Se tornar um gerente inspirador e eficiente pode abrir portas na carreira, tanto pela eficiência quanto pela boa reputação com o resto do time. Mas, alcançar esses dois requisitos importantes é um desafio, que envolve a conquista de habilidades específicas.
Muitos líderes, tomados por uma rotina intensa, acabam não desenvolvendo o lado inspirador e isso traz impacto para o aspecto relacionado à eficiência do time. Isso porque ao inspirar as pessoas, é possível torná-las mais obstinadas, focadas em seu resultado e melhorar seu desempenho.
E, quando isso não acontece, é comum que os colaboradores percam a motivação, se sintam desvalorizados ou não reconheçam a importância de suas atividades para os objetivos da empresa.
Características de um gerente inspirador e eficiente
Um papel de liderança envolve mais responsabilidade em relação aos objetivos e metas estabelecidos para a área, o que significa que esse profissional precisa ter uma visão estratégica para seu time, além de ser organizado e tomar decisões com base nos resultados que a empresa espera.
Mas, grande parte desse cargo envolve também lidar com pessoas e guiá-las para que compreendam essas estratégias e foquem nas metas. Entenda as características de um líder inspirador e eficiente:
Como ser inspirador?
- Motivação: receber uma confirmação de que seu trabalho está dentro das expectativas, de que sua ideia tornou uma etapa do processo mais eficiente, ou que sua solução foi rápida e eficaz indica para o profissional que seus esforços estão valendo a pena e o mantém motivado. Mesmo quando for necessário oferecer feedback negativo, fazê-lo de forma construtiva indica para as pessoas que elas podem melhorar e se aperfeiçoar.
- Engajamento: sem o líder para apontar a direção para o time, as pessoas podem perder o foco em relação ao seu trabalho e como ele contribui para o todo. Embora a expressão “vestir a camisa” seja muito utilizada, na verdade o engajamento dos colaboradores está na certeza de que suas atividades e sua atuação em geral é valorizada.
- Dar o exemplo: o papel do líder é ser um guia para o resto da equipe, portanto se o gestor foi desorganizado, não é de se surpreender que a equipe também. Se a liderança não respeita prazos, o time também não respeitará. O profissional precisa agir da mesma forma que espera que a equipe aja.
Como ser eficiente?
- Estratégia: esse propósito que deve ser transmitido para os colaboradores também precisa estar claro na mente do líder, pois são as metas e foco em resultados que guiam as ações de todos. Por isso, suas decisões precisam ser estratégicas e com base em um bom planejamento.
- Tomada de decisões: imprevistos acontecem e decisões precisam ser tomadas a todo momento. Para ter confiança de que está tomando o melhor caminho, o profissional precisa ter conhecimento da empresa e do mercado, o que oferecerá mais convicção para deliberar sobre a melhor forma de agir.
- Visão de futuro: para ser estratégico e confiante, é preciso prever o futuro. Isso, claro, é feito com base em dados, tendências e comportamentos do mercado. Por isso, o líder precisa estar atento ao que os concorrentes estão fazendo e aos desejos dos consumidores.
Como ser um gerente inspirador e eficiente?
Parece complexo se atentar a todas essas questões enquanto aplica seu conhecimento técnico no trabalho, mas a verdade é que a experiência e persistência ajudam a transformar essas ações em hábitos, permitindo que o foco nas pessoas e nos resultados se torne algo intrínseco à atuação do gestor. Veja como conquistar essas características:
1 – Foque no desenvolvimento da equipe
Motivar a equipe pode ser feito de forma coletiva, por meio de discursos em reuniões ou e-mails positivos, mas um líder precisa ter a capacidade de observar cada colaborador individualmente e entender seus pontos fortes e fracos.
Faz parte de seu papel ajudá-los também a ver do que eles são bons e no que podem melhorar, contribuindo para que eles sigam se capacitando, almejando crescimento na carreira.
2 – Crie uma comunicação eficiente
Além da transparência na hora de se comunicar com a equipe, é preciso treinar a habilidade de se dirigir individualmente para tratar dessas habilidades. Porém, além disso, é seu papel garantir que os colaboradores mantenham uma boa comunicação, informando uns aos outros sobre suas limitações e necessidades, reforçando o trabalho em equipe e a colaboração.
3 – Tenha objetivos claros
Quando uma empresa tem um bom planejamento estratégico, fica mais fácil para as áreas definirem metas a curto, médio e longo prazo. Compartilhar isso com o time faz com que todos sigam alinhados em busca dos resultados, sabendo o papel de cada um.
Ser um gerente inspirador e eficiente é um processo que pode levar tempo, contanto que o profissional se lembre de que seu papel é contribuir com a equipe, e não tornar a vida dos colaboradores mais difícil. Ampliar seu conhecimento no assunto com um curso rápido de pós-graduação em Liderança e Gestão de Equipes pode ser um diferencial que fará com que o líder tenha mais recursos para gerir seu time com eficiência.