Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Boas relações de trabalho: como construí-las?

pessoas conversando em escritório para indicar boas relações de trabalho

Uma verdade inegável do ambiente corporativo é a dificuldade que temos em nos relacionar com pessoas que muitas vezes têm culturas diferentes das nossas, com personalidades que podem se chocar e causar um certo desconforto no dia a dia. Criar boas relações de trabalho é essencial para poder criar um ambiente saudável, em que possamos estar realmente confortáveis em produzir e dar o nosso melhor.

Pense bem: é muito melhor trabalhar para que esses relacionamentos deem certo do que sofrer com estresse todos os dias enquanto trabalha. Por isso, trouxemos algumas dicas de como melhorar a convivência, deixar o ambiente de trabalho mais tranquilo e ter a chance de se desenvolver melhor.

blog banner desconto em pós-graduação

Como criar boas relações de trabalho?

1 – Não terceirize a culpa

Uma situação bem comum em qualquer área de atuação: o funcionário deixa de entregar um trabalho solicitado, pois o colega do outro setor não passou direito as informações, já que um terceiro membro da operação esqueceu de enviar a solicitação. E, depois de todo o percurso, o trabalho em questão não foi entregue e todos começam a se culpar quando são cobrados por seus superiores.

Uma das qualidades mais prezadas por recrutadores, gerentes e donos de empresa são pessoas proativas, que trabalham todos os dias para poderem sempre produzir mais e melhor. Esse perfil, em condições similares a essa, irá sempre atrás de resolver o problema ou falha na comunicação para poder entregar tudo a tempo. Além disso, assumir quando errou ou esqueceu de falar ou fazer algo também mostra que você sabe quando está errado.

2 – Fale o que pensa (com bom senso)

Não estamos falando para você sair xingando ou sendo ríspido com as pessoas da sua empresa, mas tente ser o mais sincero o possível para não deixar mensagens subentendidas. Se você não gostou do resultado de uma entrega de trabalho, é melhor conversar com a equipe desde cedo do que enrolar todos os envolvidos para dar as más notícias, sempre ressaltando os pontos positivos e negativos que precisam ser resolvidos ou elogiados.

Outro bom conselho para facilitar a comunicação no ambiente do trabalho é sempre enviar todas as informações trocadas, seja em reuniões ou em conversas individuais, por e-mail. Isso significa deixar registrado por escrito tudo aquilo que foi falado e que, posteriormente, poderá ser cobrado.

3 – Respeite o tempo dos seus colegas

Nem sempre aquela tarefa que você acha fácil de ser realizada é tão simples quando feita por outra pessoa. E, muitas vezes, aquele trabalho que você se dedicou por dias acaba sendo feito em uma hora por outra pessoa. O tempo que as pessoas levam na execução de uma tarefa é diferente e precisa ser respeitado.

4 – Pratique o hábito da escuta ativa 

Muitas vezes, nós fazemos perguntas no nosso ambiente de trabalho, mas estamos mais focados na próxima pergunta que será feita do que em ouvir a resposta. Fique atento ao que está sendo dito para não ter problemas na hora de entregar trabalhos referentes a elas. É muito comum a mente humana divagar depois de mais de 15 minutos focada em uma função. Portanto, respeite esse tempo, respire por alguns segundos e volte a sua atenção novamente ao que está sendo dito.

Leia também: Como lidar com a ansiedade e como ela afeta o trabalho?

5 – Tenha sempre respeito

O respeito é a base para todas as relações humanas e no ambiente corporativo não seria diferente. Esteja sempre aberto para ouvir os outros e não trate os seus colegas de uma forma que não gostaria de ser tratado. Lembre-se que o espaço que você compartilha com outras pessoas é público. Portanto, deve ser preservado e limpo como tal. Também seja tolerante sempre e amável sempre que possível. Esses hábitos fazem com que o ambiente de trabalho traga bem-estar para todos.

6 – Feedbacks são bem-vindos

Aprenda a lidar com feedbacks negativos e trabalhar suas fraquezas para que elas se tornem pontos fortes em um futuro próximo. Levar uma crítica profissional como algo pessoal irá criar uma barreira entre você e o seu superior sem necessidade. Por isso, avalie todos os feedbacks que você receber com a mente aberta. Anote todos os pontos que foram ditos na reunião, leve-os para casa e depois pense neles, um a um. 

Faça planejamentos de como mudar aquilo que precisa ser mudado e, caso não concorde com algum deles, faça com que ele não atrapalhe o seu desempenho profissional. No caso de feedbacks positivos, é sempre bom lembrar que os elogios deverão continuar existindo em toda a sua carreira. Portanto, essa é a hora de se empenhar ainda mais para a entrega dos resultados.

Fazer uma pós-graduação é uma peça-chave no desenvolvimento pessoal e profissional, que contribui para as suas soft skills. Entre no Unic Portal do Aluno e escolha o curso que mais combina com você. Com aulas on-line e flexibilidade de horários, é possível se especializar sem sofrer. Venha conhecer!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades