Ir para o conteúdo
Você na Pós

MBA ou especialização?

Até pouco tempo atrás, incluir no currículo uma graduação era suficiente para pessoas que desejavam conseguir uma boa colocação. Mas como o mercado de trabalho fica mais competitivo a cada dia, muitos profissionais já perceberam que precisam investir em educação continuada para aprimoramento da carreira. Se você é uma dessas pessoas, já deve ter se perguntado: “o que é melhor para mim: MBA ou especialização”? Neste post você conhecerá as diferenças entre as duas modalidades de pós-graduação e qual mais se adequa ao seu perfil. Ambas conferem o título de especialista.

blog banner desconto em pós-graduação

Diferenças entre MBA e Especialização

Embora existam muitas diferenças, convém esclarecer que tanto o MBA (Master in Business Administration) quanto as especializações estão no grupo de formação lato sensu (sentido amplo) e são as opções para profissionais que desejam ampliar conhecimentos em sua área e não em seguir carreira acadêmica. Confira as características de ambos:

MBA – O que é?
O MBA é um tipo de especialização própria da área administrativa e gerencial. É voltado para o aluno se aprofundar tanto na teoria quanto na prática do mundo corporativo. Para isso, normalmente, são utilizados como metodologia de ensino a intensa troca de experiências entre profissionais e professores e o estudo de casos.

A quem se destina?
É mais indicado para quem atua em organizações em cargos de negócios ou gerenciais. O MBA é para os que desejam dar um upgrade no currículo, ampliar horizontes na carreira e fazer networking (rede de contatos).

Qual o tempo de duração?
Para reconhecer os MBAs, o Ministério da Educação (MEC) exige que sejam estudadas 360 horas-aula para o “padrão Brasil” e 480 horas-aula para o “padrão global”. As aulas são divididas num espaço de tempo de um a dois anos de duração.

Quais os requisitos para o ingresso?
Para ingressar no MBA, são necessários alguns anos atuando no mercado de trabalho. Isso porque as metodologias de ensino baseiam-se nas trocas de experiências já citadas e o recém-formado tem menos bagagem para participar das discussões.

Algumas instituições de ensino podem pedir comprovação do cargo que o candidato ocupa e aplicar provas de redação, lógica e matemática e ainda proficiência em idioma estrangeiro. Também realizam entrevistas e analisam o currículo.

Vantagens do MBA
·         É especialmente atrativo para carreiras administrativas;
·         Prática orientada a resultados;
·         Valorização do currículo;
·         Ampliação do networking.

Especialização

As especializações são pós-graduações voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo as de direito, contabilidade, educação, saúde, meio ambiente, entre outras.

A quem se destina?
São indicadas para quem atua em áreas diferentes das de negócios e quer adquirir ou atualizar seus conhecimentos técnicos e/ou científicos.

Qual o tempo de duração?
O MEC exige a duração mínima de 360 horas-aula para conclusão da especialização, ministradas em um a dois anos de estudo.

Quais os requisitos para o ingresso?
Para ingressar em uma especialização, é desejável, mas não indispensável, que se tenha algum tempo de atuação na área. Como o mercado de trabalho está mais competitivo, os profissionais com nível superior estão procurando prontamente se destacar, complementando os estudos com uma especialização.

Algumas instituições aplicam provas de conhecimentos gerais e específicos, além de aplicar entrevistas e analisar o currículo do candidato.

Vantagens da Especialização
·         Menor tempo para conclusão;
·         Contempla todas as carreiras;
·         Abrem-se novos caminhos;
·         Currículo valorizado;
·         Ascensão profissional.

Onde fazer MBA ou Especialização

Para decidir onde estudar, é necessário ter visão estratégica e realizar o planejamento minucioso dos passos para alcançar o sucesso profissional. Por isso, é importante eleger a instituição de ensino cuidadosamente. Pesquise bem e escolha a que mais atende suas necessidades para que sinta-se mais confiante com seu projeto de sua pós-graduação lato sensu.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de MBA e especialização de diversas áreas da Saúde, Engenharia, Tecnologia e outras para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades