Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Edney Souza: “O princípio da inovação é trabalhar com o pensamento crítico”

pensamento crítico

O mercado de trabalho está valorizando, cada vez mais, as soft skills. Ou seja, as habilidades comportamentais, que demonstram a forma como você exerce o seu trabalho e interage com as pessoas ao seu redor. Uma delas é o pensamento crítico, competência que está diretamente ligada com a capacidade de inovar.

Isso foi o que Edney Souza explicou no evento Carreira em Pauta. Professor, palestrante e conselheiro de tecnologia e inovação, ele já co-fundou 7 startups e sabe como ninguém o que está por trás da inovação nos dias de hoje.

Por isso, que tal aprender com ele como desenvolver uma visão inovadora?

“O princípio da inovação é trabalhar com o pensamento crítico”

De acordo com o Top Voice do LinkedIn, fazer questionamentos e pensar em novas formas de trabalhar e resolver problemas são fundamentais para conseguir inovar.

“Pensar ‘sempre foi assim’ é a antítese do pensamento crítico”, explicou. Afinal de contas, quando você aceita tudo do jeito que sempre foi, sem olhar para as possibilidades ao seu redor, você perde dezenas de oportunidades de inovar, ser criativo, oferecer soluções práticas, aumentar a produtividade e “pensar fora da caixa”.

O que é um excelente resumo do raciocínio crítico. Ele é a sua capacidade de avaliar situações com um olhar racional, que sabe refletir e mantém um “faro apurado” para identificar problemas, entender o que pode ser modificado e as oportunidades de inovação.

Ele é uma das habilidades emocionais mais valorizadas pelas empresas, e de acordo com Souza, o “pensamento crítico é uma soft skill fundamental para a sociedade que a gente está vivendo hoje, […] porque a gente está vivendo em um mundo que está mudando o tempo todo”, explicou durante o Carreira em Pauta.

“Ou seja, existem novas formas, processos, tecnologias e maneiras de resolver os mesmos problemas. Se você não está procurando novas formas de resolver um problema e existem formas mais eficientes, outras empresas e outros profissionais estão sendo mais eficientes que você, então você fica estagnado na carreira e a empresa fica estagnada em relação ao mercado. O princípio da inovação é trabalhar com o pensamento crítico”, detalhou.

Sendo assim, quando você consegue desenvolver senso crítico, você adota um novo olhar para observar todos os cenários ao seu redor. Dessa maneira, a sua forma de analisar o mundo vai mudar, sendo muito mais aprofundada, criteriosa e capaz de identificar oportunidades a quilômetros de distância.

Todavia, tudo isso depende de muito trabalho prévio para aperfeiçoar sua capacidade de análise crítica, sabia?

Como desenvolver um raciocínio crítico?

O senso crítico é um dos responsáveis por fazer você ter ideias inovadoras. E isso não significa apenas idealizar soluções revolucionárias, mas também conseguir pensar em pequenas mudanças capazes de melhorar processos e resultados no dia a dia.

Por isso, ter senso crítico é um grande diferencial de carreira para todos os profissionais. E se você quiser uma ajuda para conseguir desenvolvê-lo, confira o tutorial abaixo.

1 – Saia da sua “bolha”

O primeiro passo é entender que a nossa forma de pensar está ligada com as nossas experiências de vida. Sendo assim, estar sempre nos mesmos ambientes, com as mesmas pessoas e envolvido com as mesmas situações pode fazer com que você não exercite o senso crítico.

Afinal de contas, seu cérebro não terá estímulos diferentes para cogitar novas formas de pensar e analisar conceitos, até porque ele nunca entrará em contato com opiniões e conceitos diferentes.

É por isso que sair da sua bolha é tão importante. Quando você se permite estar em lugares diferentes, com pessoas novas, jeitos distintos de pensar e agir, você fornece uma verdadeira ginástica para o seu cérebro.

Ele vai enxergar o novo e, aos poucos, você vai começar a exercitar sua capacidade de se abrir para o diferente e conseguir visualizar novas possibilidades e ideias.

2 – Aumente o seu repertório

Se estar em ambientes diferentes é fundamental para o raciocínio crítico, outro ponto crucial é o seu “arcabouço mental”. Ou seja, o repertório que você constrói ao longo da vida.

Tudo o que você consome, de livros, filmes e séries a documentários, jornais e perfis em redes sociais, faz com que o seu repertório de referências se expanda. Isto é, faz com que você entre em contato com ideias novas, diferentes maneiras de enxergar a vida e posicionamentos completamente opostos aos seus.

Tudo isso ativa a sua capacidade de ter um olhar crítico. Se você se permitir, vai conseguir observar situações e problemas de diversos pontos de vista e ângulos diferentes.

3 – Questione a sua própria forma de pensar

A consequência dos dois itens acima é começar a questionar a sua forma de ver o mundo e pensar, deixando de agir de maneira “automática” no dia a dia. Esse será um movimento natural, porém, “se forçar” a fazer isso é uma ótima forma de acelerar a sua busca por um senso crítico.

Dessa maneira, você vai conseguir olhar para as situações de uma forma diferente, entendendo todas as possibilidades ao redor e quem sabe até mudando de opinião. Isso vai fazer com que as novas ideias e soluções surjam naturalmente, afinal de contas, o seu olhar estará treinado para isso.

4 – Aprenda a ser curioso

Por fim, nunca se esqueça de ser curioso. Não há senso crítico sem curiosidade, afinal de contas, ela é o nosso norte para explorar caminhos desconhecidos, entender opiniões diferentes, conhecer o novo e questionar nossas próprias verdades.

Ela vai te ajudar a manter o frescor e a ânsia por novidades durante toda a sua vida, sem cair nos saudosismos que podem te prender no passado e deixar a inovação cada vez mais longe.

Inclusive, uma ótima forma de exercitar a sua curiosidade e entrar em contato com o diferente, aumentando o seu repertório, é investindo em uma pós-graduação Anhanguera. Dessa forma, você vai se tornar um especialista e exercitar ainda mais o seu pensamento crítico, ficando pronto para conseguir inovar na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades