Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Trabalho voluntário ajuda no crescimento pessoal, dizem consultores

O voluntariado é muito importante tanto para o crescimento pessoal quanto profissional. Os candidatos a uma vaga de emprego que fazem trabalho voluntário são sempre bem vistos pelos departamentos de Recursos Humanos.

Para muitas organizações, os talentos que abraçam alguma causa social aumentam o autoconhecimento e entendem mais a dificuldade do outro. Essas características são muito importantes no ambiente de trabalho, pois ajudam os profissionais a lidar melhor com conflitos.

blog banner desconto em pós-graduação

O crescimento pessoal é um ganho para o indivíduo em todos os aspectos da sua vida – social e familiar. Já no progresso profissional se reflete em toda a sua carreira, incluindo no relacionamento com os colegas de trabalho, com a liderança e com todas as questões do dia a dia e desenvolvimento das atividades.

Marcio Zeppelini, consultor em marketing e comunicação de organizações do Terceiro Setor e diretor da empresa Diálogo Social, destaca que o profissional ganha experiência em seu ramo ao atuar de forma voluntária. Ele ajuda o próximo e ainda enriquece seu currículo fazendo o bem.

Ralph Arcanjo Chelotti, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional) acrescenta que ser voluntário em causas sociais é uma ótima maneira de construir relações e fortalecer os círculos de relacionamentos. Também amplia o networking e os contatos das entidades podem ser fundamentais na hora de indicação para uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Valorização do trabalho voluntário

O voluntariado é tão eficaz para alavancar a carreira, que é comum vermos em entrevistas de emprego o questionamento sobre as experiências com esse tipo de ação filantrópica.

Recrutadores costumam perguntar o que foi realizado pelo candidato e em qual instituição ele colaborou doando seu tempo com algum trabalho ou transmissão de conhecimento. E, se a ação voluntária tiver algum tipo de relação com a profissão, sua relevância é ainda maior.

Alguns exemplos disso são o engenheiro que auxilia na regularização de obras ou o advogado que ajuda na elaboração de contratos de uma entidade social. Há também o caso do profissional de RH ou gestor de pessoas que colabora na qualificação dos indivíduos que trabalham em uma instituição.

Uma secretária pode apoiar na organização de processos administrativos de uma entidade social e psicólogo atender crianças ou adultos em situações de vulnerabilidade.

Com esses exemplos, fica claro que a ação voluntária está evoluindo em uma estreita relação com as associações de classe. De qualquer maneira, os consultores também alertam que o trabalho não deve ser realizado visando a carreira. É algo que deve ser feito por prazer. Esse tipo de ação é uma opção e não uma obrigação.

Contudo, encontrar um tempo para exercer esse tipo de atividade costuma ser difícil para a maioria das pessoas. É compreensível devido aos muitos compromissos do dia a dia.

Muitas vezes, as pessoas acham que o voluntariado toma muito tempo. Mas, em algumas entidades, é possível doar uma hora por semana, o que já será valioso e fará muito bem ao profissional. Tudo depende do quanto você está disposto a abraçar essa ideia.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação EAD para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades