Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Como vai ser o futuro do trabalho? Veja 8 tendências de mercado

futuro do trabalho

O aumento das empresas optando pela adoção do regime de trabalho remoto é apenas um indício de como será o futuro do trabalho, cada vez mais dinâmico, podendo ser executado de qualquer lugar do mundo e totalmente online 

O profissional que deseja continuar atuando em alto nível e manter a competitividade no mercado de trabalho precisa estar atento às essas mudanças, se preparando com antecedência para os novos cenários que serão apresentados.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Neste artigo, vamos te apresentar oito tendências que você precisa estar atento e utilizar como base para a sua preparação!

8 tendências do futuro do trabalho

1 – O Metaverso será o novo ambiente de trabalho

O Metaverso ainda é um conceito novo para a maioria dos profissionais. Gigantes do ramo da tecnologia, como Samsung e Meta, já operam com boa parte da sua equipe no Metaverso e inclusive já promovem processos seletivos feitos totalmente neste ambiente. Logo essa tendência se estenderá para outros setores. 

2 – As redes sociais serão o seu principal canal de comunicação

Boa parte das pessoas atualmente possuem ao menos uma rede social na qual são bem ativas. Por isso, investir na comunicação digital da sua empresa é a melhor forma de estar sempre à vista de potenciais clientes e investidores. 

O TikTok, com aproximadamente 755 milhões de usuários e 2 milhões de usos simultâneos, é a rede social que está em franca ascensão e ditando quais serão as inovações do meio daqui em diante. 

Para obter sucesso, é necessário conhecer o perfil do seu público-alvo e estudar quais são as melhores estratégias para impactá-los. Todo conteúdo deve ser planejado pensando nas preferências dos seus clientes, para garantir o engajamento. 

3 – Saúde e bem-estar serão mais prioritários que trabalho

Uma pesquisa realizada pela Microsoft revelou que 53% dos profissionais entrevistados priorizam a saúde em prol da carreira, e as empresas que quiserem se adaptar ao futuro precisarão levar isso em conta. 

A implementação de boas práticas de trabalho e uma política de acolhimento são ações necessárias para garantir que o colaborador se sinta satisfeito em cumprir suas funções e construa uma relação de confiança com a empresa e seus líderes. 

Profissionais que são referência no mercado são muito demandados, portanto sempre vão optar pelas organizações que atendem suas principais necessidades. Não atendê-las fará com que as empresas percam de contar com uma mão de obra qualificada. 

4 – Semana de trabalho de 4 dias

A jornada de trabalho reduzida, que dura 4 dias, já foi implementada com sucesso em países como Bélgica e Reino Unido, apresentando uma notável melhora na produtividade dos profissionais. 

É questão de tempo para que essa política se popularize e seja implementada em muitas empresas, exigindo adaptabilidade aos novos tempos tanto dos colaboradores como das figuras de liderança. 

Isso porque toda a estrutura de trabalho precisará mudar, incluindo a implementação de metodologias ágeis para impulsionar a produtividade com prazos de entrega reduzidos e uma nova organização de prioridades. Isso para garantir que nem a qualidade das entregas nem o bem-estar da equipe seja prejudicado com esse novo regime. 

5 – Ser flexível e ter boa comunicação será fundamental

Com a popularização do home office, muitas empresas contam com colaboradores que estão nos mais diversos locais e fusos horários diferentes na mesma equipe. Obviamente isso reflete em nem todos os profissionais trabalhando ao mesmo tempo. 

Ter essa flexibilidade, seja para executar tarefas em parceria com outro colaborador em um horário alternativo ou entender que o trabalho será assíncrono em determinados projetos, será essencial para se acostumar ao ritmo de trabalho do futuro. 

Isso influenciará nas tomadas de decisão e exigirá da equipe uma boa comunicação, para que, mesmo trabalhando em um horário diferente do seu colega, ambos saibam exatamente o que fazer para chegar até um mesmo objetivo em conjunto e não prejudicar um ao outro. 

6 – Trabalho presencial só quando houver necessidade

O avanço científico e a recente necessidade de todos exercerem suas atividades de forma remota mostrou a potência do home office. Além de permitir que trabalhadores exerçam suas funções em qualquer lugar do mundo, a modalidade trouxe diversos benefícios tanto para profissionais quanto para empregadores.

7 – A Inteligência Artificial mudará a forma como trabalhamos

Muitos acreditam que a Inteligência Artificial irá acabar com o emprego de muitos trabalhadores. Esta é uma meia verdade: a IA irá ocupar funções mecânicas hoje realizadas por humanos, mas também irá criar cargos que exigirão human skills para serem geridos. 

Isto é, atividades repetitivas e cansativas serão executadas por máquinas, enquanto os profissionais se concentrarão em atividades que exigem habilidades exclusivamente humanas, como realizar a manutenção e aprimoramento dessas máquinas, ou traçar estratégias de como elas poderão ser utilizadas da melhor forma.

Além disso, a IA ajudará a criar ferramentas que facilitarão a rotina de trabalho, softwares que tornarão ainda mais fácil colher dados, fazer contas complexas, prever cenários e trocar informações com mais segurança e precisão.

8 – Resultados serão mais valorizados do que tempo trabalhado

Nem sempre o melhor colaborador é aquele que dedica horas extras da sua rotina para finalizar mais atividades. Desde hoje, os profissionais mais procurados pelo mercado são aqueles que entregam resultados eficientes.

Dedicação é diferente de horas trabalhadas. Um colaborador pode entregar um resultado de grande qualidade utilizando metade do tempo que foi proposto ou com algumas horas além. O que realmente fará a diferença é a atenção que ele dará para fazer um trabalho bem feito e o comprometimento que ele terá com a tarefa. 

Para ser bem visto pela empresa, o profissional precisará provar seu potencial com bons resultados, e não se desgastando trabalhando horas seguidas. As empresas, inclusive, deverão ter políticas para desestimular o trabalho além do horário de expediente, para que o cansaço não interfira na disposição e produtividade do colaborador. 

Essas são apenas as principais tendências acerca do futuro do trabalho. Todos os dias surgem novas discussões sobre os próximos avanços, e a pós LFG existe para te preparar para todas essas mudanças!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades