Oferecer equilíbrio entre vida e trabalho já é uma realidade em muitas empresas. Por mais que a tendência de dar mais atenção a pontos que promovem o bem-estar dos colaboradores seja recente, as companhias foram rápidas para começar a se adequar.
Afinal de contas, oferecer benefícios com foco no equilíbrio traz pontos positivos para todos os lados. Com equipes mais felizes, descansadas e motivadas, é mais fácil atingir a produtividade e o engajamento esperados dos profissionais. Porém, as vantagens não param por aí.
Atrair novos talentos e reter bons colaboradores não é uma tarefa simples. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, mas com uma verdadeira escassez de talentos, os melhores profissionais tendem a ser disputados pelas organizações. Assim, promover um ambiente saudável e agradável pode ser um grande trunfo para manter na empresa os colaboradores que se destacam.
Para isso, as organizações brasileiras estão focadas em 4 práticas principais, de acordo com uma pesquisa recente. Realizado pela The School of Life, em parceria com a consultoria de Recursos Humanos Robert Half, o estudo entrevistou centenas de líderes e liderados para entender o atual cenário corporativo do país.
Um dos temas foi justamente o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e de acordo com os líderes consultados, essas são as principais ações das companhias do Brasil. Confira abaixo!
Equilíbrio entre vida e trabalho: 4 práticas das empresas
1 – Horário de trabalho flexível
Mais de 40% das empresas consultadas apostam na jornada flexível de trabalho como um benefício de bem-estar e equilíbrio. Foi-se o tempo em que todas as categorias profissionais precisavam de um horário fixo e inflexível para desempenhar o seu trabalho.
Hoje em dia, com o bom senso de ambos os lados, ajuda da tecnologia e técnicas que garantem um bom trabalho, é possível flexibilizar os horários. O que permite que a vida pessoal e outros compromissos não sejam negligenciados, que o trânsito e o transporte público das cidades sejam impactados positivamente e que todos os “pratinhos” da equipe continuem rodando.
2 – Possibilidade de trabalho remoto ou jornada híbrida
Desde que a pandemia revolucionou a maneira como enxergamos o trabalho presencial, mais de 37% das empresas passaram a entender que há muitos benefícios em promover o trabalho remoto ou a jornada híbrida.
Assim, os colaboradores ficam mais descansados, conseguem performar com mais energia, reduzem os níveis de estresse e têm mais harmonia em suas vidas. Com responsabilidade, compreensão e foco no trabalho, é completamente possível alternar dias presenciais com dias de home office, ou ter funções que são completamente remotas.
Afinal de contas, quando o trabalho é bem feito, será que faz mesmo diferença de onde ele foi realizado? Em centenas de profissões, estar presencialmente em um escritório não é obrigatório, como para muitos profissionais da saúde. Então, por que não tornar a vida das equipes mais simples e feliz?
3 – Incentivo para utilizar as férias e os dias de folga
Você se lembra de quando era uma verdadeira queda de braço conseguir tirar férias ou dias de folga no trabalho? Hoje em dia, a realidade já mudou para quase 35% das empresas consultadas na pesquisa.
Quando você incentiva que os colaboradores usem seus direitos e descansem, seja com os dias de férias ou com as folgas, você evita diversos problemas. Profissionais cansados tendem a ter mais problemas de saúde, não conseguem performar de forma plena, ficam mais estressados e podem até pedir demissão por conta da situação. E ninguém quer perder ótimos talentos, certo?
4 – Ambiente acolhedor que considera a vida pessoal dos colaboradores
Por fim, quase 30% dos líderes relataram ter um ambiente acolhedor, que considera e respeita as necessidades familiares e pessoais dos colaboradores.
Não tem como negar: é insustentável manter postos de trabalho em que os profissionais são vistos de forma fragmentada. Independente do contexto, todos são apenas um ser humano, e invariavelmente questões profissionais e pessoais vão se misturar. Por isso, quanto mais cedo as empresas seguirem o exemplo das 30% da pesquisa e mudarem sua abordagem, mais fácil será ter trabalhos realmente saudáveis.
Contudo, nem todas as respostas foram tão positivas assim. No estudo, mais de 33% dos líderes disseram não ter ações formais para o equilíbrio “dos pratinhos” dos colaboradores. Esse é um sinal vermelho, que pode indicar companhias paradas no tempo, que em breve podem perder talentos e sentir o impacto negativo de não olhar para as necessidades dos seus profissionais.
Por isso é tão importante que as empresas contem com gestores e profissionais de RH especialistas nessa área. Para mudar essa realidade e fazer com que a vida corporativa seja mais positiva para todos, aprenda sobre Análise da Qualidade de Vida no Trabalho nessa pós-graduação e tenha um grande diferencial no seu currículo. Assim, você poderá contribuir para o equilíbrio entre vida e trabalho e ter destaque na sua carreira.