Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é Product Owner e tudo o que você precisa saber sobre a profissão

Uma profissão pouco difundida e com baixa visibilidade, mas que tem um peso enorme no mercado: o Product Owner. Mas, o que é Product Owner? Mais conhecido como PO, esse profissional é responsável por definir e priorizar o escopo de um projeto ou produto, ou seja, será aquele que trabalhará como agente duplo entre empresa e desenvolvedores para levar ao mercado um projeto que atenda às necessidades do consumidor final, esteja de acordo com todas as especificações do cliente solicitante e funcione adequadamente.

Para que tudo isso possa acontecer, o Product Owner é sempre uma pessoa que estuda muito sobre o comportamento e hábitos de consumo do cliente e está antenado às necessidades do usuário, bem como novas tendências do mercado que mudam com frequência. Em resumo, é o PO quem define quais funcionalidades, bugs e melhorias o time irá trabalhar.

blog banner desconto em pós-graduação

O que faz um Product Owner?

Confira quais são todas as etapas em que o PO deve participar:

  1. Fazer todo planejamento do produto, desde a sua ideia até a concepção. Para que essa etapa tenha sucesso, é importante idealizar o produto desejado com base em anotações e materiais passados pela empresa com os desenvolvedores, participando também na produção do release e na elaboração do planejamento de cada etapa do backlog.
  2. Deve refinar qualquer bug ou insatisfação do produto para o refinamento, que pode ser incluir itens, modificar estrutura, sugerir atualização ou priorizar alguns itens.
  3. Em cada sprint do projeto (etapa), deve apresentar testes e avaliações para uma maior aceitação do produto.
  4. Estar sempre em comunicação ativa com a empresa solicitante e a equipe de desenvolvimento, estando comprometido a acompanhar todo o trabalho, esclarecer os backlogs e corrigir eventuais falhas no processo.
  5. Entender as expectativas da empresa solicitante do produto, tendo em vista de que podem surgir alterações e modificações durante o planejamento. Por isso, é preciso ter sempre em mente que o trabalho não se restringe somente à equipe interna de desenvolvedores.

O que é Scrum?

Essa é a metodologia mais usada para organizar o trabalho do PO, que contém diretrizes de como um projeto deve ser desenvolvido. Esse processo é dividido em diversas etapas repetidas para poder receber uma incrementação em cada uma delas e ser melhorada ao longo do tempo. Para compor todas essas etapas contamos com três partes da equipe: a de desenvolvedores, o Scrum Master e o Product Owner.

O scrum é dividido em sprints, pequenas reuniões em que os empresários, desenvolvedores e o PO se reúnem para poderem definir quais serão as melhorias implementadas de acordo com os dados apresentados e conforme o relatório de aperfeiçoamentos passados pelo PO.

O que é Product Owner e o que ele precisa saber?

– O que o seu usuário deseja: conhecer o público final é essencial para fazer esse trabalho. Com uma pesquisa de mercado, o PO deve saber em qual nicho focar, qual tipo de comunicação deverá ser aplicado, com qual faixa etária deverá dialogar, em quais canais de contato deverá atender, características demográficas, gostos pessoais e que tipo de dor o seu produto irá resolver.

Isso significa que entra aqui mais uma etapa do processo em que o PO deverá estar sempre de olho: como os seus consumidores irão receber o produto ou projeto que está sendo criado internamente. É de sua responsabilidade fazer com que o resultado seja satisfatório e bem recebido.

– Gerenciamento de um product backlog: se a equipe toda de desenvolvimento estiver dentro de um carro, saiba que eles estarão de olhos fechados, seguindo a condução do PO, que trabalhará para a produção de um product backlog. É como um caminho com muitos obstáculos na pista que deverão ser retirados pelo PO para que a equipe de desenvolvimento chegue ao final com sucesso.

– Leitura e interpretação de dados: a ambiguidade e a incerteza não podem fazer parte da rotina de um Product Owner, por isso o Analytics ou qualquer outra ferramenta que disponibilize a oportunidade de se realizar um teste A/B e identificar qual o conteúdo que mais performa é uma ótima opção para validação.

Um PO deve saber como interpretar os dados fornecidos por essas plataformas para poder guiar a equipe no caminho certo, sempre fazendo esse estudo antes, durante e depois de a ideia ser colocada no mercado.

Como ser um Product Owner?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que um PO está sempre em constante atualização. O PO está sempre em busca de se especializar no mercado, faz a leitura de pesquisas realizadas no setor de consumo todas as semanas, entende o funcionamento do consumidor e do poder de tomada de decisões e também deve ser um excelente comunicador, capaz de passar informações claras e ao recebê-las colocá-las em prática. Agora, confira o que são metodologias ágeis e como utilizá-las.

Conheça nossas faculdades