Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Profissão freelancer: como se desenvolver como autônomo?

mulher no notebook para ilustrar texto sobre profissão freelancer

Você já ouviu falar da profissão freelancer? Esse é um termo em inglês que se refere ao profissional liberal que presta serviços de uma maneira autônoma para empresas ou pessoas por um período. Não está entendendo? Vamos lá.

Você, provavelmente, já pegou algum trabalho para fazer no final de semana ou depois do seu horário comercial. Ou talvez conheça alguém que largou o trabalho formal e decidiu trabalhar por conta própria (ser seu próprio chefe). E esse tipo de profissional tem se tornado cada vez mais comum em determinadas áreas.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mas, o que é um profissional freelancer e como ingressar nesse universo? Isso é o que vamos te contar durante este artigo.

O que é a profissão freelancer?

É o profissional que trabalha de forma autônoma e presta serviços para empresas ou pessoas durante um tempo. Além de ser favorecido em questões tributárias, os freelas têm a facilidade de conseguir diversos trabalhos ao mesmo tempo.

Mesmo que a profissão só tenha se popularizado nos últimos anos, a palavra “freelance” já existe desde o século XIX. A origem do termo é atribuída a Sir Walter Scoot, que usou o livro Ivanhoé, em 1819, em um trecho em que um dos personagens oferece ao outro o seu serviço de “lanceiros livres” — no original em inglês “free lances”. 

Hoje, a palavra é usada como título para o profissional que trabalha por conta própria, prestando serviços para empresas ou pessoas físicas de forma autônoma. São várias as áreas que encontramos os freelancers como redatores, designers, fotógrafos, jornalistas, programadores, músicos, entre outros. Essa também é uma ótima opção para quem está com dificuldade na recolocação no mercado.

O que é preciso para ingressar no universo dos freelas?

Se você está pensando em ser freelancer e não foi jogado nessa vida de repente, após uma demissão, por exemplo, é importante ser uma pessoa bem organizada. Como autônomo, você será o único responsável por tudo que está relacionado à sua vida profissional. As tarefas para cumprir, os prazos de cada uma delas, a comunicação, precificação do seu serviço e muito mais serão de sua responsabilidade.

Então, se você não tiver o costume de manter tudo organizado, será muito fácil se perder no começo. 

Outro ponto importante é a disciplina e respeito com prazos, pois sem ter um chefe te perguntando se tudo está em dia os riscos de se perder na agenda são enormes. É provável que sem disciplina você acabe se distraindo o dia inteiro e trabalhando madrugada adentro para terminar tudo a tempo. Isso pode prejudicar o resultado final do seu trabalho e fazer mal para sua saúde e qualidade de vida.

Se você realmente deseja se aventurar como profissional autônomo, é importante ter uma lista ampla de contatos para conseguir boas oportunidades. Quanto mais pessoas você conhecer, maiores são as suas chances de conseguir trabalhos interessantes.

É importante ter diploma para ser freelancer?

Isso vai depender da sua área de atuação, engenharia ou contabilidade, por exemplo, exigem o diploma. Em outras áreas, você consegue prestar o seu serviço sem uma graduação completa, como fotógrafo ou na programação. Mas, você deve entender que, mesmo sem a exigência legal por um diploma, o próprio mercado usa esse filtro.

Além disso, profissionais não graduados podem ter mais dificuldade para encontrar demandas ou precisar cobrar preços menores para se manter competitivo, pois o diploma serve como uma comprovação a mais de que você é qualificado para o trabalho.

Uma forma de mostrar que você sabe fazer o trabalho, independentemente do diploma, é montar um portfólio e mostrar tudo que já produziu. Reúna os melhores trabalhos e envie para potenciais clientes para convencê-los das suas habilidades, o que acaba funcionando melhor que um currículo.

Benefícios (ou não) da vida freelancer

O bom de estar em uma profissão freelancer é ter certa liberdade e definir com o que vai trabalhar, se vai aceitar ou não uma proposta. Confira as vantagens e desvantagens dessa vida:

Flexibilidade e autonomia

Além de fazer seu próprio horário, ser autônomo também te dá a liberdade de trabalhar no ambiente que preferir, com as roupas que quiser e poder tirar férias quando for melhor para você.

Leia também: Como planejar férias sendo freelancer

Você pode receber mais

Independentemente da sua carga de trabalho, no emprego formal o salário é o mesmo. Quando você atua como freelancer, quem determina quanto vai receber por hora ou demanda é você. Quanto mais trabalhos você pegar, mais dinheiro você vai receber, e dependendo da sua área de atuação e habilidades profissionais, é possível aumentar consideravelmente o valor da sua hora de trabalho sendo autônomo. 

Falta de estabilidade

A vida de freelancer é marcada por instabilidade bem maior do que antes, pois da mesma forma que dá para tirar um dinheiro extra quando as demandas forem altas, também é possível que em algum mês tenha menos oportunidades e o dinheiro seja menor. Por isso, é preciso ter uma boa organização financeira para evitar apertos.

Benefícios trabalhistas

Um outro ponto negativo é que você não terá direito a uma série de coisas garantidas igual ao regime CLT. Por isso, reforçamos que a organização financeira é importante nesse ponto também e só assim você conseguirá tirar férias sem ter dificuldades ou não se preocupar com falta de dinheiro em caso de ficar doente por alguns dias.

Mas, não é porque você optou por ser freelancer que deve deixar de lado a sua carreira e focar só em conseguir novos clientes. Lembre-se: na profissão freelancer, quem for especializado e capacitado pode aumentar o valor por cada trabalho que estiver prestando. Confira os cursos de pós-graduação Unime.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades