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Mercado de Trabalho

Sete competências digitais requeridas pelas organizações

A necessidade das empresas de promoverem a transformação digital dos negócios para se aproximarem do cliente conectado está incentivando investimentos cada vez mais altos em novas tecnologias. Mas, para que isso seja possível, é preciso que as organizações tenham profissionais que conheçam as novas ferramentas e saibam levar operações para o mundo online.

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Os profissionais que dominam tecnologias têm grandes oportunidades para evoluírem na carreira. Listamos algumas das competências digitais requeridas pelas organizações:

  1.    Aplicativos móveis

O mundo terá 5,8 bilhões de assinantes de serviços móveis em 2020, o equivalente a 70% da população do planeta, segundo projeções do relatório The Mobile Economy 2016. A expansão vertiginosa dos smartphones exige profissionais com habilidade no desenvolvimento de aplicativos móveis para aparelhos com sistema Android, iOS e Windows Mobile.

Esses talentos precisam se atualizar constantemente — quase em ritmo frenético, dada a velocidade com que a tecnologia se renova e avança. Outras qualidades que valorizam esses especialistas são: alto grau de qualificação e de competências específicas.

Além disso, saber programar sempre será um enorme diferencial em várias funções no meio digital — sobretudo para quem atua no ramo de Tecnologia da Informação. Tal competência garante a automação, a promoção e a escalabilidade dos sistemas.

As corporações buscam por profissionais preparados para desenvolver tecnologias que aprimorem processos usando a programação e a criação de aplicativos móveis.

  1. Segurança digital

A sofisticação e complexidade das ameaças digitais à segurança das corporações representam um perigo que só aumenta. Conhecer as ameaças cibernéticas, saber gerenciar riscos e proteger negócios online das empresas é o papel do especialista em segurança digital.

  1. Experiência do usuário

Um bom especialista em experiência do usuário deve pensar como o cliente se relaciona com serviços ou produtos da organização, na internet. Para isso, ele atua criando protótipos e realizando testes para assegurar que os clientes conectados tenham um bom relacionamento com as companhias no mundo online.  

Cabe a esse profissional, acompanhar de perto todo o passo a passo de projetos digitais, realizar testes e propor soluções que ofereçam uma boa experiência ao cliente.

  1. Redes sociais

Não há mais como negar nem tampouco como voltar atrás, o mundo real e o virtual já estão praticamente unificados. De início, fundiram-se para a diversão e agora as organizações estão usando intensivamente ferramentas de mídias sociais para interagir com seus clientes.

O especialista em redes sociais é capaz de conhecer os concorrentes de uma organização e seus consumidores de forma mais profunda. Ele conhece, inclusive, os desejos e sentimentos dos seus clientes.

Um profissional, com domínio em redes sociais, eficiente é:
·         Estrategista;
·         Ligado em novas tecnologias
·         Criativo;
·         Possui noções de design;
·         Analista de mídias digitais;
·        Possui noções de programação;
·         Comunicativo com seu público;
·         Produtor de conteúdo multimídia.

  1. SEO (Search Engine Optimization)

Muitas companhias estão investindo em SEO hoje em dia. A sua principal função é otimizar as páginas de um site para que a empresa ganhe mais visibilidade nas buscas do Google, gerando relevância orgânica.

Com a evolução das novas ferramentas, o profissional de SEO ampliou o seu trabalho, Veja como, atualmente, funcionam suas atividades:

Pesquisa de palavras-chave

Aqui o analista se coloca no lugar do cliente e encontra os termos mais populares nas buscas específicas com o intuito de “fisgar” os reais interessados.

SEO on-page

O foco principal é se certificar de que as palavras-chave sejam usadas da melhor forma em diferentes páginas. Sua atenção também se voltará para o comportamento das URLs.

SEO off-page

Nesta função, o SEO observa os links externos que a página recebe, os quais vêm de direcionamentos e recomendações de outros sites para o conteúdo analisado.

Dessa forma, ele colhe informações para desenvolver conteúdos que tenham mais chances de ser compartilhados, além de fazer contato pessoal com parceiros.

Análise de métricas

Este é um dos trabalhos mais importantes do especialista em SEO. É a partir desse estudo de métricas que o profissional toma as decisões que precisam ser feitas no site. Ele encontra as palavras-chave que trouxeram mais visitas em um determinado período e analisa a origem dos links externos.

Finalmente, ele faz a análise das conversões, que podem ser, por exemplo, vendas ou leads — captação de e-mails de clientes que se cadastram ao assinarem newsletters, baixarem e-books ou se cadastrarem de outra forma.

  1. Dados analíticos

O especialista em dados analíticos, também chamado cientista de dados, é um dos profissionais do futuro. Esse profissional utiliza ferramentas que coletam e analisam informações de forma inteligente para dar suporte nas decisões de negócios.

Como o analista extrai esses dados? Ele converte informações coletadas de lugares como redes sociais, bancos de dados, formulários de contato dos sites, entre outros. Por ser um trabalho bastante complexo, esse profissional precisa ter visão de negócios, domínio de matemática, estatística, tecnologias e de economia.

  1. Cloud computing

Este é o nome que foi dado à forma de armazenar dados na nuvem (online). Dessa forma, todos os dados ficam guardados sem que seja preciso instalar arquivos e aplicativos no computador.

A nuvem permite acesso a dados, aplicativos e serviços digitais em qualquer local e por diferentes dispositivos: smartphones, computadores, tablets etc.

Os especialistas em cloud computing estão em alta, uma vez que hoje em dia praticamente todas as companhias possuem alguma aplicação em nuvem. Eles analisam os indicadores do ambiente computacional, conferem a evolução da infraestrutura e, finalmente, otimizam esses recursos.

Tudo isso objetivando garantir que as soluções em nuvem operem segundo o desejo do cliente e usuários com relação aos fatores disponibilidade, desempenho e segurança.

Gostou de conhecer as principais competências digitais requeridas pelas empresas do mundo contemporâneo? Então, que tal se tornar um especialista em alguma dessas áreas ou se aprofundar no assunto?

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

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