Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Equipe de alta performance: como o líder deve atuar para formá-la?

equipe unida em um escritório para indicar equipe de alta performance

Quando uma empresa monta os seus times é esperado que os colaboradores se completem, pois a junção de diferentes habilidades é a fórmula básica para o sucesso e é conhecido como equipe de alta performance. Nessa equipe, as pessoas estão alinhadas, compartilham valores, visões e objetivos e ficam engajadas em alcançar as metas e objetivos da empresa.

Mesmo com a diversidade de conhecimentos, opiniões, ideias e habilidades, essas pessoas conseguem manter uma sintonia em atingir os resultados desejados. Elas, inclusive, têm elevado o grau de competência e comprometimento. Mas, para que essa mágica aconteça é importante ter também um líder de alta performance.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é uma equipe de alta performance?

Ter um time de alta performance só é possível com uma gestão que busca demonstrar que está comprometida com o desenvolvimento dos colaboradores. Ou seja, a organização que, por meio dos processos, valoriza as vantagens competitivas de seus profissionais.

Essas empresas interagem de forma dinâmica, reconhecem as oportunidades e formulam estratégias, implementando e monitorando-as para atingir os melhores resultados com o seu gerenciamento. Os colaboradores valorizados, desenvolvidos e bem treinados são de um valor imensurável e isso não acontece no mesmo instante. 

Leia também: Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance: conheça essa especialização

Uma equipe de alta performance tem profissionais que detêm uma forma especial e inovadora para se dedicar às atividades, modificando com os seus conhecimentos, interagindo com todos e conseguindo melhores resultados, pois eles se sentem motivados a agirem dessa forma.

Características de um time de alta performance

Formar uma equipe promissora não é simples e nem acontece da noite para o dia. O gestor deve avaliar os talentos de maneira individualizada, não deixando de considerar os possíveis resultados das ações em conjunto. Mas, quais são as principais características das equipes de alta performance? Confira abaixo:

  • Qualidades individuais

Um time é formado por vários talentos e é impossível encontrar um colaborador que atenda todas as necessidades da organização. Por isso, é importante entender as qualidades individuais de cada um. Toda equipe precisa de uma mente criativa, um perfil analítico e um colaborador que se destaque nos relacionamentos interpessoais. Sendo assim, é interessante valorizar essas qualidades individuais e promover a valorização entre os colaboradores.

  • Liderança

Hoje, o modelo de liderança já não é mais focado na chefia, considerando apenas o nível hierárquico como forma de respeito. Uma liderança saudável é aquela que os profissionais sintam-se representados, bem como a que serve de reflexo para as ações diárias dos funcionários. E não dá para falar de alta performance sem citar os líderes inspiradores e motivadores, que são considerados os parte de uma gestão de alta performance.

  • Comprometimento

O sucesso da equipe de alta performance está ligado ao comprometimento individual de cada colaborador. Cabe ao líder demonstrar a importância de cada peça para o bom funcionamento da equipe e das tarefas como um todo.

É interessante que cada um saiba sobre suas qualidades e habilidades, e sobre como elas são importantes para o sucesso das ações. É muito mais do que comprometimento em prol do coletivo: trata-se de conhecimento pessoal e desenvolvimento individual, mas com impacto no resultado geral.

Quais as vantagens em trabalhar com equipes de alta performance?

Já notamos que uma equipe de alta performance é fundamental para garantir que a empresa tenha os melhores resultados. Mas, quais são as vantagens em trabalhar ativamente com equipes de alta performance? Listamos três pontos positivos em investir nos times de alta performance:

1 – Visão estratégica

A visão estratégica é fundamental para conseguir se posicionar no mercado. Com um time de alta performance, a sua empresa consegue abrir espaço para os funcionários terem mais autonomia na hora de realizar os seus trabalhos e possibilita que eles expressem suas ideias com mais liberdade.

2 – Maturidade

Esses colaboradores costumam ser altamente capacitados e participativos, sendo exemplos a serem seguidos pelos demais funcionários da empresa. Isso acontece porque a maturidade profissional deles vai influenciar as ações dos demais, que buscam seguir o exemplo para que possam alcançar essa alta performance.

3 – Gestão eficiente

O engajamento dos profissionais de alto desempenho com os objetivos e visão da empresa permite que eles construam carreiras longas e bem-sucedidas na organização. A gestão eficiente também ajuda na diminuição de turnover, diminuindo prejuízos dos negócios e aumentando a harmonia entre os membros da equipe.

Como ter uma equipe de alta performance?

Depois de entender as características e os pontos positivos em ter equipes de alta performance, vamos entender melhor sobre como ter esse time:

Tenha uma boa liderança

O líder incentiva e sustenta a equipe. Ele é quem inspira as pessoas. Esse líder tem a capacidade e habilidade de motivar e influenciar os seus liderados para alcançarem os objetivos traçados.

Diversidade pessoal e de habilidades

Os integrantes precisam ter habilidades e vivências diferentes, pois, assim, conseguem contribuir para o sucesso dos resultados, influenciando positivamente o grupo.

Incentive a comunicação

A comunicação é muito importante tanto para compartilhar quanto para resolver situações e evitar conflitos. As equipes de alta performance aprendem e contribuem para o sucesso como um todo.

Capacitação da equipe

As inovações tecnológicas estão sempre aparecendo e fazem com que a maioria das carreiras passem por mudanças frequentes, tanto nos processos executados como nas ferramentas utilizadas.

Por isso, apoie os colaboradores que buscam capacitação e invista em cursos que vão ajudar os membros da sua equipe de alta performance, pois isso fará com que os profissionais consigam executar melhor suas tarefas e se sentir mais valorizado pela empresa. Existem diversos cursos onlines, especializações e até MBA 6 meses para dar o upgrade na carreira da sua equipe.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades