Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual a melhor pós-graduação em Nutrição? Descubra aqui!

qual a melhor pós-graduação em Nutrição

A área da nutrição cresceu muito nos últimos anos e, cada vez mais, o mercado de trabalho precisa de profissionais especializados e capacitados a lidar com cenários, pacientes e situações específicas. Para conseguir se destacar na área, um nutricionista precisa se especializar, mas como fazer isso? E como descobrir qual a melhor pós-graduação em Nutrição?

Tendo em vista que nutricionistas podem atuar em diversos ambientes, além de atenderem pacientes em diferentes etapas da vida e com necessidades variadas, fazer uma pós-graduação é essencial para direcionar a sua carreira. Dessa forma você pode se aprofundar em um tema em particular, adquirindo mais conhecimento para melhor atuar em sua profissão.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como consequência, você se tornará um profissional ainda mais completo, capacitado e atualizado, fatores que impactam diretamente na busca por oportunidades de trabalho e melhores salários. Cursos de pós-graduação chamam a atenção de empresas e recrutadores, que valorizam nutricionistas comprometidos com suas carreiras e precisam, cada vez mais, de colaboradores que são especialistas.

Para te ajudar a encontrar uma pós que contribua para o desenvolvimento da sua carreira, listamos 10 cursos em Nutrição que estão em alta e vão fazer toda a diferença na sua jornada profissional. Confira todos eles agora.

Qual a melhor pós-graduação em Nutrição? 10 especializações em alta

1 – Nutrição Clínica Ambulatorial

Se você gosta da possibilidade de trabalhar com Nutrição Clínica Ambulatorial, essa pós é para você. Com ela você vai se dedicar às seguintes disciplinas:

  1. Anatomofisiologia do sistema digestório
  2. Farmacologia aplicada à nutrição
  3. Patologia na nutrição
  4. Terapia nutricional enteral e parenteral
  5. Bioquímica aplicada e interpretação de exames laboratoriais
  6. Avaliação nutricional
  7. Terapia nutricional nas doenças crônicas e infectocontagiosas
  8. Intolerâncias e alergias alimentares
  9. Indicadores de qualidade e softwares em nutrição

2 – Nutrição Clínica Hospitalar

Caso esteja em busca, por outro lado, de uma especialização que te qualifique a atuar em ambientes hospitalares, a Nutrição Clínica Hospitalar pode ser uma opção mais adequada. 

Ela é focada em formar profissionais capazes de atuar de forma ética e humanizada, intervir na adequação de planos alimentares de acordo com estudos científicos, planejar todas as etapas dos serviços de alimentação e nutrição e aplicar conhecimentos, técnicas e ferramentas, baseados em evidências científicas, para promover a saúde de pacientes internados.

Além disso, também são objetivos do curso te qualificar para operar em equipes multiprofissionais, com a esquematização, supervisão, coordenação, atuação, mensuração e implementação de atividades relacionadas à alimentação e nutrição alimentar.

Tais habilidades e competências você vai desenvolver ao longo do curso, com o estudo das seguintes disciplinas:

  1. Alimentação hospitalar: da qualidade higiênico-sanitária à gastronomia
  2. Patologia na nutrição
  3. Unidade de alimentação e nutrição hospitalar
  4. Farmacologia aplicada à nutrição
  5. Terapia nutricional enteral e parenteral
  6. Bioquímica aplicada e interpretação de exames laboratoriais
  7. Avaliação e conduta nutricional em pacientes graves adultos, idosos e pediátricos
  8. Cuidados paliativos: comfort food e humanização
  9. Avaliação e conduta nutricional na gestação de risco e lactação

3 – Nutrição Esportiva

Para além da atuação ambulatorial e hospitalar, uma área que tem se destacado nos últimos anos é a Nutrição Esportiva. Com essa especialização, você será capaz de atender, de maneira direcionada, praticantes de atividades físicas e atletas.

Os objetivos da pós-graduação são apresentar fundamentos da bioquímica e fisiologia, além da interpretação de exames laboratoriais, proporcionar o conhecimento de alimentos funcionais, compostos fitoquímicos e bioativos para saúde e performance, trabalhar os conceitos gerais da nutrição esportiva e também apresentar estratégias nutricionais relacionadas aos objetivos e realidade de diferentes práticas esportivas.

As disciplinas em Nutrição Esportiva são:

  1. Farmacologia aplicada à nutrição
  2. Bioquímica aplicada e interpretação de exames laboratoriais
  3. Nutrição aplicada ao exercício
  4. Suplementação nutricional
  5. Hidratação e suplementação hidroeletrolítica
  6. Nutrição em academias do fitness ao wellness
  7. Indicadores de qualidade e softwares em nutrição
  8. Nutrição em estética e qualidade de vida
  9. Nutrigenômica

Banner do e-book Importância e atuação do profissional nutricionista na Saúde e Bem-Estar

4 – Nutrição, Qualidade de Vida e Empreendedorismo

Nutricionistas que desejam empreender e atuar na área de qualidade de vida vão se beneficiar nesta pós, que oferece conhecimentos específicos essenciais sobre nutrição e qualidade de vida, identifica e reformula objetivos de sucesso profissional e aprofunda conhecimentos em nutrição, qualidade de vida e empreendedorismo.

Ademais, o curso de Nutrição, Qualidade de Vida e Empreendedorismo também tem como objetivo preparar os profissionais para orientar e acompanhar hábitos de saúde e bem-estar e proporcionar conhecimento para a criação de programas de bem-estar e saúde. As disciplinas responsáveis pelo aprendizado estão listadas abaixo.

  1. Avaliação nutricional
  2. Nutrição aplicada ao exercício
  3. Terapia nutricional nas doenças crônicas e infectocontagiosas
  4. Suplementação nutricional
  5. Nutrição em estética e qualidade de vida
  6. Empreendedorismo e growth hacking
  7. Nutrigenômica
  8. Indicadores de qualidade e softwares em nutrição
  9. Gestão de carreira

5 – Nutrição Materno-Infantil

Outra pós em alta é a Nutrição Materno-Infantil, que é uma escolha certeira para quem deseja atuar na assistência nutricional a crianças, adolescentes, gestantes, lactantes e recém-nascidos, saudáveis ou portadores de patologias.

A especialização vai te capacitar para realizar avaliações nutricionais específicas, fazer diagnósticos nutricionais e identificar riscos nutricionais, desenvolver conhecimentos sobre a fisiologia e a nutrição desde a gestação até a adolescência, interpretar exames laboratoriais, prescrever suplementação individualizada, habilitar o manejo nutricional em pacientes com seletividade alimentar, intolerâncias, patologias e alergias, dentre outros objetivos.

As disciplinas da pós são:

  1. Avaliação nutricional
  2. Aspectos gerais e fisiológicos da nutrição materno-infantil
  3. Avaliação e conduta nutricional na gestão de risco e lactação
  4. Nutrição na infância e adolescência
  5. Alimentação complementar e dificuldades alimentares
  6. Intolerância e alergias alimentares
  7. Nutrição do neonato e lactente
  8. Indicadores de qualidade e softwares em nutrição
  9. Gestão de carreira

6 – Nutrição Aplicada à Saúde da Mulher

Tendo em vista que as opções de carreira para nutricionistas são amplas, outra possibilidade é investir na pós em Nutrição Aplicada à Saúde da Mulher.

Com o curso, você vai aprender as condutas dietoterápicas para cada ciclo da vida da mulher, se aprofundar nas técnicas de avaliação nutricional em adultos e entender como interpretar exames laboratoriais com base na bioquímica e avaliação nutricional aplicada à saúde da mulher.

Além disso, você terá a oportunidade de se especializar no atendimento de gestantes de alto risco, mulheres com intercorrências durante o aleitamento e também compreenderá os critérios e condutas para queixas específicas da mulher, como SOP, endometriose e menopausa.

Para isso, você terá as seguintes disciplinas em sua grade curricular:

  1. Bioquímica aplicada e interpretação de exames laboratoriais
  2. Avaliação nutricional
  3. Nutrição em Saúde da Mulher
  4. Atenção em saúde aos ciclos de vida da mulher
  5. Nutrição em estética e qualidade de vida
  6. Avaliação e conduta nutricional na gestação de risco e lactação
  7. Política de saúde para mulheres, gestão e planejamento em saúde
  8. Nutrigenômica
  9. Abordagem multiprofissional na saúde da mulher

7 – Nutrição em Gerontologia

Paciente idosos precisam de profissionais especialistas para lidar com as especificidades da nutrição na terceira idade. Por isso, a pós-graduação em Nutrição em Gerontologia vai fazer toda a diferença se você desejar atuar neste segmento.

Ela é composta das seguintes disciplinas:

  1. Avaliação nutricional
  2. Atenção Geriátrica e Gerontológica: envelhecimento, saúde e interdisciplinaridade
  3. Farmacologia aplicada à nutrição
  4. Terapia nutricional enteral e parenteral
  5. Nutrição do idoso
  6. Avaliação e conduta nutricional em pacientes graves adultos, idosos e pediátricos
  7. Atuação multi, inter e trans disciplinar de atenção ao idoso
  8. Cuidados paliativos
  9. Gestão de carreira

Dessa forma, você aprenderá a identificar alterações biopsicossociais ao longo do envelhecimento, impactando o consumo alimentar e o estado nutricional, e também será capaz de fazer diagnósticos nutricionais por meio da avaliação nutricional no idoso.

Outros pontos de desenvolvimento durante o curso são o conhecimento da ação de fármacos no organismo, bem como sua interação com nutrientes, identificação das recomendações nutricionais ao público idoso, e capacitação para elaborar planos alimentares e adaptações na dieta do idoso, considerando também patologias mais prevalentes neste público.

No mais, você também vai se aprofundar nos temas da transição demográfica e seus impactos epidemiológicos e das políticas públicas de proteção e saúde para a população idosa, tendo uma visão ainda mais ampla para tornar seu atendimento ainda melhor e mais especializado.

8 – Nutrição Estética

A área da estética cresceu muito nos últimos anos, e tudo indica que ela continuará em alta por bastante tempo. O que significa que escolher a especialização em Nutrição Estética é uma decisão estratégica para a sua vida profissional.

O curso vai apresentar os aspectos éticos e legislativos da área, relembrar e aprofundar aspectos da fisiologia, bioquímica e metabolismo, com foco na sua aplicação estética, abordar a avaliação nutricional e interpretação de exames e te ajudar a compreender dietas específicas, como veganismo, vegetarianismo, plant based e Ayurveda, e suas implicações na saúde geral.

Além disso, aprender sobre distúrbios de imagem, modulação hormonal, crononutrição, nutrigenômica, nutricosméticos e nutracêuticos também fazem parte da grade curricular, como você pode conferir abaixo.

  1. Avaliação nutricional
  2. Introdução à Nutrição estética
  3. Nutrição em estética e qualidade de vida
  4. Tópicos especiais e abordagens específicas em nutrição estética
  5. Nutrição aplicada ao exercício
  6. Prática nutricional baseada em evidências na obesidade
  7. Nutrigenômica
  8. Qualidade em serviços e a satisfação do cliente
  9. Empreendedorismo

9 – Obesidade e Emagrecimento

A questão da Obesidade e Emagrecimento precisa ser tratada com sensibilidade e evidências científicas. Sendo assim, para oferecer o melhor atendimento nutricional aos seus pacientes, é fundamental investir na pós-graduação.

Ela conta com a seguinte matriz curricular:

  1. Aspectos Fisiopatológicos e Metabólicos da Obesidade nos ciclos da vida
  2. Anatomofisiologia do sistema digestório
  3. Avaliação nutricional
  4. Bioquímica aplicada e Interpretação de exames laboratoriais
  5. Prática nutricional baseada em evidências na obesidade
  6. Tratamento Cirúrgico da Obesidade e suplementação nutricional
  7. Nutrição em estética e qualidade de vida
  8. Nutrigenômica
  9. Gestão de carreira

O curso foi desenhado desta maneira para que você aprenda tudo o que precisa na área. Assim, você terminará a especialização capaz de compreender as bases de anatomia, fisiopatologia e bioquímica que envolvem o paciente com obesidade e saber sobre bioquímica e interpretação de exames.

Além disso, conseguirá fazer o manejo nutricional de forma individualizada, conhecerá as indicações cirúrgicas, tratamento dietoterápico e particularidades da cirurgia bariátrica, e irá se aprofundar nos aspectos de estética e qualidade de vida.

10 – Nutrição em Oncologia

Por fim, a pós em Nutrição em Oncologia é de extrema importância para a equipe multidisciplinar que atende pacientes oncológicos. Com ela, você vai se aprofundar nos conhecimentos nutricionais na área da oncologia, fazendo a diferença em todas as etapas do diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer.

As disciplinas do curso são:

  1. Avaliação nutricional
  2. Bases da oncologia e aspectos nutricionais
  3. Farmacologia aplicada à nutrição
  4. Terapia nutricional no paciente oncológico
  5. Avaliação e conduta nutricional em pacientes graves adultos, idosos e pediátricos
  6. Terapia nutricional enteral e parenteral
  7. Nutrigenômica
  8. Cuidados paliativos: comfort food e humanização
  9. Gestão de carreira

Dessa forma, você vai desenvolver uma série de habilidades e aptidões, como:

  • Identificação da fisiopatologia, nutrigenômica e alterações metabólicas e nutricionais causadas pelo câncer;
  • Reconhecimento de fatores de prevenção e tratamento, com foco na relação com alimentos e nutrientes;
  • Realização do diagnóstico e risco nutricional;
  • Compreensão das particularidades da assistência nutricional ao paciente oncológico com obesidade, desnutrição e caquexia;
  • Emprego da dietoterapia específica para pacientes oncológicos em cuidados paliativos;
  • Prescrição de terapia nutricional com foco no tratamento oncológico e sintomas associados.

Agora que você já sabe qual a melhor pós-graduação em Nutrição, só falta se inscrever e se tornar um especialista com uma pós EAD no currículo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades