuntos e tirar suas dúvidas.

Os estudos de caso também são uma metodologia ativa, já que exigem que o aluno use seu repertório para analisar um fato e propor soluções. Durante o processo, ele fixa as informações e revisa seu conhecimento.

Os materiais e recursos de aprendizagem também são peças fundamentais na criação de um ensino inovador em sua IES. Desde livros digitais até plataformas de aulas online com funcionalidades completas, é preciso estar atento à melhor forma de utilizar os recursos disponíveis e despertar nos alunos cada vez mais o interesse pelos estudos. 

Ao oferecer um curso a partir de um ambiente virtual de aprendizagem, que tal incluir nos arquivos complementares vídeos de especialistas, por exemplo? Ou abrir debates em fóruns? Há espaço para múltiplas estratégias nesse formato.

5 benefícios do ensino inovador

Ao trazer ideias inovadoras para a IES, os gestores e educadores contribuem para sua sustentabilidade e influência no longo prazo. 

Confira algumas vantagens de tornar o ensino inovador parte principal de sua atuação:

  1. Engajamento;
  2. Respeito à diversidade;
  3. Geração de conhecimento;
  4. Retenção de alunos;
  5. Formação de um perfil de egresso.

1. Engajamento

Engajar a comunidade acadêmica é um grande desafio dos educadores, principalmente em relação ao ensino híbrido e remoto.

Com a rotina corrida e demandas profissionais, muitos alunos não conseguem dedicar tanto tempo aos estudos e à sua relação com a IES. Por isso, é importante propor atividades que sejam benéficas e tragam maior conexão com o ambiente educacional.

Além de aulas menos tradicionais, vale oferecer eventos como palestras e workshops, que insiram novas vozes e tragam diferentes perspectivas para a comunidade. Essa estratégia permite que os alunos enxerguem diferentes propostas de atuação de acordo com os seus interesses.

2. Respeito à diversidade

A diversidade na educação ainda está longe do ideal nos ambientes universitários. Há números pouco expressivos de pessoas com deficiência nesses ambientes, o que reflete em menos oportunidades futuras.

Uma das formas de combater esse problema é focando na inovação. Por exemplo, uma IES que conte com catálogo digital de livros tem compatibilidade com leitores de tela para alunos de baixa visão

Aulas remotas ou híbridas ao vivo podem auxiliar alunos com dificuldade de deslocamento a participar de mais momentos acadêmicos, estreitando os laços e despertando novos interesses.

3. Geração de conhecimento

Ao incentivar a participação do corpo discente, a IES também promove a geração constante de conhecimento. Por meio de projetos e pesquisas, os alunos criam soluções, geram debates e trazem diálogos fundamentais sobre os temas estudados.

Isso só pode ocorrer se o espaço acadêmico estiver preparado para fomentar essa forma de ensino. Em vez de se limitar a aulas tradicionais, a instituição pode permitir que mais pessoas participem ativamente da geração de conhecimento.

4. Retenção de alunos

Um dos efeitos do engajamento acadêmico é que ele diminui a evasão de alunos nos cursos de ensino superior. Se os estudantes se sentem pertencentes ao espaço de aprendizado e percebem que a IES busca incorporar estratégias que beneficiam sua formação, terão mais interesse em se manter nos estudos.

Ou seja, ao inserir formas de ensino inovadoras, a IES mostra aos alunos que se interessa em investir no seu futuro, o que favorece a retenção de alunos.

5. Formação de um perfil de egresso

As instituições de ensino querem criar um perfil de egresso que mostre a qualidade de seu ensino, tanto para o mercado quanto para futuros alunos em potencial. 

Em geral, o profissional do futuro é aquele que vai além do conhecimento técnico na área em que escolheu. Na verdade, ter boas habilidades socioemocionais, as soft skills, também é importante.

Leia mais: As 9 soft skills mais procuradas pelas empresas; veja a lista

Autonomia, colaboração, responsabilidade, curiosidade e resiliência são algumas das características mais buscadas no mercado de trabalho. Além disso, saber aprender e propor soluções frente a adversidades é um destaque para a empregabilidade de qualquer área de atuação.

Nesse sentido, se a IES promove estratégias de ensino que deem autonomia e responsabilidade ao aluno, ele já terá contato reforçado não apenas com a teoria, mas sim com a aplicabilidade de seu conhecimento e a sua relação com outros processos na vida profissional.

Este conteúdo sobre ensino inovador foi produzido pela Saraiva Educação. Esperamos que tenha gostado. Se quiser conferir outros conteúdos sobre inovação na educação superior, acesse o blog da Saraiva Educação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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