Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

“Por que você quer sair do emprego atual”: como responder?

por que você quer sair do emprego atual A entrevista de emprego é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo. É o momento em que você vai se apresentar com detalhes, explorando suas habilidades e experiências para que o recrutador entenda que você é o candidato mais adequado para aquela vaga. Porém, algumas perguntas mais difíceis, como “por que você quer sair do emprego atual?”, podem te deixar em uma situação embaraçosa.  Perguntas complexas como essa são comuns em entrevistas de emprego, mas se o despreparo e a insegurança falam mais alto, o candidato pode dar uma resposta rasa ou até inadequada. Dependendo do que foi respondido, ele pode “perder pontos” e até colocar a sua credibilidade em xeque.  Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se Para driblar a tensão e a insegurança de perguntas mais delicadas, a dica é se preparar com antecedência e manter a calma durante a conversa. Lembre-se que a sinceridade é sempre a melhor saída, mas, para isso, é importante encontrar as palavras certas para responder de forma ética e profissional.

Por que você quer sair do emprego atual? 3 opções de resposta 

A princípio, responder essa pergunta pode ser um desafio. Porém, a verdade é que alguns momentos de reflexão e preparo podem te ajudar a encontrar a resposta adequada e até surpreender os recrutadores. Para saber explicar os motivos que te levam a buscar uma nova oportunidade, é importante que você entenda o que te faz querer sair do seu emprego atual. Reflita sobre os seus motivos e pondere as justificativas mais adequadas.  Pode ser que os motivos para sair da empresa atual estejam relacionados a problemas de relacionamento com superiores, sobrecarga de tarefas ou um salário defasado em relação ao mercado. No entanto, é preciso cuidado para não transformar isso em um momento de desabafos e lamentações.  Reclamações e comentários negativos sobre a empresa atual podem ser vistos como uma postura antiética e pouco adequada para uma entrevista de emprego. Busque falar de forma suave e profissional sobre os seus motivos.  Além disso, evite clichês como “estou em busca de novos desafios”. Essa resposta diz pouco sobre você e seus objetivos profissionais.  Você pode estar se perguntando quais respostas são consideradas adequadas para a questão. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Paula Boarin, mentora de carreira e facilitadora corporativa, sugere três bons argumentos que podem ser usados nesse momento. Confira!

1 – Divergência com valores e cultura da empresa 

É comum não se identificar mais com a empresa onde você está trabalhando. Pode ser que a situação com os colegas de trabalho seja complicada e conflituosa ou um ambiente pouco saudável e profissional.  Nesse caso, evite dizer que a empresa “é uma bagunça” ou que “só tem gritaria”. Para não expor colegas e falar de forma adequada sobre o seu descontentamento, você pode dizer algo como: “Nesse momento, eu não tenho me identificado mais com os valores e com a cultura da empresa”. 

Olá, tudo bem?

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

2 – Salário defasado 

Salários baixos são uma das principais motivações para a busca de um novo emprego. Se esse é o seu caso, seja sincero na entrevista de emprego. Não há problema algum em dizer que você deseja um salário alinhado com as suas expectativas. No entanto, tenha cuidado ao expor a situação. Não fale frases como “meu salário é uma miséria” e “só saindo de lá para ganhar mais”. Esses argumentos são pouco profissionais e vão passar uma impressão ruim ao recrutador.  Prefira dizer algo como “Infelizmente, hoje eu ganho um salário que está defasado em relação ao mercado. Eu já falei com a empresa sobre isso, mas, infelizmente, no médio prazo, isso não tende a mudar. Como eu preciso desse dinheiro, estou buscando outras oportunidades”. 

3 – Falta de espaço para crescer 

Seja qual for a sua ideia de sucesso profissional, ter espaço para crescer e se desenvolver é importante para alcançar o que você sonha para a sua carreira. Só quando temos espaços para isso conseguimos sair da zona de conforto, aprender novas habilidades e se destacar na profissão.  Porém, nem sempre há espaço para isso. Pode ser que a sua empresa seja pequena ou que não exista tanta flexibilidade no seu setor. Para não dizer que “você não tem para onde ir” no local onde trabalha atualmente, você pode responder algo como: “A empresa onde estou hoje tem uma estrutura hierárquica bastante enxuta. Como meu foco é crescer na minha profissão e aprender outras coisas na minha área, eu estou buscando uma empresa maior, onde eu possa ter outras possibilidades de carreira.”  Conseguiu perceber a diferença que bons argumentos fazem em uma entrevista de emprego? Os exemplos dados por Paula mostram que é possível ser honesto ao responder uma pergunta delicada. O segredo está em usar termos adequados e prezar sempre pela ética e o profissionalismo.  Agora que você já sabe como responder por que você quer sair do emprego atual, que tal investir em outras formas de se destacar em processos seletivos? Profissionais com uma especialização no currículo, por exemplo, têm mais chances de serem contratados. Aqui, você encontra opções de pós-graduação para diferentes áreas. Escolha a sua! Quer ler outros artigos que te ajudam a aprimorar sua carreira? Mande um e-mail para blogdapos@cogna.com.br e compartilhe suas sugestões!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades