Como se tornar especialista em saúde mental? Saiba tudo!

especialista em saúde mental

Se você já se graduou e agora gostaria de se tornar um especialista em saúde mental, saiba que esse pode ser um excelente momento para buscar essa qualificação. Em 2019, antes da chegada da pandemia, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontaram que cerca de 260 milhões de pessoas sofriam de ansiedade no mundo todo. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entre todos os países, o Brasil apresentava o maior número de pessoas ansiosas:  9,3% do total de sua população. Já no primeiro ano da pandemia, a ansiedade e a depressão aumentaram 25%, segundo um resumo científico também apresentado pela OMS, em 2022. 

Esse aumento significativo ocorreu por conta do estresse gerado pelo isolamento social aliado às restrições das pessoas em relação ao acesso ao trabalho, apoio de entes queridos e contato com a comunidade.

Mas esses não são os únicos motivos que aumentam a demanda por especialistas na área da saúde mental. Entenda por que cada vez mais espaços precisam de profissionais qualificados e o que você pode fazer para se capacitar.

Por que é importante ter especialistas em saúde mental em diferentes ambientes?

Como vimos, cada vez mais aumenta a demanda por profissionais da saúde mental e eles são cada vez mais necessários em ambientes corporativos, escolares e de atendimento às pessoas com transtornos por uso de substâncias.

Para ter uma ideia, o National Institute of Mental Health, órgão americano de pesquisa de transtornos mentais, apontou que metade dos Millennials (pessoas que nasceram entre 1981 e 1995) e da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) deixaram seus trabalhos de forma voluntária por motivos de saúde mental.

Isso significa que, para atrair e manter talentos na empresa, o apoio ao bem-estar mental dos colaboradores não pode mais ser uma opção. É preciso disponibilizar aconselhamento para que eles tenham a quem recorrer em momentos de necessidade. A carência de profissionais especializados no ambiente escolar também é cada vez maior.

Cerca de 9,5% das crianças e adolescentes com idade entre 3 e 17 anos têm sido diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e as escolas têm um papel importante de observar, testar e desenvolver planos de educação.

A especialização dos psicólogos é de extrema ajuda para identificar e atender as necessidades de crianças e adolescentes e garantir que eles consigam ter êxito em seu aprendizado e na convivência com os demais.

Outro ambiente que precisa muito de profissionais especializados são os locais que acolhem e atendem indivíduos com transtornos causados pelo uso de substâncias.

Embora esse seja considerado um problema de saúde pública, pela alta prevalência do transtorno na população, a dependência química ainda é alvo de estigmas e preconceito. Tudo isso dificulta o acesso a tratamentos mais eficazes e com base em evidências científicas.

É nesse contexto que se faz urgente a presença de profissionais com o treinamento adequado em saúde mental para atuar diretamente com esse público. 

4 cursos para se tornar um especialista em saúde mental

Agora que você já viu um pouco do cenário atual e das necessidades relacionadas à saúde mental, é hora de saber como você pode se capacitar para atender essa demanda.

A seguir, te apresentamos quatro opções de cursos de pós-graduação em saúde mental que te tornarão especialista em saúde mental. Confira!

1 – Saúde Mental nas Escolas

Mencionamos anteriormente que as escolas são um espaço importante para a promoção da saúde mental. Ela é fundamental por atuar como uma rede de atenção e apoio psicossocial às crianças e adolescentes.

 Por esse motivo, a pós em Saúde Mental nas Escolas capacita psicólogos, pedagogos, professores, gestores escolares e outros profissionais das áreas da saúde e da educação a elaborar e executar projetos que previnam os transtornos mentais e ajudem a promover a saúde mental.  

Durante a especialização, os profissionais estudam as seguintes disciplinas:

  1. Saúde mental na infância e adolescência
  2. Redes de atenção psicossocial
  3. Violência estrutural e intrafamiliar
  4. Projetos para o desenvolvimento de competência socioemocionais nas escolas
  5. Oficinas terapêuticas: estratégias de cuidado em saúde mental
  6. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão e multiculturalidade
  7. Atenção psicossocial e uso de álcool e drogas
  8. Acolhimento e prevenção do suicídio
  9. BNCC e as Competências Socioemocionais 

2 – Saúde Mental com ênfase em Dependência Química

A falta de conhecimento em Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) resulta na desassistência de serviços voltados para a promoção de saúde.

 Por esse motivo, a pós em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química se faz necessária e propõe capacitar os profissionais de forma técnica, possibilitando diagnóstico e tratamento terapêutico adequados às pessoas com TUS e aos seus familiares.

 Essa especialização é indicada para um público multiprofissional, que inclui psicólogos, médicos, assistentes sociais, advogados, delegados, promotores de justiça, enfermeiros, nutricionistas e outros que já atuam ou desejam atuar com o atendimento de indivíduos e familiares que tenham TUS.

 E se você é um gestor que quer contribuir com o seu trabalho para a elaboração de políticas de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários, esse curso também é para você.

 A grade curricular dessa pós é a seguinte: 

  1. História da psiquiatria e saúde mental
  2. Visão geral da dependência química: aspectos introdutórios
  3. Comorbidades psiquiátricas relacionadas ao transtorno por uso de substâncias
  4. Atenção psicossocial e uso de álcool e drogas
  5. Redes de atenção psicossocial
  6. Acolhimento e prevenção do suicídio
  7. As implicações jurídicas relacionadas ao transtorno por uso de substâncias
  8. Saúde preventiva e promoção da saúde
  9. Gestão de carreira 

3 – Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

 Essa pós capacita profissionais graduados em áreas como psicologia, enfermagem, assistência social, psicopedagogia e outras, a atuarem na saúde mental com base nas diretrizes do SUS.

 Durante o curso, os alunos aprofundam seus conhecimentos teóricos sobre os diferentes dispositivos de saúde mental e desenvolvem habilidades que permitem uma atuação crítica e reflexiva sobre o sofrimento psíquico e a aplicação de técnicas adequadas para tratamentos.

Ao final da pós-graduação em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial, você estará apto a participar da atuação interdisciplinar, de clínicas ampliadas e projetos terapêuticos singulares.

As disciplinas dessa pós são as seguintes: 

  1. História da psiquiatria e saúde mental  
  2. Concepções epistemológicas e psicopatologia geral
  3. Saúde mental na infância e adolescência
  4. Atenção psicossocial e uso de álcool e drogas
  5. Saúde mental do trabalhador e do idoso
  6. Redes de atenção psicossocial
  7. Clínica ampliada e Projeto Terapêutico Singular
  8. Acolhimento e prevenção do suicídio
  9. Oficinas terapêuticas: estratégias de cuidado em saúde mental

4 – Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica

A pós-graduação em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica prepara os profissionais para atenderem os portadores de doenças mentais com os cuidados especiais que eles precisam e com base em evidências científicas.

 Portanto, se você já é formado em enfermagem e gostaria de se tornar um especialista em saúde mental e psiquiatria, essa pós é indicada. Ao final do curso, você será capaz de realizar o cuidado humanizado aos portadores de transtornos mentais e atuar diretamente e indiretamente na Rede de Atenção Psicossocial.

 Essas são as disciplinas que você estudará durante o curso:

  1. História da psiquiatria e saúde mental
  2. Semiologia psiquiátrica
  3. Saúde mental na infância e adolescência
  4. Atenção psicossocial e uso de álcool e drogas
  5. Saúde mental do trabalhador e do idoso
  6. Redes de atenção psicossocial
  7. Psicofarmacologia
  8. Urgência e emergência em saúde mental
  9. Gestão, planejamento e avaliação da assistência em saúde mental

Agora que você já sabe que o especialista em saúde mental está em demanda em diversas áreas e que existem excelentes cursos de pós-graduação para se capacitar, é só escolher aquele que corresponde ao seu perfil profissional. Conheça todas as opções de pós-graduação, faça a sua inscrição e garanta o seu futuro profissional ainda hoje!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!