Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que o livro O Monge e o Executivo pode nos ensinar sobre liderança?

mulher lendo livro para simular leitura da obra O Monge e o Executivo

Um dos assuntos mais procurados no empreendedorismo é sobre liderança, até porque essa é uma das características que todo empreendedor de sucesso precisa ter: ser um bom líder e não um chefe. Uma das maneiras mais comuns (e fáceis) de aprender sobre liderança é através dos livros, como em O Monge e o Executivo.

Como nem todo mundo nasce com essa habilidade e ao começar um negócio, a maioria nem imagina como liderar a sua equipe. Por isso, é necessário manter a tranquilidade, ter muito estudo, treino e experiência conforme o tempo for passando. Esse livro, escrito por James C. Hunter, traz várias lições para o mundo dos negócios e para a vida pessoal. Entenda mais sobre o livro:

O Monge e o Executivo: sobre o que é o livro?

James C. Hunter é um famoso consultor e, em seu livro, trouxe a história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado, pai de dois filhos e técnico voluntário de um time de beisebol. Durante a história, John se questiona sobre as coisas não acontecerem conforme ele tinha planejado, após uma conversa com o pastor de sua igreja  e por enfrentar problemas profissionais e pessoais, ele decide passar um tempo em um retiro no mosteiro cristão.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Nesse retiro, o executivo encontra alguns ensinamentos e respostas para sua vida pessoal e profissional, principalmente sobre o mistério de “Simeão”, um nome que vivia perseguindo-o. 

O livro escrito em 1989, que é um clássico no meio do empreendedorismo, relaciona os valores tradicionais, crenças e emoções em debates que trazem ricas lições para a vida, pois ele mostra um ambiente em que juntam-se diferentes pessoas, com personalidades distintas em um lugar só, mas com um único objetivo. O autor também explica que essas são as principais variáveis que definem nossa capacidade de liderar nossa vida pessoal e profissional, e traz uma grande lição sobre a exposição do que somos e como agimos.

O que aprendemos com O Monge e o Executivo

O livro é um manual de como se relacionar melhor com as pessoas à sua volta, principalmente se você ocupa uma posição de destaque ou liderança. Com os personagens tendo perfis diferentes, o autor ensina a saber ouvir, tratar as pessoas com respeito e oferecer um ambiente de trabalho seguro e agradável. 

Leia também: Benefícios da leitura: entenda por quais motivos é importante ler

Independentemente da área de atuação ou da posição que ocupa pode se beneficiar ao ler O Monge e o Executivo, pois o bom relacionamento com as pessoas é a peça principal para uma vida feliz e harmoniosa. Separamos abaixo alguns ensinamentos do livro para colocar em prática no dia a dia:

  • Diferença entre poder e autoridade

Esse é um dos principais paradigmas quebrados no livro. Comece a notar como você se relaciona com as pessoas, a maneira como lidar com seus colegas de trabalho, família, amigos e até o seu dinheiro. Você acha que é uma relação de poder ou de autoridade? 

O principal pensamento aqui é sobre como a autoridade diz muito a respeito do indivíduo, sobre a sua postura como pessoa e, diferente do poder, ela não pode ser comparada, doada, tomada e nem vendida. A chave para ser um bom líder é executar as tarefas enquanto se relaciona bem com as pessoas à sua volta.

  • Visão pró-ativa

“Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados, e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente”, essa é considerada uma das frases mais marcantes da obra de James C. Hunter. E esse ensinamento traz um questionamento: o modelo de atendimento ao cliente e como um líder pode contribuir para a melhoria.

Muitos colaboradores não visam o sucesso do cliente de forma genuína, mas por ser uma obrigação do seu trabalho e resulta em atitudes do dia a dia que não são tão benéficas para esse relacionamento. Nesse sentido, é papel do líder ter produtividade, identificar quais são os obstáculos na vida de seus colaboradores e entender se é possível ajudá-los, além de mudar o conceito de relacionamento com cliente.

  • Amor e liderança caminham juntos

Nenhum relacionamento é capaz de durar e fazer todos felizes se não for construído com amor, e isso vale para relação entre líder e seus liderados. Mesmo que soe romântico e até poético, isso é algo que reafirma a necessidade de aprendermos a colaborar entre si, desenvolver a escuta ativa e agir em prol das necessidades dos outros.

Em um dos capítulos, o autor cita algumas características que são fundamentais em líderes de sucesso:

  • O perdão, que representa abrir mão do ressentimento;
  • O respeito, que representa tratar todos como indivíduos importantes;
  • A humildade, que nada mais é do que agir sem pretensão ou arrogância;
  • A paciência para desenvolver e mostrar o autocontrole;
  • A honestidade que é não se deixar enganar;
  • Ter compromisso, sustentando suas escolhas;
  • Ser bondoso, dando atenção e incentivando as outras pessoas;
  • Abnegação que nada mais é do que satisfazer a necessidade dos outros.

Para desenvolver esse ponto e se destacar como líder, é preciso ter como ponto forte o respeito, bondade e paciência. Um bom líder precisa influenciar pessoas, ou seja, desenvolver atividades que as motivem a colocar em prática sua essência em prol da vida profissional e da empresa que trabalham.

O Monge e o Executivo é um excelente livro sobre liderança, mas, mais do que isso, é uma ótima referência para quem busca aprender a se relacionar melhor com seus liderados, colegas de trabalho e a própria família. Agora que você já sabe o básico sobre ser um bom líder, confira outras competências que todo líder deve ter.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades