Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Remoto, híbrido ou presencial: qual estilo de trabalho combina com você?

Com o isolamento social iniciado no ano passado, muitas empresas tiveram sucesso ao utilizar o home office como solução. Com isso, a tendência é que em breve elas passem a ser mais flexíveis e adotem outros formatos além do presencial. Mas, e você, sabe qual é o seu estilo de trabalho ideal?

Se você trabalhou de forma remota, a esta altura já deve conhecer os desafios e benefícios de exercer suas atividades a partir de casa. Porém, é importante saber mais sobre todas as três formas de trabalho, principalmente porque o seu nível de produtividade, sua satisfação e as habilidades para se sair bem em cada uma delas pode variar.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quer saber mais sobre os estilos remoto, híbrido e presencial de trabalho, as vantagens e desvantagens de cada um e qual deles combina mais com você? Então, acompanhe este artigo.

Qual estilo de trabalho combina mais com você

1 – Trabalho Remoto

Também conhecido como teletrabalho ou home office, este estilo de trabalho já é regulamentado no Brasil desde 2017, porém, tornou- se mais popular durante a pandemia. Se você fica confortável em resolver qualquer tipo de assunto através de ferramentas de comunicação e sente que a sua qualidade de vida aumenta quando não precisa gastar tempo se deslocando até o trabalho, este formato é ideal para você.

Leia também: Por que “pausas para o café” são importantes no home office?

Vantagens do trabalho remoto:

✔ Economia: a principal vantagem do home office é sem dúvida a economia de tempo e dinheiro com o transporte. Afinal, você não gastará com transporte público, estacionamento e nem com alimentação em restaurantes. 

✔ Aumento da produtividade: segundo uma pesquisa realizada pela Google Workspace, 41% dos profissionais entrevistados pela empresa afirmaram se sentir mais produtivos trabalhando a partir de casa. 

✔ Rotina participativa: outra vantagem desta forma de trabalho é que você pode participar mais da rotina da casa e aumentar a convivência com a família.

✔ Flexibilidade de horário e lugar: o trabalho remoto oferece outro grande benefício, que é a possibilidade de negociar os seus horários de acordo com os seus períodos mais produtivos. Além disso, o home office permite que você trabalhe de qualquer lugar, seja na cidade, na praia ou até mesmo em outro país.

Desvantagens do trabalho remoto

✔ Falta de privacidade: embora trabalhar em casa te aproxime da família, também é possível que você se sinta incomodado em alguns momentos com interrupções e barulhos. Por isso, quem opta por este formato precisa ter um espaço exclusivo para o trabalho e contar com a colaboração dos outros moradores da casa.

✔ Exaustão: é comum que no home office algumas pessoas precisem priorizar as tarefas domésticas no horário do trabalho e, por isso, fiquem até mais tarde na frente do computador. Além disso, reuniões por vídeo chamada em excesso podem gerar um alto nível de esgotamento conhecido como “fadiga de Zoom”.

✔ Falta de infraestrutura: geralmente, as empresas dispõem de dispositivos eletrônicos e móveis adequados para o trabalho e para a ergonomia do funcionário. Em casa, pode ser que isso não aconteça.

Entre as principais habilidades para quem deseja se sair bem no trabalho remoto estão: inteligência emocional para separar a vida privada do trabalho; boa gestão de tempo; organização; boa comunicação verbal e escrita; resolução de conflitos; facilidade com tecnologia e ferramentas de comunicação.

2 – Trabalho Híbrido

Este é o estilo de trabalho que alterna entre o modo presencial em determinados dias da semana e o remoto em outros. Ele tem ganhado cada vez mais adesão e tem sido considerado a opção mais viável para o futuro, mas já adotado por muitas empresas.

Se você se sente confortável com o uso da tecnologia e acredita que um ou dois dias da semana são suficientes para ir ao escritório, fazer reuniões e resolver problemas, este pode ser o estilo de trabalho que mais combina com você. Os prós e os contras do trabalho híbrido são bem parecidos com os do home office. Veja a seguir o que os diferenciam. 

Vantagem do trabalho híbrido

✔ Flexibilidade: a maior vantagem desta forma de trabalho é poder escolher quais dias você irá para o escritório e quais você trabalhará de casa. Você pode optar ir ao trabalho nos dias em que tem compromissos fora e fazer home office quando for o dia do rodízio do seu carro, por exemplo.

✔ Conta com colegas: nesse modelo de trabalho, você tem a oportunidade de se reunir com os colegas de trabalho presencialmente em alguns dias da semana. Isso é bom para aproximar e ver as pessoas que trabalham com você além das câmeras durante reuniões.

Desvantagem do trabalho híbrido

✔ Comunicação: uma das maiores dificuldades neste estilo de trabalho pode ser a comunicação, especialmente durante as reuniões, uma vez que parte da equipe estará no escritório e, outra, trabalhando remotamente.

Para quem deseja ter um bom desempenho no trabalho híbrido, habilidades como autogestão, flexibilidade, boa comunicação, proatividade e disposição para construir relações são essenciais.

3 – Trabalho presencial

Se você prefere resolver os problemas de forma mais rápida e pessoal, gosta de socializar e trabalhar utilizando a infraestrutura oferecida pela empresa, voltar a trabalhar no escritório a semana toda é o seu estilo de trabalho.

Vantagens do trabalho presencial:

✔ Horários de trabalho bem definidos: ao contrário do trabalho remoto, presencialmente é mais fácil ter controle sobre os seus horários, afinal, é necessário registrar o ponto. Além disso, como o seu foco é totalmente voltado para o trabalho, as tarefas são    finalizadas com maior pontualidade.

✔ Maior facilidade em resolver problemas: no trabalho presencial não é necessário agendar reuniões para resolver assuntos simples. Basta ir até a mesa do colega ou convidá-lo para um bate papo rápido no café.

✔ Socialização: socializar no trabalho é muito importante para desenvolver a empatia, estreitar laços e fortalecer a cultura da empresa.

Desvantagens do trabalho presencial:

✔ Gastos: neste estilo de trabalho os gastos com transporte, estacionamento e alimentação podem pesar no bolso.

✔ Menos qualidade de vida: segundo dados do IBGE, nas capitais, a média semanal de deslocamento entre casa e trabalho chega a 6,4 horas, o que contribui para a correria, estresse e ansiedade.

Embora a maioria de nós já esteja acostumado com esta forma de trabalho, a volta ao escritório pode exigir novas habilidades comportamentais. As principais são a capacidade de adaptação e de estabelecer relacionamentos, paciência, colaboração e autogerenciamento.

Como vimos, cada estilo de trabalho tem suas vantagens, desvantagens e exige habilidades socioemocionais diferentes de nós. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a identificar aquele que mais combina com você. E se você quer se destacar no mercado de trabalho, fazer uma especialização também é uma excelente escolha para a sua carreira. Conte com a Unopar EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades