Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a função do Scrum Master? Saiba mais sobre esse profissional

Você sabe qual a função do Scrum Master? Esse profissional é o grande especialista na metodologia ágil Scrum. Sua função é facilitar o trabalho de toda a equipe, o Time de Scrum, principalmente no que diz respeito à compreensão dos conceitos do Scrum, e ele trabalha juntamente com o Time de Desenvolvimento de Projetos. 

Sua função é bastante similar a de um Gerente de Projetos, que age como um gestor e líder durante o planejamento, gerenciamento e monitoramento das atividades. Dessa maneira, um Scrum Master precisa agir de acordo com as metodologias para desempenhar o papel de facilitador para as equipes de desenvolvimento. 

blog banner desconto em pós-graduação

Ele faz parte apenas da parte de monitoramento de entrega e da qualidade dos produtos. O Scrum é uma estrutura usada para desenvolver, entregar e sustentar produtos na área de desenvolvimento de software. Essa metodologia de gestão serve para deixar os projetos mais ágeis e ajuda a aumentar a produtividade do time. 

Por conta disso, é importante ter proatividade, disposição para fazer as mudanças necessárias e buscar soluções para eventuais problemas, além de seguir o princípio da neutralidade. O Scrum tem como principal objetivo desenvolver a independência do Time de Scrum, para que cada membro da equipe consiga chegar sozinho às soluções. 

Outras habilidades essenciais têm a ver com as “soft skills” – aquelas técnicas que estão ligadas não às funções práticas, mas emocionais. Por isso, ter uma boa comunicação com o time, além de saber se organizar com as entregas é primordial. 

Qual a função do Scrum Master?

A primeira coisa que se deve ter em mente ao pensar nas funções do Scrum Master é que ele é um facilitador. Ou seja, o profissional que busca tornar mais fácil e, também, potencializar as habilidades de todos os colaboradores que fazem parte do Time de Scrum e do Time de Desenvolvimento de Projeto. 

É importante que ele saiba se comunicar de maneira direta com cada um, exercendo sua função de modo a atingir os objetivos requisitados por uma metodologia ágil como o Scrum. Assim, ele torna possível a formação de times que são auto-organizados, que são capazes de seguir as diretrizes de maneira independente, sem precisar de supervisão 100% do tempo. 

Para exercer esse papel, o Scrum Master deve sempre garantir que a remoção de impedimentos seja feita. Nesse caso, quando surgir qualquer implicação durante as Sprints – nas reuniões das pessoas que estão envolvidas nesses projetos que auxiliam no desenvolvimento de projetos – que atrapalham o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos, ele precisa estar ciente e analisar todas as soluções possíveis. 

Assim que o time de Desenvolvimento de Projetos identificar um problema, o Scrum Master deve agir (sozinho ou com recursos e a partir da ajuda de pessoas de outras equipes) para encontrar as respostas. Não basta impor soluções temporárias ou que resolvam apenas parte do problema. É essencial que se procure as causas que originaram esse impedimento e, a partir de então, procurar eliminá-lo de maneira definitiva. 

O Scrum Master deve ainda orientar o Time de Desenvolvimento de Projeto para que os colaboradores consigam cumprir todos os objetivos que foram requisitados. Nessa questão, é possível agendar reuniões diárias para que todas atividades sejam alinhadas e as dúvidas sejam respondidas antes da aplicação das metodologias. 

Além de estar em parceria com as equipes que atuam nessa parte de desenvolvimento, o Scrum Master também deve estar lado a lado com o Product Owner, ou seja, quem define as funcionalidades daquele produto e representa os interesses das governanças corporativas da empresa. Nessa situação, o Scrum deve priorizar os requisitos dos produtos para que o valor obtido esteja sempre atualizado e seja o maior possível 

É importante mencionar que o Product Owner possui poder decisório no Time de Scrum, já que ele precisa ter a visão estratégica e visar sempre que o produto seja desenvolvido de uma maneira que agregue o máximo de valor para o cliente. 

Como se tornar um Scrum Master?

Para te ajudar a se tornar mais ágil e adquirir as habilidades exigidas para a função do Scrum Master é preciso buscar cursos de especialização, como o MBA em Gestão Ágil, que são voltados para essa área de desenvolvimento e gestão. Nas aulas, o aluno se torna capaz de implementar uma cultura de agilidade em sua equipe, desenvolver agilidade e gerenciar projetos. 

Dessa forma, se torna possível aprender como agir como uma liderança técnica, sendo guia para todos os envolvidos no projeto e promover as mudanças organizacionais necessárias para o cumprimento dos prazos e entregas de acordo com o Scrum e aumentar a efetividade de toda a equipe. 

Além disso, um curso de especialização ajuda a adquirir as soft skills essenciais para trabalhar como líder de projetos, melhorando as habilidades de comunicação, organização, entre muitas outras. Agora, você já sabe qual a função do Scrum Master. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades