Ir para o conteúdo
Curiosidades

Fake news: aprenda a identificar notícias falsas na internet

celular com destaque na tela para fakw news

Em período de eleições, os brasileiros são bombardeados durante toda a campanha por fake news nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Informações que não têm credibilidade ou são inverídicas são repassadas inúmeras vezes. Isso acontece através de usuários que não possuem o cuidado de checar se são verdadeiras ou, ao menos, publicadas por uma fonte confiável.

Para se ter ideia, uma pesquisa divulgada em 2022 pela Poynter Institute, com apoio do Google, indica que 44% dos brasileiros têm contato com notícias falsas todos os dias. Então, em uma sociedade em que a informação chega em segundos do outro lado do mundo e pode ser divulgada por qualquer pessoa, como saber o que é verdadeiro ou falso? 

Para isso, separamos algumas dicas para você identificar fake news. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como identificar fake news?

As informações fazem sentido?

É importante sempre desconfiar de informações que não parecem verdadeiras. Uma dica é verificar se o que foi noticiado está em outro veículo de comunicação, se tem textos muito curtos e com pouco embasamento, se parecem teorias da conspiração ou atacam muito determinada pessoa. Se tiver essas características, a chance de ser fake news é alta.

A informação só aparece em um lugar?

Se aquele artigo que você recebeu pelo WhatsApp está apenas em um blog, há grande chance de a informação não ser real. Isso porque a notícia verdadeira se espalha, conta com diversas fontes e é veiculada na maioria dos grandes meios de comunicação (rádio, TV, jornais e sites de notícias). Se estiver na dúvida, procure no Google sobre o assunto. Veja o que, e se, se outras pessoas estão falando sobre ele.

A data e a fonte foram conferidas?

É muito comum que os divulgadores de notícias falsas compartilhem informações antigas sobre algo que aparentemente é recente. Muitas coisas até poderiam ser verdadeiras no passado, mas, hoje, não fazem mais sentido. A disseminação de informações antigas como novas também é uma forma de fake news. 

Por isso, ao desconfiar da veracidade confira quando aquilo foi escrito. O levantamento da Poynter Institute indica que 66% dos brasileiros afirmam que conferem a fonte da notícia, enquanto 59% olham a data em que as postagens foram feitas. Portanto, vale a pena ficar de olho nesses dois fatores para não cair em fake news.

O texto apresenta diversos erros de português?

É claro que, em alguns momentos, erros de português passam despercebidos antes da publicação de determinado conteúdo. No entanto, caso você perceba que há uma grande quantidade de palavras escritas de forma errada ou, até mesmo, pontuação em excesso, vale ter cuidado redobrado antes de compartilhá-la. Essas são características frequentes dos textos falsos.

A publicação é sensacionalista?

Esse é outro ponto que precisa ser checado para identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa. No geral, as fake news costumam conter títulos chamativos, tendenciosos e que causam “alarde”. Por isso, desconfie se você encontrar publicações assim e, de preferência, evite compartilhá-las nas redes sociais. 

A origem do áudio é confiável?

Além de conteúdos em texto, os áudios também fazem parte das fake news. Ou seja, pode ser que você receba algum conteúdo duvidoso nesse formato e, com isso, será preciso fazer a checagem. Uma dica é verificar com a pessoa que enviou se ela conhece quem gravou ou, ainda, digitar um trecho da notícia no Google. 

Outras dicas são:

  • Não leia apenas o título. Confira todo o conteúdo;
  • Não clique em links que parecem suspeitos;
  • Viu que alguém próximo compartilhou algo falso? Avise a pessoa.

Já ouviu falar em deepfake?

Essa é a mais nova tendência quando o assunto é fake news. A tecnologia do deepfake permite a criação de vídeos falsos, mas bem realistas, com pessoas dizendo ou fazendo algo que, na verdade, é falso. Esse algoritmo tecnológico utiliza inteligência artificial para manipular imagens de rostos e criar diferentes movimentos. Como resultado, há simulação de voz, expressão e fala. Por isso, a dica é sempre buscar a fonte do vídeo que acabou de receber. 

Conte com a ajuda das ferramentas 

Se mesmo com todas estas dicas você ainda desconfiar da veracidade na notícia, existem alguns sites que combatem as fake news, como:

Fake news podem ser detectadas também com conhecimento e, para isso, nada melhor que estudar, não é mesmo? Se você acha que está ficando para trás na carreira, conheça nossos cursos de pós-graduação e escolha um que vai te ajudar a decolar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades