Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Saiba como trabalhar com Inteligência Artificial

Inteligência artificial

A expressão Inteligência Artificial é daquelas que traz um monte de significados à mente, em especial quando se trata de identificar a área de trabalho em que ela é utilizada. Convencionou-se a chamar de AI o que necessita de tecnologia de algoritmos ou de softwares de computador, simulando uma extensão das capacidades de inteligência humanas. 

O conceito pode parecer distante, mas já está presente em nossas vidas todos os dias quando recebemos recomendações dos players de música ou de streamings de série e filmes, ou quando usamos o reconhecimento facial em algum aplicativo – só para citar alguns exemplos. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Se a ideia original dos criadores da Inteligência Artificial era, no passado, dar vida à robôs que lembravam de alguma maneira a forma humana, como mostram os filmes “Robôs”, “O Exterminador do Futuro” ou “A.I”, a verdade é que esses estudos hoje atuam mais na automação e na análise de milhões de informações ao mesmo tempo, feita por algoritmos. 

Por onde começar a trabalhar com Inteligência Artificial?

Diversas profissões hoje estão focadas em conhecimentos de IA. Entre elas, destacam-se os muitos ramos de engenharia (como os ligados à computação, machine learning e integração de dados, por exemplo), bem como analistas e desenvolvedores de softwares, arquitetura de dados, técnicos em robótica, entre outros. 

Leia também: 7 tecnologias e tendências que vão transformar a saúde nos próximos anos

Na área da saúde, a Inteligência Artificial está presente no trabalho com membros artificiais ou próteses. Há ainda IA envolvida nas áreas militares (drones, simuladores de voos) e na parte da comunicação ou nas artes. Mesmo o campo do design e da produção de entretenimento, atualmente, utiliza esses conhecimentos algorítmicos. 

Para se tornar um especialista, é possível realizar uma pós-graduação em Inteligência Artificial e Machine Learning. A especialização permite obter os conhecimentos necessários para começar a atuar na área. O curso tem entre seus objetivos disseminar práticas de mercado para resolver problemas com o uso da IA e capacitar os estudantes para que produzam sistemas inteligentes. 

Qual a média salarial da área?

Por estar presente em praticamente todas as áreas do desenvolvimento das sociedades modernas no século 21, a Inteligência Artificial é um dos campos de trabalho que melhor paga seus profissionais e que possui vagas das mais abrangentes. De acordo com um relatório de 2020 do LinkedIn, entre as 15 profissões que mais estão em alta no Brasil, nove delas têm conhecimentos de Inteligência Artificial envolvidos. 

O salário de quem atua nessa área é bastante atrativo e pode variar entre R$ 3.600 a R$ 12 mil, dependendo da área e do tamanho da empresa em que esse profissional estiver inserido. Os dados são do Guia de Salários 2019, divulgado pela multinacional de recrutamento Michael Page, e confirmam os valores muito acima da média salarial brasileira. E quanto mais experiência no ramo, maior será o rendimento, já que o setor é relativamente novo no país e está em franca expansão.

E aí, quer saber mais? Esse é um campo com múltiplas possibilidades, então que tal buscar especializações numa área que só cresce? Saiba mais sobre a Pós-Graduação Unopar e conheça as opções de cursos de Pós EAD. Confira os cursos de Pós-Graduação e MBA, que têm entre 6 e 10 meses de duração.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades