Ir para o conteúdo
Você na Pós

“Você sai na frente quando se especializa”, destaca Karol Fabreto

especializa

Conseguir chamar a atenção dos recrutadores e profissionais de Recursos Humanos pode ser um trabalho árduo, não é mesmo? Com tantos candidatos em busca de vagas, os processos seletivos estão cada vez mais concorridos. Nesse contexto, se diferenciar é o caminho ideal para ganhar os holofotes, e você atinge esse objetivo quando se especializa.

Ser um profissional que é especialista em um tema é um grande diferencial competitivo para o mercado de trabalho. Afinal, contar com uma pós-graduação é algo que chama a atenção no currículo e diz muito sobre o profissional que você é.

E quem nos conta mais sobre isso e explica os motivos por trás da importância da especialização é Karol Fabreto. Psicóloga, Karol tem 10 anos de experiência em Recursos Humanos, trabalhando especificamente com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento.

Hoje ela atua como consultora e mentora de carreira, e contou mais sobre o olhar do recrutador em um processo seletivo no evento Carreira em Pauta.

“Você sai na frente quando se especializa”

Conforme a psicóloga destacou no evento, os recrutadores contam com algumas técnicas para selecionar candidatos. E uma delas é conseguir encontrar os pontos necessários na análise do CV de forma rápida. “Quando olhamos o currículo, é importante bater com os pré-requisitos da vaga”, explicou.

Ou seja, ser um profissional altamente qualificado é o seu passaporte para ser notado em processos seletivos, deixando claro que você tem as habilidades necessárias para assumir o cargo em questão. Por isso é tão importante se especializar, para mostrar logo de cara que você tem o que é preciso para ser considerado.

Além disso, Karol ressaltou a relevância de ser um profissional especializado para conseguir vagas específicas.

“Se eu fosse para o mercado de trabalho faria sentido procurar vagas em todas as áreas do RH? Não. Você sai na frente quando se especializa. Por exemplo: recrutadora com foco em tecnologia, marketing e por aí vai. Então, quanto mais você se especializa hoje no mercado de trabalho, mais chances você tem.”

Dessa forma, você conseguirá aplicar para vagas cada vez melhores e mais focadas, chegando mais perto dos seus objetivos de carreira com todos os holofotes que seu currículo vai receber.

Porém, o que significa ser um profissional especializado? E o que fazer para receber esse título?

Como se especializar?

O especialista é aquele profissional que decidiu focar a sua carreira em um tema específico. Por exemplo, educadores físicos podem se especializar em educação infantil. Engenheiros podem se tornar especialistas em redes e telecomunicações. E agrônomos podem direcionar suas carreiras para a agricultura sustentável, dentre centenas de outras opções.

Para se tornar um especialista, o caminho mais indicado é justamente fazer uma pós-graduação. Afinal de contas, ao finalizar um curso lato sensu, ou seja, uma especialização ou um MBA, você vai receber o título oficial de especialista, sabia?

A partir de então, seu currículo terá um belo reforço para chamar a atenção de recrutadores nos processos seletivos. E os benefícios de ter uma pós não param por aí.

5 motivos para você investir em uma pós-graduação

1 – Se aprofundar em um tema da sua área

O grande benefício, como já explicamos, é mergulhar em um tema específico da sua profissão. Como as graduações costumam ser generalistas, até porque seria impossível se aprofundar em todas as possibilidades de carreira de uma área, muitos temas ficam apenas na superfície.

Então, para aprender mais sobre eles e adquirir habilidades direcionadas, a pós-graduação será a sua melhor amiga.

2 – Receber o título de especialista

Como consequência, você receberá o título de especialista por todos os conhecimentos adquiridos, tendo um grande diferencial para o crescimento da sua carreira. Inclusive, você sabia que a pós-graduação lato sensu é a única capaz de garantir essa titulação?

3 – Manter a atualização profissional

Os cursos de pós das nossas instituições são desenhados por uma equipe pedagógica de ponta, além de um corpo docente que também é especializado. Por isso, todos os cursos contam com conteúdos atualizados e relevantes, que levam em consideração as demandas do mercado, as necessidades dos alunos e todas as tendências e novidades das áreas.

Dessa maneira, a pós-graduação também será a sua oportunidade de não ficar para trás no mercado, se atualizando conforme sua profissão evoluir e se transformar.

4 – Ganhar destaque no mercado de trabalho

O resultado do seu esforço? Destaque e reconhecimento no mercado de trabalho. Conforme Karol Fabreto explicou, ser um especialista vai chamar a atenção de recrutadores, e a mesma reação acontecerá no seu atual emprego.

Seus líderes vão reconhecer o seu esforço, e logo você terá a chance de assumir novos projetos, ter mais responsabilidades, mostrar tudo o que aprendeu na prática e, quem sabe, ser promovido e receber aumentos.

5 – Receber salários maiores

Falando nisso, todos os pontos positivos de fazer uma pós culminam no seu reconhecimento profissional, que inclui a remuneração. De acordo com uma pesquisa do Instituto Semesp, especialistas podem ganhar até 150% mais do que seus colegas que não continuaram estudando após a graduação.

Então, está pronto para ser o profissional que se especializa? Para isso, confira todas as opções de pós-graduação Anhanguera, com um amplo portfólio de mais de 500 cursos, e comece agora a transformação da sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades