Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Interview Warmup: serviço gratuito do Google ajuda em entrevistas

Interview Warmup

Se você deseja aprimorar seu speaking e compreensão do inglês para ir bem na entrevista de emprego, o Interview Warmup pode te ajudar nessa missão. Essa é uma plataforma desenvolvida pela Google que ajuda os profissionais a treinarem para uma entrevista de emprego. 

Ele simula um questionário em inglês no qual o usuário responde como se estivesse conversando com um recrutador de verdade. A plataforma, por sua vez, utiliza o aprendizado da máquina para passar um feedback, aprimorando sua compreensão e apontando como você pode melhorar sua performance. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

A ferramenta pode ser uma ótima aliada para quem ainda não se sente muito confiante com entrevista em inglês, se mostrando eficiente para aprimorar o repertório dos seus usuários. Entenda todos os detalhes dessa plataforma neste artigo! 

O que é e como funciona o Interview Warmup

O Interview Warmup é uma plataforma desenvolvida pelo Google no qual o usuário utiliza o microfone do computador ou o teclado para responder às perguntas que a ferramenta exibe na tela. Com isso, o profissional tem a opção de treinar tanto sua escrita quanto pronúncia, além do repertório que você pode usar na conversa. 

Um recurso interessante que a ferramenta também oferece é a possibilidade de escolher a área para a qual você está se candidatando. Dessa forma, as perguntas formuladas serão construídas de acordo com a necessidade de assuntos que você precisa dominar, proporcionando um treinamento para a entrevista em inglês mais completo. 

Os segmentos optativos podem ser Análise de Dados, E-Commerce, TI, Gestão de Projetos, UX Design e perguntas gerais, que em uma entrevista real são aplicadas independentemente da área. Exemplo: O que faz você desejar trabalhar conosco?

Ao finalizar sua resposta e clicar em done, uma gama de opções surgem para você analisar seu desempenho. No botão Job-related terms, aparecerão as palavras-chave que você utilizou e estão diretamente relacionadas à área escolhida ou ao mercado de trabalho no geral. Utilizá-las é essencial para demonstrar conhecimento do setor pretendido. 

No botão See all terms, a plataforma te mostra as principais palavras-chave vinculadas àquela área e as mais utilizadas quando aquela pergunta é feita a um usuário, enriquecendo seu vocabulário. 

Na opção Most-used posts, a ferramenta te indica os termos mais utilizados por você na resposta, além de mostrar sinônimos dessas palavras. Isso é ótimo para você se atentar à repetição e deixar sua comunicação mais fluída, características que atraem a atenção de todo empregador. 

Por último, em Talking points, a plataforma vai indicar tópicos que você poderia ter agregado à sua resposta e como você poderia desenvolver melhor alguns dos seus argumentos, te ajudando a aperfeiçoar sua linha de pensamento. 

Ao todo, serão cinco perguntas por simulação e você pode refazer cada resposta utilizando os apontamentos fornecidos pela plataforma, para ter um novo feedback e analisar sua nova performance. 

Como aplicar essas correções na sua performance?

Feedback bom é feedback efetivo, correto? Logo, a plataforma só será útil se você souber implementar todas as sugestões dadas no seu comportamento. 

O primeiro passo é absorver o que você aprendeu com o Interview Warmup. Leia atentamente as observações da ferramenta, anote o máximo possível, entenda como elas se encaixam na sua experiência e treine. 

Repita as perguntas, seja na plataforma ou com algum colega, até você ter certeza que chegou no nível desejado. O correto é dominar a linha de pensamento que você utilizará acima do que será respondido em si, pois o conteúdo do que será dito é o que fará a diferença na entrevista. 

O segundo passo é treinar sua pronúncia no idioma. Por mais que você tenha muitas coisas legais para comunicar, nada adianta se o interlocutor não entender ou perceber muitos erros de pronúncia na sua fala. 

Por último, adquira confiança para enfrentar a entrevista nos processos seletivos, descubra técnicas que você sabe que te acalmam e as aplique antes da conversa. Dessa forma, você chega tranquilo e concentrado para o momento da conversa, conseguindo por em prática todas as observações recebidas no Interview Warmup

Vale sempre lembrar: você precisa continuar estudando o que aprendeu com a plataforma e sua pronúncia continuamente. Quanto mais o conteúdo ficar fixado na sua mente, melhor.

Ter o domínio de ao menos uma língua estrangeira, principalmente o inglês, que é um idioma mundial, resulta em cargos mais elevados, remunerações maiores e uma carreira mais consolidada, visto que os empregadores sempre desejarão contar com um profissional com um currículo tão rico. 

Enquanto a Interview warmup te ajuda a aumentar seu nível de desempenho em uma entrevista em inglês, uma pós-graduação EAD em Comunicação vai aprimorar seus conhecimentos e elevar seu nível profissional. Invista em uma especialização agora mesmo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades