Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que vale a pena investir em uma pós-graduação?

mulher fazendo anotações para ilustrar texto sobre investir em uma pós-graduação

Hoje em dia, fazer um curso superior é o primeiro passo para muitos profissionais, mas a realidade é que só a graduação não é mais garantia de um bom emprego, crescimento profissional e estabilidade financeira. Porém, não é difícil encontrar uma solução que te ajude a longo prazo. Existem diversas oportunidades de alavancar a carreira profissional, entre elas investir em uma pós-graduação.

blog banner desconto em pós-graduação

Mas por que fazer uma pós-graduação é importante? 

De forma mais detalhada, um curso de especialização pode ser um excelente meio de se qualificar profissionalmente e se atualizar nos estudos. Além de existir uma variedade de ofertas de cursos em todas as áreas do conhecimento, é uma maneira de sair da zona de conforto, adquirir um currículo mais robusto, conhecer outros profissionais da área, entre muitos outros benefícios. 

Isso significa que a pós-graduação pode ser a chave para abrir algumas portas no mercado de trabalho. Afinal de contas, o cenário atual está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo com que a graduação não seja o suficiente para garantir a vaga de emprego. 

É também uma ótima forma de planejar quais são os próximos passos da sua carreira, já que é a partir disso que você deve escolher o melhor curso de especialização, aquele que te ajude a atingir seus objetivos. 

E vale a pena investir em uma pós-graduação?

Afinal, vale a pena o investimento? Muitas pessoas costumam se questionar se vale a pena investir nisso, tanto na questão financeira quanto o tempo necessário para assistir às aulas e estudar. Sim, é preciso se dedicar, mas se você consegue incluir essa tarefa na sua rotina, por que não?

Investir em educação é uma escolha que sempre vai oferecer garantia de retorno. É válido afirmar isso, porque acaba sendo um pré-requisito básico na hora de uma empresa apostar em te dar uma promoção ou até mesmo na sua contratação. 

E quando isso se trata de um bom curso de especialização, você ainda tem a chance de trabalhar em novas habilidades e aspectos da sua carreira e se transformar em um profissional completo e requisitado. 

Quando investir em uma pós-graduação?

Outra pergunta é “quando investir?”. Muitas vezes, acaba sendo difícil perceber quando vale a pena começar uma especialização – e a resposta não é a mesma para todas as pessoas. O “quando” depende das variáveis: você tem como pagar? Consegue se disponibilizar para fazer o curso? Está em busca de promoção ou de crescimento? 

Entre essas e muitas outras perguntas, não deixe de pesquisar e se informar sobre as opções de cursos disponíveis e que atendam às suas expectativas. Vale também fazer uma programação para saber se a sua carreira comporta a carga de estudos necessária que está por vir. Assim, você consegue criar uma visão ampla sobre as possibilidades e os caminhos que pode trilhar para alcançar os seus objetivos de trabalho. 

Se você gosta da parte prática, essa dica pode valer ouro, em especial se você estiver saturado dos estudos. Dar um tempo da vida acadêmica e ganhar experiência antes de decidir se vale investir em na especialização mais adiante pode te privar de abandonar o curso que está fazendo, perdendo tempo e dinheiro.

Banner do e-book Guia da pós-graduação e do estudo EAD: Tudo que você precisa saber

Decidi fazer uma pós-graduação: o que preciso saber?

Agora que você sabe a importância de investir em uma pós-graduação, é preciso ter em mente que a especialização vai além. Isso quer dizer que você deve considerar algumas coisas antes de começar a fazer uma pós-graduação.

Os diferentes tipos de pós-graduação

Existem dois tipos diferentes de ensino para a pós-graduação: o stricto sensu e o lato sensu. A escolha depende do seu objetivo na carreira.

Lato sensu

Nessa modalidade, você encontrará os cursos de especializações e MBAs. Ela oferece formação mais rápida e direcionada para o mercado de trabalho, ou seja, é a opção ideal para quem busca aperfeiçoamento na profissão.

Stricto sensu

Já o tipo stricto sensu serve para quem deseja seguir na carreira acadêmica, fazendo um mestrado e posteriormente um doutorado. Ela é completamente focada para a formação de pesquisadores ou professores universitários.

​​Pós-graduação ou MBA: qual a diferença?

A principal diferença entre esses dois tipos de pós-graduação é o público. Ambos tipos de especialização são cursos que focam em aprofundar conteúdos de extrema relevância para a carreira que o aluno escolheu seguir. No entanto, cada um tem uma especificidade.

O MBA (Master of Business Administration) é um tipo de especialização voltada para quem segue na área de gestão de negócios. Dessa forma, ele oferece uma didática técnica que prepara o aluno para assumir boas posições no mercado de trabalho. Aproveite para pagar apenas 18x de R$ 99,90 ou R$ 999,00 à vista no curso de pós-graduação EAD escolhido até 27/09/2021.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades