Ir para o conteúdo
Curiosidades

Dia do Orgulho Nerd: as áreas que mais amam ler quadrinhos

Dia do Orgulho Nerd

Nos dias 4 e 25 de maio comemoramos o Dia do Orgulho Nerd, data que foi dividida em duas para agradar dois dos fandoms (comunidade de determinada obra ou artista) mais famosos do mundo: Star Wars e Guia do Mochileiro das Galáxias.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O dia 4, conhecido como Dia do Star Wars, é considerado devido a uma inspiração em uma famosa frase de Star Wars (“Que a Força esteja com você”), que na pronúncia em inglês se assemelha ao quarto dia do quinto mês do ano. 

Mas a comemoração no dia 25, também conhecido como Dia da Toalha, é mais antiga e mais comemorada pelos geeks em geral, pois é o dia de lançamento do primeiro filme da saga Star Wars e da primeira passeata em homenagem ao escritor da trilogia de livros Guia do Mochileiro das Galáxias. 

Mas o que o mundo nerd trouxe de mudanças para o mercado de trabalho? 

Ambientes mais descontraídos, mais tecnológicos e menos pressão

Uma das principais características do mundo nerd é a criatividade, a busca constante pela inovação e criação. Logo, quando esse universo “invade” o mercado de trabalho, as empresas começam a construir ambientes que estimulem essas habilidades. 

Isso inclui horários de trabalho mais flexíveis, espaços preparados para que o colaborador possa se sentar e descansar por um tempo ao invés de emendar uma atividade em outra, uma relação mais próxima entre as figuras de liderança e o time, entre outros aspectos que torna a experiência do colaborador mais agradável. 

O desenvolvimento tecnológico também ajudou a tornar o ambiente digital mais nerd. Admiradores da tecnologia, computadores e linguagem da computação eram considerados geeks desde o surgimento da internet.

Com o avanço tecnológico, essas ciências se popularizaram, viraram profissões cada dia mais promissoras e, hoje, os nerds marcam presença em toda empresa.

Confira a seguir quais são essas áreas!

Exemplos de profissões que comemoram o Dia do Orgulho Nerd

1 – Tecnologia

O berço de todo nerd! A área de tecnologia é um dos setores que mais se desenvolve e cresce no mercado de trabalho. Se há 15 anos apenas quem trabalhava com TI precisava lidar com ela, hoje a tecnologia está presente no dia a dia dos médicos, engenheiros, publicitários, jornalistas, educadores e muitas outras ocupações.  

Para entrar neste mercado e conseguir sucesso o profissional precisa ter familiaridade com softwares e muita vontade de aprender, pois constantemente novas descobertas são feitas na área e crescem as possibilidades de adicionar outras ferramentas no nosso dia a dia. 

Toda empresa precisa preencher seu setor de tecnologia com profissionais competentes, que não só possuem boas hard skills como sejam flexíveis para sempre estarem se aprimorando em busca de qualificação.

Por este motivo, a procura e a concorrência são altas, porém os profissionais mais qualificados, que possuem uma extensa gama de conhecimentos e demonstram muita competência na realização das tarefas, sempre se destacam nos processos seletivos. 

As principais especializações para você se destacar na área são a pós em Engenharia de Software, para você conseguir construir sistemas de softwares nas principais linguagens pedidas no mercado através do método do Gerenciamento Ágil; MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, que vai te capacitar a desenvolver e gerir a implementação de soluções tecnológicas nos mais diversos setores de uma empresa; e a pós em Desenvolvimento Web Full Stack, para que você consiga atuar como programador back e front end no desenvolvimento de softwares e páginas web

2 – Marketing Digital e Social Media

Quem nunca teve a atenção captada pela postagem de uma marca citando uma referência musical, literária ou do cinema? Ou então começou a seguir uma página devido à linguagem divertida e descontraída que ela pratica nas redes sociais? Isso é fruto do trabalho do marketing digital e do social media! 

Muito integrado com a área de tecnologia, hoje o setor de marketing utiliza as redes sociais como agente impulsionador das campanhas e incorpora uma linguagem mais informal e repleta de gírias e referências pop para torná-la mais próxima do público, aumentando assim o fator identificação.

Portanto, se você é heavy user de redes sociais, conhece todos os memes que estão em alta e entende bastante sobre cinema e séries, aposte em uma carreira voltada para a produção de conteúdo em marketing pois seu perfil é 100% compatível com a demanda atual da área. 

Recomendamos duas boas especializações para você chegar se destacando: MBA em Marketing Digital e Analytics, que vai te dar uma visão geral do mercado e te capacitar a analisar as tendências para transformá-las em captura de lead, e MBA em Redes Sociais, em que você vai aprender a estruturar estratégias vencedoras para o ambiente digital. 

3 – Educação

Hoje em dia, as escolas acrescentam tablets, softwares e jogos digitais como ferramentas de aprendizado. Muito comum também é a adoção de uma abordagem mais atenciosa para cada aluno, em que eles são mais participativos na construção do método de ensino.

Eles aprendem através da prática do conhecimento, discutindo assuntos mais próximos da vivência deles.

A pós-graduação que recomendamos para interessados nessa área é a Pós em Tendências e Metodologias Para o Ensino de Ciências e Biologia, que vai capacitar os educadores a implementarem metodologias criativas e tecnológicas no ensino das ciências naturais, tornando o aprendizado mais atrativo para os alunos. 

Nas instituições do Portal Pós, você consegue se formar em todas as especializações citadas sem precisar sair de casa, graças à pós-graduação online de alta qualidade. Venha comemorar o Dia do Orgulho Nerd mais preparado profissionalmente!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades