4 investimentos que vale a pena fazer na Black Friday

mulher sentada no sofá com notebook para ilustrar texto sobre investimentos para a Black Friday

A Black Friday é uma data muito aguardada pelos lojistas e, também, pelos consumidores. Nos Estados Unidos, ela é celebrada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, depois do feriado de Ação de Graças e inaugura a temporada de fim de ano e de compras para o Natal. 

Apesar de não ser um evento tipicamente brasileiro, por aqui é cada vez mais popular que as lojas façam ofertas e condições especiais de pagamento durante algumas semanas ou até durante todo o mês de novembro.

Quando falamos de educação, a Black Friday também oferece descontos que podem ser interessantes – e que vão além dos cursos. Quer saber mais? Nós listamos investimentos que valem a pena fazer durante esse período. 

1 – Cursos livres

Se você está pensando em fazer um curso de curto prazo, mas que agregue no seu conhecimento e na área de atuação no mercado, a dica é apostar em um curso livre. Esse tipo de ensino pode atender a diferentes finalidades, e os benefícios dependem bastante dos objetivos gerais e das motivações do aluno. 

Como muitos abordam questões atuais do mercado, os cursos livres são utilizados como uma forma de se atualizar profissionalmente, melhorar o currículo e ter mais conhecimento sobre um determinado assunto. 

2 – Livros

Os livros são sempre bons investimentos, mas na Black Friday a tendência é que os descontos sejam melhores. Em 2019, segundo pesquisa da plataforma Promobit, os produtos que mais valeram a pena comprar na Black Friday foram os livros e e-books, com uma média de 77% de desconto.

Por isso, se você precisa de um livro específico para um curso ou apenas quer ler por hobby, essa é a melhor hora para investir na leitura. Também vale apostar em leitores eletrônicos, como o Kindle, que é vendido pela Amazon. Durante esse período, o desconto pode chegar a até R$ 100.

3 – Eletrônicos

A mesma pesquisa mencionada no tópico anterior também cita os artigos de informática como um gasto que vale a pena na Black Friday, com 42% de desconto, em média. Então, se você quer atualizar os seus consoles ou até mesmo investir em um notebook para estudar online, esse pode ser o momento ideal.

4 – Cursos de pós-graduação

Assim como os cursos livres, os cursos de especialização e MBA também entram em desconto no período da Black Friday. 

Atualmente, devido ao maior acesso das pessoas à faculdade nos últimos anos, o diploma de graduação já não pode mais ser considerado um diferencial. E, por isso, se torna cada vez mais necessário se especializar para conseguir ter acesso às melhores oportunidades. 

Esse tipo de curso se apresenta como a melhor alternativa para que você se destaque no mercado de trabalho e com bolsas de estudo é possível pagar menos nas mensalidades. 

Como economizar na Black Friday?

Para conseguir uma oferta interessante, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado antes da data e entender se o valor do produto desejado realmente sofreu a queda anunciada pela loja. Isso porque é comum que muitas empresas aumentem os preços em outubro e, na chegada da Black Friday, reduzam novamente, causando uma falsa sensação de barateamento.

Antes mesmo de começar a fazer essa pesquisa, coloque no papel tudo aquilo que está precisando ou que está na sua lista de compras. Depois disso, estabeleça uma ordem de prioridades de acordo com as suas maiores necessidades e vá eliminando aquilo que você não precisa com urgência.

Por exemplo: se o seu notebook está com defeito e você quer começar um curso de especialização a distância, o seu foco deve ser comprar um novo para que possa cumprir esse objetivo. Assim, fica fácil saber o que é realmente necessário. 

Também não se encante com ofertas extras que possam surgir. Deixe na lista somente aquilo que você quer comprar e evite impulsos desnecessários na hora das compras. Mesmo que saia barato por causa dos descontos, itens desnecessários podem sair caro, pois esse dinheiro poderia estar sendo usado para outras coisas. 

Mantenha-se focado somente no que é essencial, seja um produto específico ou um serviço. E mais: caso aquilo que você quer comprar não tenha um desconto relevante na Black Friday, não se obrigue a pagar mais caro. O valor pode diminuir em outro momento e você ainda consegue pagar mais barato fora dessa data. 

A Estuda Week está chegando. No momento, que tal baixar e-books que falam sobre empregabilidade, pós-graduação EAD e planejamento financeiro pessoal? Conte com a Estuda Friday e conheça os benefícios de estudar a distância aqui: sem taxa de matrícula, suporte do tutor para orientar e tirar dúvidas, certificado digital reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 24 horas úteis para a conclusão do curso, acesso a mais de 200 cursos livres gratuitos e plataforma de ensino digital e completa.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!