Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

5 tendências para a liderança do futuro conhecer ainda hoje

liderança do futuro

A liderança do futuro precisa estar preparada para todos os desafios e transformações que estão por vir. Por isso, é extremamente importante identificar as tendências que estão despontando no ambiente corporativo.

Hoje, os profissionais precisam estar atentos às mudanças em relação ao desenvolvimento de pessoas, à tecnologia e em temas como a inclusão, enquanto preparam a próxima geração de líderes. É fundamental que tudo isso seja feito para que a retenção de talentos e a vantagem competitiva da empresa seja mantida.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Neste artigo, você conhecerá as tendências que os líderes devem observar para fazer uma gestão de sucesso nos próximos anos. Confira!

Conheça 5 tendências para a liderança do futuro

1 – Diversidade e Inclusão

Exercer uma liderança baseada na diversidade, equidade e inclusão será fundamental para ajudar a liberar o potencial dos seus colaboradores e criar uma força de trabalho melhor e mais engajada.

Para ter uma ideia, um relatório publicado pela consultoria empresarial McKinsey & Company mostrou a relação entre diversidade, equidade e inclusão e o crescimento das companhias.

Segundo o resultado da pesquisa, tanto os negócios se mantiveram robustos, como a relação nas equipes de executivos e o desempenho financeiro se fortaleceram ao longo do tempo. Foi descoberto que, com grande representatividade, também havia excelentes performances.

Conforme os líderes passam a priorizar a diversidade, surgem benefícios como retenção de talentos, lucro e melhor desempenho das equipes.

2 – Lidar com diferentes gerações no ambiente de trabalho

Hoje, no ambiente corporativo, os baby boomers, a geração X, a geração Z e os millennials estão todos trabalhando juntos, o que podemos chamar de força de trabalho multigeracional. Com isso, diferentes valores e estilos de trabalho precisam coexistir.

Como a tendência é que a expectativa de vida aumente cada vez mais, as pessoas também estão passando a trabalhar por mais tempo.

Sendo assim, surge a necessidade de líderes se tornarem capazes de adaptar seu estilo de gestão de acordo com o perfil de cada geração. E isso pode trazer muitas vantagens.

Em um ambiente multigeracional, as pessoas têm a oportunidade de aprender umas com as outras e criar uma cultura de colaboração, aprendizado e compreensão.

Por isso, é fundamental que você encoraje as pessoas de diferentes gerações a trabalharem juntas e trocar experiências, garantindo que as metas sejam alcançadas e que o negócio prospere.

3 – Acompanhar a inovação tecnológica

Com os avanços tecnológicos acontecendo com tanta frequência, será necessário que as empresas se mantenham ágeis e adaptáveis. Para que isso aconteça, é preciso que a cultura de aprendizagem contínua se torne uma prioridade no planejamento das lideranças.

A tecnologia continuará a influenciar muito os negócios, logo, é importante garantir que cada membro do time se torne mais experiente nesse aspecto. Diante desse cenário, o papel do líder será possibilitar que suas equipes desenvolvam novas habilidades de tecnologia.

Investir em treinamentos tanto para si como para os colaboradores é o que garantirá o engajamento, a retenção de talentos e ajudará o negócio a se manter relevante e atualizado com as últimas tecnologias.

Além disso, os dados têm se tornado cada vez mais relevantes para a tomada de decisão dentro das empresas. Sendo assim, é necessário ser um líder que entende a importância dessas informações para a estratégia do negócio.

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

4 – Equilíbrio de gênero

A forte presença de mulheres na liderança de equipes tem trazido melhores resultados para as empresas. Segundo a ONU, companhias que investem em políticas de igualdade de gênero e diversidade apresentam resultados 20% melhores. E tudo isso deve começar com os líderes atuais. 

Atingir a igualdade de gênero precisa ser uma meta dos gestores. Não apenas porque é justo ou a coisa certa a ser feita, mas porque, como vimos, isso está diretamente ligado ao crescimento econômico.

Além disso, a igualdade de gênero nas empresas está conectada a fatores como:

  • Melhor performance organizacional;
  • Maior habilidade de atrair e reter talentos;
  • Aumento da reputação da empresa.

Toda essa movimentação de diversidade e igualdade está sendo criada pela geração Z e pelos millennials, o que significa que as lideranças que não se atentarem a essa tendência correm o risco de perder a competitividade em alguns anos.

5 – Horizontalização das estruturas organizacionais

Os tempos em que o líder deveria ser a pessoa mais inteligente da sala, aquele que sabe de tudo e que faz micro gerenciamento, estão ficando para trás.

O que está acontecendo agora nas empresas é uma movimentação em direção às estruturas horizontais. Para isso, será necessário que a liderança do futuro seja capaz de promover um ambiente colaborativo e multifuncional.

Além disso, as companhias horizontais tendem a se beneficiar da comunicação entre os colaboradores, ter menos burocracia e capacidade de tomada de decisão muito mais rápida.

A partir de agora, será mais comum ver esse tipo de mudança na estrutura hierárquica das companhias, especialmente aquelas que fazem parte de indústrias criativas como as agências de publicidade, marketing, internet entre outras.

Gostou de conhecer as principais tendências que a liderança do futuro precisa acompanhar? Se você tem um cargo de líder ou pretende conquistar um, a dica é ficar atento a essas transformações para ter sucesso na sua gestão. E já que estamos falando de sucesso profissional, que tal fazer uma especialização EAD?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades