Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a importância da flexibilidade no trabalho? Confira!

flexibilidade no trabalho

Os rápidos avanços tecnológicos e as mudanças aceleradas do mercado têm tornado o ambiente de trabalho imprevisível, o que faz com que a flexibilidade no trabalho seja uma vantagem competitiva.

Se você esteve no mercado de trabalho nos últimos dois anos, com certeza notou muitas diferenças na empresa em que atua. É bem provável que você também tenha mudado a sua forma de trabalhar e até mesmo assumido novas responsabilidades.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Tudo isso mostra que ser flexível, hoje em dia, não é uma habilidade dispensável, mas um requisito para manter a empregabilidade e ter sucesso na carreira.

Neste artigo, você entenderá o significado de flexibilidade no trabalho e porque essa habilidade é tão importante.

O que significa flexibilidade no trabalho, afinal?

A flexibilidade é a habilidade de se adaptar a mudanças com facilidade. No ambiente de trabalho, significa se ajustar para lidar com situações inesperadas e ter a capacidade de enfrentar as situações quando elas não saem conforme o que foi planejado.

Hoje, contar com um time de profissionais flexíveis pode fazer a diferença entre a sobrevivência e a falência de uma empresa.

A habilidade de responder e se adaptar de forma rápida a situações sem precedentes podem ser um fator definitivo para o sucesso de uma empresa durante períodos desafiadores. Isso já nos dá bons indícios dos motivos pelos quais essa habilidade está sendo tão buscada pelas empresas.

Por que a flexibilidade no trabalho é importante?

1 –  É uma das soft skills mais valorizadas pelos empregadores

De acordo com a consultoria Robert Half, a flexibilidade está entre as 14 soft skills mais desejadas pelos recrutadores.

As soft skills são as nossas habilidades relacionadas ao comportamento humano. Elas são parte da personalidade de cada pessoa e podem ser adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida.

Pessoas que têm a flexibilidade como uma das suas habilidades comportamentais são muito valorizadas por empresas e gestores por um motivo muito importante: são elas que ajudam a estabilizar as situações em cenários de crise, se ajustando e buscando soluções.

São os profissionais flexíveis que mantêm os objetivos ao alcance e, na maioria das vezes, também são eles que vão além para ajudar seus pares, mesmo que isso signifique sair da sua zona de conforto.  

2 – Permite que você se prepare para o inesperado

A flexibilidade possibilita que você trabalhe de forma reativa para atender as necessidades que surgem no dia a dia, afinal, situações inesperadas sempre aparecerão no trabalho.

Quando isso acontece, é comum querer usar as nossas experiências anteriores para lidar com elas. No entanto, os profissionais que têm flexibilidade estão aptos a reagir e superar qualquer imprevisto que possa acontecer de forma criativa.

Para isso, é fundamental ter a mente aberta para novas ideias e testar novas abordagens no seu trabalho.

Ao criar esse hábito, ao invés de se sentir sobrecarregado pelo problema, você poderá descobrir novas estratégias para lidar com ele de forma mais tranquila.

Se você já precisou resolver uma situação difícil no trabalho, sabe que é bem comum se sentir ansioso e pressionado para apresentar uma solução rápida de forma que diminua os danos, certo?

Quando você adota uma postura flexível, não se sentirá tão afetado pelo problema, mas agirá com mais inteligência emocional, de forma calma e se adapta rapidamente, utilizando uma solução criativa para lidar com o inesperado.

3 – A flexibilidade aumenta a produtividade

Todos nós temos processos que nos ajudam a aumentar a produtividade no trabalho, não é mesmo? No entanto, a flexibilidade pode nos ajudar a entregar ainda mais sem precisar aumentar o esforço.

Isso acontece porque, quando somos flexíveis, nos tornamos capazes de rever as ordens de nossas atividades, reconsiderar as nossas prioridades e experimentar novas formas de realizá-las.

Estar aberto a novas ideias é fundamental na busca por mais produtividade e qualidade nas nossas entregas, e isso só é possível se você for um profissional flexível.

Além disso, todas as outras habilidades que acompanham a flexibilidade – como uma comunicação melhor e mais criatividade – contribuem para que você tenha mais produtividade 

4 – A flexibilidade permite que você tenha mais autonomia

Por fim, vamos falar sobre como a flexibilidade permite que tenha autonomia, que é um dos fatores mais importantes para ter sucesso na sua vida profissional e pessoal.

Quando você é um profissional flexível, se demonstra mais independente e apto para gerenciar seus próprios projetos. Você estará preparado para enfrentar possíveis desafios e se reorganizar quando surgir um imprevisto sem a necessidade de ter alguém para dizer o que você precisa fazer.

E para quem ocupa cargos de liderança, ser flexível ajuda a promover a autonomia de uma equipe toda.

Um líder com essa habilidade demonstra que tem confiança na capacidade de seu time, reduzindo o microgerenciamento de tarefas e aumentando a autoestima e autonomia dos liderados.

Tudo isso aumenta a satisfação dos colaboradores, afinal, eles se sentem mais livres para atuarem em seus projetos e tarefas. Logo, ser uma liderança flexível também ajuda a aumentar a retenção de talentos.

Viu só como ter flexibilidade no trabalho colabora de diversas formas para o seu crescimento? Sem dúvida, desenvolver essa capacidade te ajudará a se destacar ainda mais. E se você se preocupa com o seu futuro profissional, a dica é fazer uma especialização EAD para ampliar seus conhecimentos e ser especialista na área desejada!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades