Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Especialização na área industrial: 6 opções para atuar no setor

especialização na área industrial

Na última década, diversos avanços tecnológicos transformaram a indústria como um todo. Há muitos conceitos ganhando cada vez mais espaço no Brasil, como o da Indústria 4.0. Por isso, se você é um profissional da área, é muito importante ficar atualizado sempre que possível. No texto a seguir, separamos 6 opções de especialização na área industrial. Confira! 

Faça uma especialização na área industrial: 6 dicas de pós EAD para alavancar a sua carreira

1 – Gestão de Produção Industrial 

O curso de Gestão de Produção Industrial é direcionado para gestores, supervisores e líderes, professores e pesquisadores que atuam diretamente nas áreas de operações, produção, gestão, qualidade, logística e cadeia de suprimentos, meio-ambiente, manutenção e projetos ou em áreas que possuem correlação com elas.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A formação prévia pode ser em Engenharia, Administração, cursos Tecnólogos, como Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios ou Produção Industrial e outros cursos superiores, principalmente aqueles que abordam processos e operações.

Durante a pós EAD, os profissionais vão ser capacitados para:

  • Atuarem em um mercado que demanda alta qualificação profissional acerca das novas tecnologias empregadas nas indústrias;
  • Identificar ferramentas, métodos e técnicas de gestão aplicáveis às indústrias;
  • Aplicar métodos, ferramentas e técnicas das áreas de operação, qualidade, meio-ambiente, logística, manutenção e projetos;
  • Promover a reciclagem e especialização na gestão industrial, a partir das novas tendências de inovação tecnológica;
  • Desenvolver competências e habilidades profissionais e pessoais fundamentais para o exercício das práticas abordadas no curso.
  • Proporcionar o conhecimento necessário para a melhoria de um processo existente ou desenvolvimento de um processo novo com foco em redução de custo, otimização de recursos e processos sustentáveis.

2 – Engenharia Industrial 4.0

A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é responsável por um impacto profundo e exponencial em todos os setores da Cadeia Produtiva e da Economia de uma maneira geral. 

Esse conceito é caracterizado por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão dos mundos físico, digital e biológico. Para o caso da Indústria Brasileira, que enfrenta sérias adversidades, existe uma grande necessidade por conteúdos tecnológicos que promovam a capacitação em seu sentido mais amplo, de maneira que o crescimento em competitividade no cenário global possa ser observado. 

Para se atualizar nesse conceito, faça o curso de pós-graduação em Engenharia Industrial 4.0. No curso, você terá a capacidade de:

  • Desenvolver a Capacitação Tecnológica sobre a Indústria 4.0 (a Quarta Revolução Industrial);
  • Desenvolver uma metodologia focada nos princípios fundamentais da Indústria 4.0;
  • Capacitar e instrumentalizar análises conscientes acerca do contexto da Indústria 4.0;
  • Apresentar oportunidades reais, através de pesquisa das principais necessidades do Brasil de maneira a fomentar a constante adaptação acerca das novas tecnologias emergentes. 

3 – Engenharia de Manutenção Industrial

A economia brasileira vive um processo de expansão e crescimento. Após a segunda metade dos anos 2000, o panorama da vida social passou por uma significativa mudança. 

No setor industrial, as mudanças mostraram-se marcantes: criação e consolidação de grandes empresas, a modernização dos parques fabris face à competição externa, a automação de indústrias, bem como a ampliação da terceirização. 

A globalização impõe novos e mais rígidos padrões de concorrência às empresas para que consigam se manter competitivas no mercado, precisam redefinir suas estratégias de gestão e elevar a sua produtividade.

Assim, é necessário que, no ambiente das empresas, a atenção seja direcionada a todos os componentes, ferramentas, dispositivos, instrumentos industriais e sensores das fábricas, reconhecendo a sua importância e o valor do gerenciamento orientado para o equipamento.

O gerenciamento orientado para o equipamento é um fator primordial para a competitividade das empresas, pois a confiabilidade, a segurança, a manutenção e as características operacionais são os elementos decisivos para qualidade, custo e quantidade. 

Consequentemente, este processo impõe, também, mudanças nos perfis dos profissionais requeridos e nos recursos humanos empregados nas empresas. 

O curso de Engenharia de Manutenção Industrial visa propiciar aos estudantes a incorporação de conhecimentos como compreender e estudar formas e técnicas de elevar os níveis produtivos, reduzindo níveis de falhas, reduzindo custos que impactam no valor final do produto ou serviço e, acima de tudo, proporcionando índices favoráveis em confiabilidade de seus produtos, equipamentos e serviços.

4 – Engenharia de Manufatura Mecânica

Como as empresas buscam novas práticas visando a geração de vantagens competitivas, novos mecanismos, novos conceitos e evoluções tecnológicas surgem de acordo com as demandas e necessidades dos clientes. 

Levando em consideração a crescente demanda por profissionais que dominem as novas tecnologias de manufatura, o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura Mecânica visa suprir as necessidades do mercado nacional e capacitar o profissional ligado aos processos de manufatura.

O principal objetivo do curso é capacitar profissionais que lidam com questões relacionadas à engenharia de manufatura mecânica, aplicando novas tecnologias disponíveis e atendendo às demandas mercadológicas no cenário nacional.

5 – MBA em Logística e Supply Chain Management

A área logística assumiu um importante papel para a competitividade das empresas. Existe no país uma demanda por profissionais com especialização em logística e supply chain management que tenham a competência necessária para entender, analisar e gerenciar a cadeia de suprimentos, de forma mais eficiente e eficaz nos diversos tipos de organizações, a fim de garantir o diferencial dos serviços logísticos. 

O objetivo geral do MBA em Logística e Supply Chain Management é proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para capacitá-lo nos principais temas de atuação nessa área. 

6 – Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Industriais

A pós-graduação EAD é destinada a profissionais de engenharia elétrica ou afins, que desejam ampliar, aprimorar ou desenvolver os conhecimentos em análise, execução e gestão de projetos em instalações elétricas industriais.

No curso, você terá a capacidade de compreender técnicas de dimensionamento e execução de projetos elétricos de instalações industriais, analisar diagramas elétricos de instalações industriais e de acionamento de máquinas elétricas e conhecer os dispositivos de campo utilizados em projetos industriais e em sistemas automáticos.

Outros objetivos que a pós em Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Industriais proporciona para o profissional são: conhecimentos sobre processos industriais, layout de instalações e gestão de projetos e compreender a contribuição das instalações elétricas industriais em projetos.

Há esses cursos de especialização na área industrial e muitos outros no site. Confira as opções e faça a sua pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades