Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como a etiqueta empresarial pode interferir no seu marketing pessoal

pessoas reunidas no trabalho para ilustrar texto de etiqueta empresarial

Um currículo bem elaborado ou um perfil nas redes sociais como o LinkedIn, pode ser visto com destaque no primeiro contato, mas o que define a opinião das pessoas sobre você é o comportamento durante a interação.

Por isso, dentro da psicologia de vendas existe a técnica do rapport, termo que deriva do francês rapporter e significa “trazer de volta”, ou seja, criar uma ligação de sintonia e empatia com a outra pessoa. Esse método inicia-se nos primeiros 5 minutos de conversa, portanto esse momento é crucial para causar uma boa impressão.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Outra característica que causa destaque é a etiqueta empresarial. Segundo um estudo da universidade americana de Harvard, dois terços das demissões ocorrem por dificuldade de relacionamento com os colegas. Atualmente vivemos em meio a uma diversidade social e para um bom convívio, a etiqueta empresarial se faz indispensável.

O que é a etiqueta empresarial?

A etiqueta empresarial é um conjunto de ações cerimoniais entre pessoas e empresas, sinônimo de ética profissional, educação e bom comportamento. Ou seja, são regras regidas pelo marketing pessoal, que demonstram respeito no ambiente pessoal e profissional, por isso essas regras de convivência devem ser levadas em consideração mesmo em ambientes informais.

A seguir listamos algumas dicas relacionadas à boa etiqueta empresarial.

  1. A vestimenta diz muito para as outras pessoas, assim é recomendável roupas discretas, sem extravagância ou cores berrantes. Por isso, ao visitar outras empresas o ideal é se atentar ao dress code (código de vestimenta) daquele local, com atenção especial com a higiene pessoal;
  2. Seja cordial e prestativo. Saiba ouvir e falar na hora certa, peça licença para entrar nos lugares, cumprimente todas as pessoas que estiverem no local e estenda a mão apenas se o outro fizer primeiro, sente-se somente se convidado.
  3. Se comunique corretamente, olhe nos olhos, demonstre atenção e interesse no que estão falando. Adeque o tom de voz ao ambiente e evite distração durante a conversa.
  4. Mantenha a postura, não cruze os braços pois este gesto demonstra que você está fechado para a conversa. Evite se sentar de qualquer jeito, especialmente na beirada da cadeira. É importante estar acomodado, mas com postura ereta e de forma adequada.
  5. Seja organizado e demonstre isso para as outras pessoas. Planeje seu tempo, sempre que necessário marque seus compromissos em uma agenda e seja pontual. Mantenha os papéis e seus arquivos de computador em lugares de fácil localização para que caso um membro da sua equipe precise, seja fácil de localizar.
  6. Respeite os colegas e espaço de trabalho. Evite assuntos que exponham sua vida pessoal ou de outra pessoa. Fofocas e críticas indelicadas não combinam com o ambiente.
  7. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, se possível deixe no silencioso. Evite ligações pessoais e caso ocorram, busque um lugar adequado para que você possa atender. Não fale alto e muito menos utilize palavras de baixo calão.
  8. Bom humor é essencial para o relacionamento nas empresas, tenha empatia ainda mais em dias difíceis e cuide as brincadeiras. Um ambiente descontraído é importante, mas para isso deve conter apenas brincadeiras saudáveis, para assim promover um ambiente alegre.
  9. Saiba trabalhar com imprevistos, argumente quando em opiniões divergentes e saiba ceder quando necessário.

Se você gostou das dicas para uma boa etiqueta empresarial e gostaria de se aprofundar no assunto, confira 3 cursos de Pós-Graduação que podem combinar com seu perfil: “Desenvolvimento Humano em Gestão de Projetos”, “Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance” e “MBA em Gestão de Pessoas”.

Texto escrito por Leryan Cabeleira 

Estudante de Marketing Digital, com experiência em gestão de redes sociais, Facebook e Instagram Ads. Atualmente responsável pelo comercial do setor de pós-graduação da Unopar Polo Guaíba e Unopar Polo Montenegro.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades