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Crescimento Pessoal

Ser mais feliz no trabalho: 5 dicas para praticar

feliz no trabalho

Ser feliz no trabalho é um objetivo muito comum a muitos profissionais, mas poucos sabem como atingir esta meta e alcançar o equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal. 

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Para conseguir ter uma relação saudável com o trabalho, é preciso se sentir bem e realizado com os rumos da sua carreira, e a felicidade vai muito além de apenas estar satisfeito. 

É necessário estar animado para enfrentar os desafios do cotidiano profissional e motivado para se dedicar totalmente ao projeto, pois uma decepção com os rumos da carreira logo resultaria em queda de produtividade, cansaço mental e desinteresse em continuar realizando as tarefas do dia a dia.

Por este motivo, é importante também para a organização manter um alto nível de experiência do colaborador e neste artigo, você confere 5 fatores que podem aumentar o nível de felicidade dos profissionais. Vamos lá?

5 dicas para ser mais feliz no trabalho

1 – Tenha uma boa relação com seus colegas de trabalho

Ter uma boa convivência com as pessoas que vão compartilhar boa parte do dia delas ao seu lado é fundamental para ter uma maior satisfação no trabalho.

Sabemos que, algumas vezes, um desentendimento durante a realização de alguma tarefa ou um desencontro de informações pode dar início a um atrito com algum colega de trabalho. Porém, é fundamental que você preze por uma convivência pacífica para ter felicidade no ambiente profissional.

Sempre que houver uma discussão, é necessário que você busque resolver a situação da forma mais rápida possível, evitando que o clima ruim influencie na relação profissional ou na qualidade de entregas e, principalmente, não afete a sua satisfação com o seu trabalho. 

Procure sempre ter uma relação amistosa com todos, falando sobre assuntos em comum durante o horário de almoço ou intervalo para o café, e estendendo os temas para além do dia a dia do trabalho. Esta prática ainda traz o benefício de fortalecer suas relações profissionais e criar pontes para futuras oportunidades.

2 – Torne o caminho de ida e volta do trabalho mais agradável

Muitas vezes, o caminho que percorremos até o trabalho e de volta para a casa são os fatores mais cansativos da nossa rotina, devido ao tempo passado no trânsito, a exaustão de passar horas no transporte público e o estresse de vivenciar isso praticamente todos os dias da semana. 

Por este motivo, recomendamos que você adote medidas para tornar o tempo passado no trânsito mais agradável, fazendo com que você chegue disposto na empresa. Psicologicamente, você pode ser desestimulado pelo cansaço causado pelo trânsito e acreditar que o que te chateia é o trabalho, fazendo você ter uma relação complicada com a sua carreira.

Caso você vá dirigindo até a empresa, acostume-se a ir escutando um podcast ou uma playlist do seu agrado para tornar o caminho mais agradável. Se o trajeto é feito via transporte público, você pode aumentar suas possibilidades de relaxamento lendo, acompanhando as notícias ou jogando algum jogo eletrônico no seu celular.

Tudo que puder transformar o caminho até o trabalho em algo agradável de realizar é indicado para melhorar sua relação com sua vida profissional.

3 – Faça pequenos intervalos para descanso durante o expediente

Além de contribuir para sua produtividade, fazer pequenas pausas durante uma atividade e outra, de 10 ou 15 minutos, permite que você descanse um pouco da pressão extrema que a rotina no trabalho pode ter e levar uma relação mais saudável com o trabalho. 

Utilize esse momento para fazer atividades que te relaxem, como tomar um cafezinho, ler notícias ou dar uma volta pelo escritório (ou sua casa, caso esteja de home office). Evite apenas atividades que possam te distrair e tirar o foco do trabalho, como mexer nas redes sociais ou jogar no celular. 

4 – Não se sobrecarregue

Sabemos que, muitas vezes, o desejo de ajudar e ser útil para a equipe acaba fazendo com que um profissional acumule mais atividades do que ele é capaz de realizar em um determinado período. Com isso, fica sobrecarregado. 

Mas esta decisão pode prejudicar a relação que você tem com o seu trabalho. Por tornar sua jornada mais cansativa, você acaba tendo dias mais estressantes e, aos poucos, fica desestimulado ao trabalhar. 

Saiba exatamente qual é o seu limite e deixe ele bem claro para seus colegas de equipe e líderes. Sempre que for solicitado que você assuma uma atividade que vá te sobrecarregar, explique que, se você aceitar, irá atrapalhar seu cronograma. Nesse momento, negocie os prazos.

5 – Faça uma pós-graduação

Ter uma especialização melhora muito sua relação com o trabalho. Ao seu aprimorar, você se motiva a aplicar os novos conhecimentos na sua carreira e se sente recompensado pelo investimento ao se ver evoluindo profissionalmente.

Com os cursos Anhanguera, você evolui como profissional e tem acesso a conteúdos de muita qualidade, que vão te motivar a atingir o seu melhor potencial e criar uma relação mais feliz no trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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