Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quais habilidades quem deseja trabalhar como freelancer deve ter?

As demandas do mercado de trabalho atual obrigaram muitos profissionais a se adaptarem. Além do modelo de trabalho CLT, ou seja, com carteira assinada e carga horária definida, é notável o número de pessoas que passaram a trabalhar como freelancer

Até mesmo as pessoas que ainda trabalham ou já trabalhavam como CLT migraram para a modalidade “freela” – seja pela flexibilidade de horários, possibilidade de trabalhar de forma autônoma e capacidade de aumentar sua renda. Esse fator fica ainda mais claro quando analisamos os dados compilados em 2020 pela plataforma Workana, que conecta freelancers a empresas. 

blog banner desconto em pós-graduação

De acordo com a empresa, foi registrado um aumento de 32% no número de cadastros de profissionais brasileiros durante a pandemia. Já o aplicativo de contratação de serviços GetNinjas recebeu 400 mil novas solicitações de cadastro entre março e setembro – um aumento de 62% em relação a 2019. 

Mas o dia a dia de um freelancer exige uma série de conhecimentos – que vão bem além das habilidades técnicas ligadas à profissão exercida. Isso porque esses profissionais precisam manter a “empresa”, que no caso são eles mesmos, sempre em funcionamento, já que essa modalidade de trabalho exige estar alinhado com as entregas e ter um planejamento bem estruturado. 

Quer saber quais são essas habilidades? Nós te contamos abaixo. Confira!

5 habilidades necessárias para quem deseja trabalhar como freelancer

1 – Networking

O networking ajuda a aumentar a rede de contatos, o que se torna essencial para conquistar clientes e ser cada dia mais reconhecido pelo serviço prestado. Para chegar em um ponto que fica fácil conhecer mais pessoas, é preciso perder o medo de falar com desconhecidos e participar de eventos. Através da internet, isso também é mais do que possível: se aproxime dos contatos do LinkedIn e parceiros de trabalho. 

2 – Poder de negociação

É preciso saber definir o valor do seu trabalho e os prazos dos seus projetos para entregar os melhores resultados possíveis. Porém, caso esses ou outros fatores precisem ser ajustados com o cliente, será preciso ter um poder de negociação. É possível adquirir essas habilidades através dos estudos de técnicas. 

Leia também: Negociação: como essa habilidade pode te ajudar a crescer profissionalmente

3 – Gestão de tempo

Trabalhar em projetos diferentes, com vários clientes ao mesmo tempo, exige que o freelancer tenha uma boa gestão de tempo. Pense que cada projeto tem um objetivo e atividade definida, então é necessário buscar as ferramentas que possam te auxiliar nessa organização interna. 

4 – Marketing pessoal

O networking não é suficiente para conseguir trabalhar como freelancer. Também é necessário saber divulgar seu trabalho de maneira eficaz, isto é, apostando no marketing pessoal. 

Crie um blog, faça um bom portfólio online e seja ativo nas redes sociais (em perfis voltados para a vida profissional, como o LinkedIn ou até mesmo um Instagram focado na carreira). Esses passos básicos possuem baixo curso e podem te ajudar a alcançar potenciais clientes. 

5 – Organização das finanças

Sendo “freela”, é preciso ter um controle financeiro. Afinal, é comum pegar vários jobs ao mesmo tempo ou conciliar com um emprego CLT. Por isso, é preciso saber quando é a data de pagamento de cada um, por exemplo, e manter o fluxo de caixa organizado para cobrir as despesas mensais e, também, saber como definir o valor do seu trabalho. 

O que colocar no currículo para trabalhar como freelancer?

Lembre-se: o currículo é o seu cartão de visitas. É um dos primeiros contatos que o seu cliente tem com você, mas no caso do trabalho como “freela” é muito importante pensar em como apresentar todas as informações (é preciso fazer o melhor marketing pessoal possível, não é mesmo?).

Nesse caso, além de citar as competências e habilidades, é importante enfatizar os projetos elaborados que tenham a ver com aquele trabalho que você quer conquistar. 

Assim, apresente algumas informações básicas para que o cliente saiba como conversar com você, caso goste do portfólio enviado. Por exemplo:

  • Nome
  • E-mail
  • Celular
  • Link para o perfil do LinkedIn
  • Link para o portfólio online

Então, coloque as competências técnicas e experiências, incluindo cursos de capacitação,  certificações, idiomas e, claro, os seus diferenciais na área profissional. Por exemplo: “tenho especialização, como uma pós-intensiva, no tema X, trabalho há Y anos com produção de conteúdo etc”.

Aproveite esse espaço para colocar em evidência no seu currículo que tem o know-how necessário (se tiver muitas, escolha aquelas que tem mais a ver com o job) e explicar sobre o que você faz. Vale até colocar depoimentos de clientes que já atendeu. 

Por fim, crie um espaço para colocar as chamadas “soft skills”, ou seja, aquelas habilidades que estão mais ligadas à proatividade, boa comunicação, flexibilidade, entre outras. Destaque esses pontos positivos em tópicos, de uma maneira que demonstre confiança e comprove para o cliente que você tem o perfil necessário para trabalhar como freelancer. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades