Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

É possível fazer entrevista de emprego trabalhando? Entenda!

fazer entrevista de emprego trabalhando

Procurar emprego quando você ainda está empregado é algo comum. No entanto, é preciso cuidado e estratégia para fazer entrevista de emprego trabalhando sem se comprometer no emprego atual. Afinal, se descoberto, você pode ficar em uma situação embaraçosa e até acabar sendo demitido — algo que você definitivamente não quer. 

Então, como buscar oportunidades e fazer entrevistas de emprego trabalhando? Existem alguns caminhos pra isso. Antes de qualquer coisa, é importante estar preparado e ser muito cuidadoso. Dessa forma, conseguirá ter mais chances de sucesso. 

É possível fazer entrevista de emprego trabalhando?

Sim, é possível! Porém, como comentamos, é preciso adotar alguns cuidados e ser estratégico. Pequenos erros podem te comprometer no emprego atual ou fazer com que os recrutadores te vejam como um profissional antiético. 

Cuidados para buscar emprego trabalhando

1 – Não deixe de cumprir suas obrigações 

Você tem motivos para buscar um novo emprego, mas ainda assim é preciso manter a rotina e cumprir com as obrigações no trabalho atual. Não deixe de fazer suas atividades nem deixe o rendimento cair. Isso poderá te prejudicar e fazer com que o processo de troca de empregos seja estressante.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Vale lembrar que você nunca deve usar os seus contatos corporativos (e-mail e telefone) para procurar emprego. Utilize apenas os contatos pessoais. 

Também não deixe de cumprir suas atividades para fazer a entrevista de emprego. Tente conciliar as duas coisas. Nesse momento, é fundamental manter a sua imagem ética e profissional. 

2 – Atente-se às redes sociais

A internet é uma grande aliada na busca por um novo emprego, mas também pode expor aos outros que você está procurando um novo trabalho, o que te deixa em uma situação delicada. Você não precisa deixar de usá-la. Basta adotar algumas técnicas para garantir a sua privacidade. 

O LinkedIn é um dos principais meios para se encontrar um novo emprego. Tenha cuidado ao comentar em publicações sobre vagas, pois o seu comentário pode aparecer para colegas da sua empresa atual. 

Além disso, desative aquela função que notifica os seus contatos sobre as atualizações do seu perfil. Assim, eles não desconfiarão quando você atualizar suas experiências e habilidades. 

Também evite expor nas suas redes sociais pessoais que está procurando emprego ou que precisa de indicação. Isso também pode te comprometer com seu líder. 

3 – Não dê pistas no emprego atual

Além das dicas já citadas, é preciso ter atenção a outros pontos para não dar pistas no seu emprego atual. Se você tem uma entrevista de emprego naquele dia, cuidado para não ir trabalhar com uma roupa muito formal e diferente do habitual. Isso certamente chamará a atenção dos colegas. 

Também evite contar para as pessoas do trabalho que você está procurando uma nova empresa. Alguém pode desejar ocupar o seu cargo e acabar expondo aos líderes a sua procura por um emprego novo. 

4- Seja discreto e peça discrição 

No seu contato com os recrutadores, deixe claro que ainda está empregado. Imagine só pedirem uma recomendação sua para o seu chefe atual? Ou ainda abordarem a sua empresa dizendo que têm um excelente candidato que, no caso, é você? 

Para que situações como essa não aconteçam, explique o seu momento atual e peça sigilo e discrição para o profissional de recrutamento. 

Como fazer entrevista de emprego estando empregado?

Foi chamado para uma entrevista de emprego e está trabalhando? Não se preocupe, é possível conciliar as duas coisas. Como as entrevistas acontecem em horário comercial, você terá que se organizar para deixar o trabalho por algumas horas e participar dessa etapa do processo seletivo. 

Se você faz home office e a entrevista é online, basta se organizar e não marcar nada no mesmo horário. Se esse não for o caso, converse com seu líder e peça um período de folga. Evite inventar mentiras, dizendo que você ou algum familiar está doente. Isso pode causar complicações no futuro. 

Lembre-se que você tem direito à privacidade e diga que tem um compromisso pessoal naquele período. 

Durante a entrevista, não é recomendado ocultar informações sobre o seu trabalho atual. Dizer que está 100% disponível e desempregado pode ser um problema no futuro e até comprometer uma vaga que poderia ser sua. 

O ideal é deixar claro que está empregado, mas que está insatisfeito com o trabalho atual e, por isso, busca novas oportunidades. Provavelmente, você será questionado sobre esse descontentamento com o seu atual emprego. Por isso, saiba como argumentar sem perder o profissionalismo.

Não se preocupe, pois é comum buscar um novo emprego mesmo já estando empregado. Muitos candidatos estão nessa situação e os recrutadores e empresas estão preparados para isso. É válido buscar oportunidades mais interessantes para o seu desenvolvimento! 

Nesse processo, o importante é sempre manter a honestidade com o recrutador e ser cuidadoso em relação ao seu emprego atual. Assim, você consegue buscar um novo trabalho sem se comprometer. 

Outra dica para ter a chance de fazer uma entrevista de emprego trabalhando é investir em uma especialização. Com uma pós no currículo, será mais fácil ser chamado para processos seletivos e conquistar melhores posições. Confira as opções de pós-graduação Unopar e dê um salto na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades