Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como fazer estudo de concorrentes em 5 passos: veja

ilustração com lupa em destaque para ilustrar texto sobre estudo de concorrentes

Empresas com visão estratégica estão sempre em busca de novas formas de desenvolver processos, fortalecer suas equipes e buscar modelos inovadores para conquistar a liderança no mercado em que atuam. Parte desse processo envolve o estudo de concorrentes

Essa análise busca identificar o que outras organizações estão desenvolvendo, tanto internamente quanto para o público, e entender a melhor forma de competir e conquistar novos clientes. 

O estudo dos concorrentes é uma etapa importante do planejamento estratégico, especialmente das áreas comerciais, pois oferecem uma ampla visão de como os consumidores lidam com essas soluções. E isso indica o que fazer e também o que não fazer. 

A ideia não é copiar os concorrentes, mas sim entender como eles atuam, buscando soluções inovadoras e que tenham um diferencial. Além do setor de vendas, também pode ser aplicado em áreas como marketing e comunicação. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por que fazer um estudo de concorrentes?

Em resumo, para estar um passo à frente. Analisar o que os competidores estão fazendo  permite que a empresa aperfeiçoe seus processos, e ofereça soluções e condições melhores para os clientes. 

Com essa análise é possível entender onde a empresa está posicionada em relação aos competidores, qual a percepção que o público tem de cada um e observar quais são as oportunidades de crescimento. 

Com isso, a empresa consegue encontrar soluções que permitem aumentar as vendas e o faturamento, ou ainda enxugar processos e cortar gastos. 

Essa avaliação pode incluir informações como:

  • Ofertas dos concorrentes
  • Estratégias de venda
  • Marketshare
  • Pontos fortes e fracos
  • Público-alvo
  • Campanhas de marketing

Existem três tipos principais de concorrentes que podem ser analisados: diretos, indiretos e substitutos. Os diretos oferecem o mesmo produto ou serviço, os indiretos oferecem soluções diferentes, mas com a mesma finalidade, e os substitutos oferecem opções alternativas que podem substituir o produto ou serviço.

Como fazer um estudo de concorrentes em 5 passos

Empresas que possuem uma área de Inteligência Competitiva bem estruturada contam com um time que pode fazer essa análise aprofundada, mas mesmo quando isso não acontece, seguindo alguns passos, os setores de interesse podem realizar essa tarefa. 

O mais importante é fazer um bom planejamento e estruturar as informações a serem coletadas, e os objetivos com essa análise. Com isso, a partir dos passos a seguir é possível construir um estudo de concorrentes:

1 – Descubra quem são seus concorrentes

O passo inicial para começar a coleta de dados é entender quem são esses competidores. Nesta fase, é importante listar os concorrentes diretos, indiretos e substitutos. Eles serão a base de todo o estudo, e é a partir dessas empresas que sairá o planejamento estratégico.

2 – Defina os objetivos da análise

Essa pesquisa pode ser ampla e abranger inúmeros aspectos da empresa, ou pode ter um foco definido, como ações de marketing, estratégia de redes sociais, preço e forma de pagamento. Portanto, antes de coletar os dados é preciso definir quais serão as informações pesquisadas. 

3 – Faça a coleta dos dados

Esse processo é o mais demorado, e vai exigir a consulta a diversas fontes. Isso porque, enquanto algumas informações são de domínio público e facilmente acessadas, outras vão exigir métodos diferentes. Em alguns casos, é preciso usar sistemas de inteligência para fazer esse levantamento. 

4 – Analise os dados 

Existem muitos métodos que podem ser usados para analisar esses dados. Um deles é a matriz SWOT, ou FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). É uma maneira visual de entender os pontos positivos dos concorrentes, e quais ações devem ser tomadas para aumentar a competitividade. 

5 – Desenvolva um planejamento estratégico

Depois que essa análise for feita, a empresa terá uma panorama claro de como seguir. Se o concorrente tem forte presença nas redes sociais, por exemplo, essa pode ser uma oportunidade de buscar maneiras de atingir esse potencial cliente. Isso deve ser alinhado com as áreas envolvidas na análise e que serão impactadas por esse estudo. 

É importante lembrar também que o estudo deve ser feito regularmente, pois processos mudam, os consumidores criam novas exigências e essa é uma oportunidade para continuar se aperfeiçoando. Além disso, os concorrentes também farão isso com a sua empresa, acredite. 

Como ser especialista na área?

Embora este trabalho envolva profissionais de diversas áreas, existe um profissional com conhecimento adequado para gerenciar esse processo e avaliar os dados, o analista de inteligência de mercado. Esse conhecimento permitirá a avaliação das informações de forma mais precisa, e sugestões estratégicas com base nos resultados. 

Para se especializar nessa área, é possível fazer uma pós-graduação. A pós Pitágoras conta com diversos cursos, com duração flexível e formato EAD, que podem se adequar a rotina de trabalho. 

Com isso, o profissional é capacitado a desenvolver estudo de concorrentes e outras análises de dados que contribuem para a melhoria contínua de uma organização. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades