Ter uma cultura inovadora faz com que, na atualidade, muitas empresas consigam se destacar e surgir com ideias revolucionárias. Contudo, será que não seria mais interessante conseguir unir esforços para que as novas possibilidades surjam? Foi com esse intuito que a inovação aberta surgiu, sabia?
O conceito ainda é pouco conhecido. Porém, ele já está impactando a nossa sociedade de diversas maneiras diferentes, com ações que transformam a realidade e desenvolvem o espírito colaborativo de uma maneira única.
Então, se você quer saber mais sobre essa possibilidade e todas as suas vantagens, não saia daqui! Abaixo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre os processos abertos de inovação, entendendo como eles funcionam e por que as empresas têm se interessado por essas perspectivas
Inovação aberta: o que é?
Em resumo, pensar em uma inovação de maneira aberta é entender que, unindo vários agentes em torno de uma mesma questão, as chances de atingir o objetivo desejado serão muito maiores. Sendo assim, as inovações abertas envolvem empresas, pessoas, universidades, órgãos públicos e de pesquisa com um único foco: fazer com que a inovação aconteça.
Se você considerar que já estamos em um nível muito avançado de tecnologias, ideias e invenções, vai entender que faz todo o sentido juntar as forças para conseguir evoluir. Afinal, vários cérebros pensam melhor do que um só, e quando eles se unem, as chances de atingir os objetivos esperados são muito maiores.
Contudo, nem todas as organizações aderem a esse modelo de inovação. Por questões de negócio, interesses comerciais e até mesmo a resistência em pensar em nova forma de inovar, muitas companhias ainda focam na inovação fechada. Isso acontece quando ela conta com programas e foco na inovação, mas apenas entre as suas “quatro paredes”. Ou seja, sem contar com a colaboração de agentes externos.
Todavia, a inovação de forma aberta conta com uma série de vantagens, que cada vez mais mostram a todos os envolvidos em inovação por que ela vale a pena. Abaixo, confira alguns benefícios desse modelo.
Quais as vantagens da inovação aberta?
1 – Contribuir para a inovação na própria empresa
Um dos pontos altos desse tipo de modelo é a possibilidade de ter avanços dentro da empresa, mesmo com um estilo que envolve outros agentes. Isso acontece porque, ao engajar diversos colaboradores, de diferentes áreas e departamentos, você começa a disseminar uma cultura inovativa.
Ela faz com que todos se sintam responsáveis por fazer parte daquele projeto, aumentando as chances de conseguir fazer pequenas e grandes revoluções em diversos cenários.
2 – Aumentar o fluxo de criação de ideias
Como já adiantamos, o avanço das tecnologias e ideias nos dias atuais faz com que fique cada vez mais complexo pensar em ideias que, de fato, inovem. Dessa maneira, quanto mais pessoas estiverem pensando em um tema, maiores as chances de conseguir propostas de fato interessantes.
O famoso “brainstorming” também acontece nessa área, fazendo com que o compartilhamento de possibilidades e o pensamento conjunto resulte em pontos realmente disruptivos. Afinal de contas, quanto mais pessoas voltadas para o mesmo assunto, maior será a base de conhecimento criada.
3 – Democratizar o desenvolvimento e o acesso ao novo
A partir do momento que as empresas descobrem o potencial da colaboração, elas também percebem que a democratização do acesso ao conhecimento é um processo justo e que beneficia todo o setor de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Pensando que as inovações de hoje dependem da base de conhecimento acumulada ao longo de séculos de humanidade, fazer com que essas informações cheguem a mais pessoas capacitadas é um grande trunfo. Porque, no fim do processo, todos vão colher os benefícios das novidades.
4 – Otimizar os processos de desenvolvimento da inovação
Atualmente, os setores da economia estão fragmentados, e as áreas de pesquisa também, seja em órgãos públicos, seja em universidades. Por isso, levando em conta que cada vez mais a inovação depende de uma conjunção de fatores, e não só de uma área em específico, pensar uma inovação que acontece de forma aberta também envolve otimizar todos os processos.
Assim, empresas que se complementam na cadeia produtiva podem se unir, deixando as chances de sucesso mais simples e os prazos mais curtos.
5 – Conseguir reduzir os custos e os riscos de forma generalizada
Para finalizar, esse tipo de modelo também diminui os custos e os riscos, dois pontos que são de extrema importância para as organizações.
Quando você tem vários agentes envolvidos, conta com a expertise de profissionais de diversas áreas e tem uma boa gestão de projetos, tudo fica mais simples e intuitivo, impulsionando a inovação a acontecer.
Agora que você já sabe o que é inovação aberta, bem como a sua importância e todas as suas vantagens, que tal dar um passo importante na sua carreira? Para isso, invista na pós em 4 meses reconhecida pelo MEC e receba o título de especialista em tempo recorde! Isso vai transformar a sua vida profissional, pode ter certeza.