Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Busca por profissionais qualificados será maior: como se preparar

profissionais qualificados

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais qualificados saem na frente dos demais e conseguem se destacar em processos seletivos. Para fazer parte desse grupo, é importante entender quais são as características em comum entre esses profissionais que chamam a atenção das empresas. 

Preparar-se para ser um profissional cada vez mais qualificado é o caminho para conquistar boas oportunidades e ter uma carreira bem-sucedida. Dados da 20ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) mostram isso. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

De acordo com a pesquisa, 26% das empresas afirmam que a intenção de contratar profissionais qualificados nos próximos meses será mais alta do que atualmente. Hoje, 30% dizem que a intenção é alta ou muito alta. 

Não há dúvidas de como é importante buscar qualificação profissional. Mas, como chegar lá? O primeiro passo é entender qual o diferencial desses profissionais que se destacam no mercado e, em seguida, adotar certas atitudes para a sua carreira. 

O que profissionais qualificados têm em comum?

Um profissional qualificado vai muito além de um currículo cheio de experiências profissionais. Como a qualificação está atrelada aos conhecimentos e habilidades, os profissionais qualificados são aqueles que investem em educação, atualização e aprofundamento de conhecimento. 

Geralmente, são pessoas que fazem cursos, participam de workshops e têm uma pós-graduação. São profissionais especialistas na sua área de atuação – algo que faz toda a diferença para o mercado. 

De modo geral, quem investe em qualificação profissional consegue desenvolver e acumular certas habilidades e conhecimentos que o destacam em processos seletivos e o aproximam de melhores oportunidades profissionais. 

As chances de conseguir espaço no mercado e conquistar uma carreira de sucesso são pequenas quando não se busca qualificação e conhecimento. 

Como ser um profissional qualificado em 4 passos

Existem algumas atitudes que você pode tornar para ser um profissional qualificado. Confira algumas dicas abaixo!

1 – Faça uma pós-graduação

Apenas o curso de graduação já não é mais o suficiente para conquistar boas vagas. Profissionais com uma pós-graduação no currículo têm mais chances de se destacar em um processo seletivo, já que são especialistas em um assunto. 

Enquanto a graduação oferece uma formação mais abrangente, a pós-graduação proporciona uma formação focada em te tornar um especialista. O método e as disciplinas são pensados para que aprenda novas habilidades e conhecimentos que te especializam em um assunto. 

Além disso, a pós oferece uma formação favorável para desenvolver tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, ou seja, você se torna um profissional muito mais completo e preparado para as exigências do mercado. 

Outro ponto importante é que as empresas valorizam profissionais que buscam se atualizar e continuam estudando após a graduação. 

2 – Acompanhe as tendências do mercado

Acompanhar as notícias do país, os principais acontecimentos do mundo e as tendências do mercado são coisas que te tornam um profissional mais qualificado. Isso porque o contexto social e político também influencia a economia e o mercado de trabalho. 

Estar por dentro das notícias e das tendências também ajuda você a tomar decisões mais assertivas em relação à sua carreira. Além disso, profissionais bem informados e atualizados se destacam nas empresas. 

A dica é acompanhar os principais portais de notícias do país e profissionais que são referências na sua área de atuação – o LinkedIn é uma ótima fonte de informação para isso. Também vale buscar artigos, podcasts e até vídeos sobre a sua área de atuação. Amplie o repertório e acumule conhecimento. 

3 – Desenvolva soft skills

Você já ouviu falar em soft skills? Também conhecidas como habilidades interpessoais, são competências comportamentais que contribuem para o seu desenvolvimento profissional. Elas melhoram o relacionamento com os colegas e te deixam mais confiante para trabalhar. 

As soft skills são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Em um processo seletivo, os recrutadores não buscam apenas profissionais com conhecimento técnico. Mais do que isso, procuram colaboradores que se destacam por suas habilidades comportamentais.

Entre essas habilidades, podemos destacar: empatia, resiliência, inteligência emocional, organização e proatividade. Há ainda várias outras soft skills que contribuem para o desenvolvimento de um profissional. A dica é investir em autoconhecimento e estudar sobre o tema. 

4 – Estude outros idiomas

Outro ponto importante quando se fala em qualificação profissional é dominar outros idiomas além do português. É muito comum que vagas de emprego exijam que candidatos falem outros idiomas, principalmente o inglês. Porém, você sabia que apenas 5% das pessoas no Brasil falam inglês e só 1% é fluente? 

Investir no estudo do idioma será um diferencial e tanto em um processo seletivo. Com o conhecimento do inglês, você consegue buscar vagas em grandes empresas e até mirar em uma carreira internacional. 

Existem algumas formas de estudar novos idiomas. Você pode buscar uma escola ou um professor particular. Se o investimento não for possível no momento, não desanime! Muitos profissionais qualificados estudam o idioma por conta própria. Seja por aplicativos, cursos online ou vídeos no YouTube.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades