Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como estabelecer e atingir metas profissionais? Descubra!

metas profissionais

Estabelecer metas profissionais é fundamental para conseguir alcançar objetivos de carreira a curto e longo prazo.

Através da determinação de um plano estratégico, é possível identificar os propósitos pessoais e profissionais, compreendendo as etapas necessárias para a conclusão das metas e as melhores maneiras de alcançar esses objetivos. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entretanto, conseguir delinear tais propósitos e manter-se consistente neles nem sempre é tarefa fácil!

Por isso, hoje, vamos entender um pouco mais sobre como é possível não só estabelecer mas, também, atingir metas profissionais de maneira descomplicada e acessível.

Confira!

O que são metas profissionais?

As metas profissionais funcionam como um processo minucioso e estruturado para atingir objetivos de carreira ao longo do tempo.

Dependendo da necessidade e da vontade do profissional, essa metas podem ser de curto prazo, como entregar um projeto, ou de longo prazo, como fazer uma transição de carreira.

Ou seja, as metas profissionais podem funcionar como guias de conduta em relação ao que um colaborador deseja alcançar dentro de um prazo específico pré-estabelecido.

Além de permitirem uma melhor categorização das partes da vida a serem aperfeiçoadas, possuir metas profissionais é fundamental para definir o escopo do próprio trabalho e entender as motivações e propósitos dentro da carreira profissional.

Por que metas profissionais são importantes?

As metas profissionais não só são importantes para atingir os objetivos previamente estabelecidos, mas também são fundamentais para direcionar o colaborador em sua carreira e oferecer uma visão ampla de seus propósitos.

Alguns dos fatores mais relevantes em relação aos objetivos profissionais incluem:

– Permitir uma visão ampla da carreira: durante a rotina de trabalho, é fácil perder de vista o que é importante a longo prazo. Ao possuir metas profissionais, é possível desacelerar e restabelecer o que é – ou não – realmente relevante durante o trabalho;

– Serem utilizadas para mensurar o progresso profissional: atingir objetivos profissionais leva tempo e, por isso, é fundamental estabelecer metas para mensurar esse progresso de tempos em tempos. Perceber o quão longe é possível chegar em relação a um objetivo estabelecido serve como motivador para o concluir ainda mais metas!

– Auxiliarem colaboradores a saírem da zona de conforto: durante o processo de desenvolvimento de novos objetivos, é possível passar por situações novas, como viagens exóticas, apresentações em público e socialização com diferentes tipos de pessoas, por exemplo, saindo completamente da zona de conforto antes conhecida, ganhando mais confiança e novas perspectivas de mundo. 

Como atingir metas profissionais?

Estabelecer e atingir metas de carreira é um fator crucial para o sucesso profissional a longo prazo.

Ao delinear exatamente os pontos a serem abordados e os objetivos a serem atingidos em cada etapa do processo, é possível manter-se consistente e mensurar a própria evolução pessoal de tempos em tempos.

Abaixo, listamos 3 passos fundamentais para atingir objetivos e metas profissionais!

Confira! 

1 – Estabeleça metas concretas

Ao estabelecer novas metas profissionais, é fundamental que elas sejam claras e específicas. 

Se, por exemplo, seu objetivo da semana é praticar um novo idioma e, eventualmente, se tornar fluente, lembre-se de especificar exatamente a quantidade de horas por dia que deseja treinar e com qual periodicidade. 

Entretanto, é fundamental que os objetivos diários e semanais sejam possíveis e atingíveis dentro de sua própria rotina, permitindo um progresso contínuo e consistente.

2 – Seja consistente e persistente

Se o objetivo é estabelecer e concluir metas profissionais a curto e longo prazo, manter a consistência é um fator fundamental!

Mais importante do que obter uma grande quantidade de progresso em pouco tempo é atingir pequenas evoluções durante um longo período.

Apesar de ser um verdadeiro desafio, principalmente aos profissionais que estão acostumados a agir de acordo com sua vontade e motivação, a maneira mais fácil de atingir metas profissionais é persistindo e sendo consistente.

3 – Divida as metas em objetivos menores

Ao estabelecer metas profissionais, dividir os objetivos em passos e etapas menores é essencial para manter a consistência e mensurar o progresso pessoal de maneira mais palpável.

Ou seja, se o objetivo é migrar para a área de design gráfico, por exemplo, as etapas poderão ser divididas em:

  • Aprender mais sobre a área;
  • Familiarizar-se com os softwares;
  • Aprender a teoria e prática artísticas;
  • Aprender a teoria e prática técnicas;
  • Entender sobre o mercado;
  • Disponibilizar-se para as vagas existentes;
  • Preparar-se para os processos seletivos;
  • Iniciar a carreira como design gráfico.

Ou seja, uma meta profissional complexa e extensa foi dividida em pequenos passos atingíveis, facilitando sua conclusão e permitindo mensuração de maneira mais objetiva.

Estabeleça novas metas com uma especialização EAD!

Estabelecer metas profissionais faz parte da vida de qualquer indivíduo que se encontre inserido no mercado de trabalho, atualmente.

Entretanto, é fundamental atualizar-se constantemente e manter-se preparado para ir cada vez mais além quando o assunto é o sucesso profissional.

Por isso, investir em uma especialização EAD pode ser sua chance de não só conquistar novos objetivos mas, também, desenvolver mais ainda sua carreira.

Não perca a oportunidade de sair à frente no mercado de trabalho!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades