Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Como a inovação pode ajudar você a se reinventar na carreira

homem segurando uma lâmpada para ilustrar texto sobre inovação

Você já reparou como falamos constantemente sobre como a inteligência artificial, o machine learning e outras formas de inovação digital mudarão a forma como trabalhamos? Mas, e se, além disso, passarmos a pensar também como a inovação pode mudar a nossa carreira e nos fazer chegar muito mais longe na vida profissional? No artigo, entenda como inovar pode ajudar a sua carreira e quais passos seguir para que isso aconteça. 

Afinal, o que é inovação na carreira?

Inovação, de forma simplificada, é ter sucesso na exploração de novas ideias. Mas quando falamos de nossas carreiras, como podemos usar este conceito para fazer uma mudança de fato? A verdade é que a inovação na carreira só acontece quando paramos de olhar para ela da forma tradicional e passamos a fazer movimentações em direção a uma carreira que seja mais adequada para o futuro.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Para entender melhor, é necessário que você pense em como deseja que a sua vida profissional esteja daqui a alguns anos e dê alguns passos em direção a ela. Alguns deles podem ser maiores e até mesmo disruptivos, como redefinir a sua carreira totalmente, a forma como você trabalha e a maneira como deseja trabalhar.

Como faço para inovar na carreira?

Antes de tudo, você precisa fazer o que provavelmente pode ser o mais difícil, porém, extremamente necessário, que é uma autoanálise. Comece fazendo um balanço considerando o seguinte:

  • Qual é o momento da carreira no qual me encontro;
  • Quais são as habilidades que desenvolvi;
  • Onde essas habilidades me levarão e se é lá onde quero estar.

Feito isso, você pode considerar dar alguns daqueles passos sobre os quais falamos anteriormente. Aqui vão algumas sugestões:

1 – Desafie-se todos os dias

Esse é um ponto muito importante para quem deseja inovar. Estabelecer novos desafios diários pode te ajudar a sair da zona de conforto, aumentar a sua rede de contatos e, principalmente, desenvolver novas habilidades.

2 – Pense de forma diferente

As pessoas inovadoras não criam apenas coisas e soluções do zero. Elas conseguem reimaginar também. Você pode fazer o mesmo com a sua carreira. Pense em quais situações novas e diferentes ambientes de trabalho você pode se colocar para desenvolver novos conhecimentos ou ter uma sensação de satisfação maior?

3 – Esqueça a hierarquia de carreira

Muitas vezes, pensamos na nossa evolução profissional como uma escada, na qual vamos subindo degrau por degrau, cargo por cargo, até ficarmos satisfeitos. Mas se você quer pensar na sua carreira de forma disruptiva, já considerou de repente fazer um movimento horizontal?

Leia também: Criatividade: qual a importância de desenvolver essa habilidade?

Talvez, o que você realmente precise seja mudar o que está fazendo, mesmo que seja outro cargo no mesmo nível em que você está agora. Nem sempre a sua satisfação estará em um cargo mais alto.

Que tal pensar que a inovação acontece com pequenos passos que te ajudarão a fazer os movimentos que você deseja na sua carreira? Até porque, no futuro, ela será mais focada nos conhecimentos e nas experiências com as quais você pode contribuir com a empresa, do que em cargos que você ocupou.

Enfim, a inovação está acontecendo ao nosso redor o tempo todo. O futuro do trabalho vai exigir que ela seja praticada de forma constante. Por isso, é fundamental que passemos a buscar conhecimento e maneiras inovadoras de gerenciarmos nossas próprias carreiras.

Falando em conhecimento, uma especialização pode ser um passo importante no seu movimento rumo à carreira que deseja. Ela será capaz de contribuir para um mindset de inovação que pode ser aplicado em diversas áreas.

E se você gosta deste tema assim como de empreendedorismo e disrupção no ambiente corporativo, que tal investir em uma especialização?

O MBA em Inovação e Empreendedorismo, por exemplo, é um curso destinado a profissionais de todas as áreas que desejam desenvolver habilidades e competências, fazer gerenciamento de inovação em empresas e implementar negócios disruptivos. Conheça mais sobre essa especialização EAD e dê o primeiro passo para transformar o seu futuro profissional e alavancar a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades